Comportamento, Pets

Pets: dicas para cuidar do seu bichinho no verão

Durante o verão, muitos pets se sentem incomodados pelas altas temperaturas. Por isso, alguns cuidados são essenciais para manter a saúde desses animais. Nessa época são mais comuns quadros de desidratação, queimaduras solares, machucados nas patas e choque térmico. 

Porém, existem muitos cuidados que podemos tomar. Para garantir que seu bichinho fique bem e possa se divertir, confira  7 dicas de como cuidar de cachorro no verão.

 

 

1- Cuidados com a hidratação

Nessa estação é comum os animais, principalmente os mais peludos, ficarem bem desidratados. Para garantir que isso não aconteça, uma ideia interessante é facilitar esse contato espalhando várias vasilhas de água pela casa, assim ele poderá se hidratar sem fazer muito esforço. O ideal é manter a água sempre fresca e limpa, mas se você ficar fora por muito tempo faça a troca ao menos duas vezes por dia e mantenha os potes na sombra. Outras dicas: tigelas geladas, cubos de gelo e água de coco.

Leia também: Lista com 12 alimentos proibidos para seu pet

2- Atenção para a hora do passeio

Se você vai levar seu pet para passear e tomar um sol, faça o que já é recomendado para proteger a sua pele: opte sempre por passeios antes das 10 h da manhã ou depois das 16h da tarde, já que nestes períodos os raios solares estão menos intensos. Durante os passeios, leve um cantil e faça pausas estratégicas. 

3- Cuidado com chão muito quente

Asfaltos e alguns tipos de piso podem ter temperaturas tão altas que são capazes de causar queimaduras nas patinhas dos cães. Lembre-se que as patas dos cachorros são muito sensíveis e poderão esquentar rapidamente. Certifique-se de que o chão está realmente apropriado (caso opte por não utilizá-los).

4- Lugares frescos

Em casa, na praia, durante as viagens ou os passeios, é muito importante que o pet tenha acesso à sombra e a áreas mais frescas. Conforme a situação, usar ar-condicionado, manter janelas abertas, garantir a oferta de sombras de árvores e guarda-sol também são formas de diminuir o calor do cachorro. Há, inclusive, tapetes gelados, que gelam em contato com o corpo do animal e servem para refrescá-lo.

5- Cuidado com os insetos 

No verão aumenta a proliferação de insetos como carrapatos e pulgas. Esses insetos podem transmitir doenças, deixando os pets doentinhos. Essa é a hora ideal para o check-up e colocar as doses de vermífugos, ectoparasitas e antipulgas em dia. Em caso de dúvidas, consulte o seu veterinário.

6- Tosa no verão

Diminua o comprimento dos pelos de seu pet (mas não exagere pois seu pet pode sofrer com queimaduras solares se não tiver a proteção de sua pelagem). Isso facilita a perda de calor e a identificação de possíveis parasitas.

7- Sinais de cansaço e desconforto

O choque térmico é apontado por vários veterinários e pesquisadores como o principal problema apresentado por cães e gatos durante o verão. Ele é caracterizado pelo aumento excessivo da temperatura corporal, e alguns cuidados simples são necessários para evitar o choque térmico em cachorros e gatos. Os animais no verão que não conseguem encontrar uma forma de resfriar o corpo, acabam aumentando a ventilação pulmonar (ficam ofegantes). Se seu pet está ofegante, salivando muito, com dificuldades para respirar, prostrado, não quer andar, comer, beber água, fique atento! 

Ao ver estes sinais de forma mais leve, ofereça um período de descanso na sombra com água fresca para seu pet. No caso destes sinais de forma mais grave, leve seu pet o mais rápido possível para uma clínica veterinária!

 

 

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta