Saúde

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

Os supermercados estão rodeados de produtos que agradam o paladar de crianças e adultos, mas que são verdadeiros venenos para a saúde. Alguns alimentos são vistos como tóxicos para o nosso organismo e podem ser responsáveis, até mesmo, pelo aparecimento de doenças sérias, como alguns tipos de câncer.

A verdade seja dita é que o problema maior não são os supermercados, mas correria do nosso dia a dia, por esse motivo cada vez mais deixamos de dar a importância merecida a nossa alimentação e muitas vezes consumimos alimentos que nos fazem mal pela praticidade ou até mesmo por desconhecer.

A lista a seguir mostra os 20 piores tipos de comida que você provavelmente consome. Certamente a maioria das pessoas de todo o mundo consumiu pelo menos um desses itens nos últimos tempos. Em consequência disso, daremos dicas de como substituir  ou melhorar a qualidade do consumos desse alimentos. Veja quais são esses itens prejudiciais:

20. Sorvete

Com as altas temperaturas do nosso verão tropical, fica difícil resistir a essa tentação calórica. Mas a verdade é que os tradicionais sorvetes industrializados, vendidos em potes, concentram altos níveis de açúcar, gorduras trans, corantes e de saborizantes artificiais. Esses elementos contam com substâncias químicas tóxicas ao nosso sistema nervoso.

Opção saudável: Uma opção melhor é o sorvete de palito de frutas que possui menos calorias, apenas 50 por porção de 60 gramas, e gorduras, apenas 0.14 gramas o equivalente a 0,25% dos Valores Diários.

19. Pipoca de micro-ondas

A embalagem contém componentes químicos que podem contaminar a pipoca. Essas substâncias foram encontradas no sangue de consumidores e podem aumentar os riscos de câncer, além de se espalharem pelo meio-ambiente.

Opção saudável: A pipoca preparada na panela e com óleo de girassol é uma opção melhor para a saúde. Mas o ideal, é claro, é não abusar do sal para não aumentar a quantidade de sódio do quitute.

18. Barrinha de cereais

A maior parte das barrinhas de cereais contém muito açúcar e gorduras. É um erro achar que elas são um lanchinho saudável. Leia os ingredientes atentamente antes de comprá-las ou faça suas próprias barrinhas em casa.

Opção saudável: frutas secas, sementes de abóbora, porções pequenas de castanhas (caju, amêndoas e castanha-do-pará).

17. Sopa de saquinho

A maioria dessas sopas contém uma quantidade altíssima de sódio, o que faz delas uma escolha nada saudável.

Opção saudável: Dê preferência cremes e sopas de legumes caseiro.

16. Cereais matinais açucarados

Cereais matinais açucarados devem ser evitados, não apenas pela grande quantidade de açúcar que eles contêm, mas também porque eles são pobres em fibras e proteínas. Você ficará com fome bem antes da hora do almoço.

Opção saudável: A aveia tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos do planeta. Por isso merece um espaço logo no café da manhã – seja na forma de flocos, seja no mingau.

15. Macarrão instantâneo

Os macarrões instantâneos contêm quantidades excessivas de sal, açúcar, glúten e glutamato monossódico.

Opção saudável: macarrão integral é uma opção mais saudável.

14. ketchup

Algumas pessoas colocam ketchup em tudo, mas se esquecem de que o condimento é um dos alimentos com níveis de sal e açúcar mais altos.

Opção saudável: A versão caseira de ketchup é mais favorável para saúde.

13. Pão branco

Este é outro alimento que deve ser evitado, já que também recebe o mesmo tipo de farinha. Além de refinada, a farinha branca favorece os picos de açúcar no sangue.

Opção saudável: Comer crepioca, cuscuz, pão de aveia, omelete são opções saudáveis.

12. suco de caixinha

Como já sabemos, esse tipo de bebida possui alta concentração de açúcar e não tem nada de natural, pois na maioria das vezes é feito com sabor artificial da fruta

Opção saudável: Suco natural de frutas

11. Margarina

Esse produto é altamente processado, carregado de ingredientes artificiais e feito com óleos vegetais industriais que foram hidrogenados para o produto se tornar sólido, o que caracteriza a gordura trans.

Opção saudável: Manteiga ghee, pasta de amendoim.

10. Biscoitos, bolos e doces industrializados

Esses alimentos aparecem na lista porque são feitos com açúcar refinado, farinha de trigo refinada e gorduras trans. Ou seja, são ricos em calorias e muito pobres em nutrientes.

Opção saudável: Bolos caseiros, biscoitos integrais 

9. Leite integral

 

É rico em gordura animal e pode fazer mal a pessoas com problemas de colesterol alto. Porém, pode ser consumido, sem exageros, por pessoas sem esse problema.

Opção saudável: Leite desnatado e semi-desnatado

 

8. Nuggets

Costumamos comê-los como uma alternativa um pouco mais “saudáveis” em relação ao hambúrguer . No entanto, o recheio com o qual são feitos os deliciosos nuggets de frango parece um iogurte de morango congelado, ou uma goma de mascar gigante.

Na realidade, é uma pasta cor de rosa, consequência da trituração dos frangos inteiros separados mecanicamente. Além de cobre com aromatizantes e corantes artificiais para ocultar o sabor e o odor deste desinfetante químico.

O American Journal of Medicine comparou os nuggets oferecidos em duas cadeias de fast food (sem dizer quais eram, embora possamos deduzir).Tinham somente 50% de carne de frango, sendo o resto uma mistura de cartilagens, nervos, ossos triturados, veias e gordura.

Opção saudável: Caso você adore nuggets, a melhor maneira de substitui-lo é pelo peito de frango cortado em cubinhos e grelhado.

7. Batata frita

O acompanhamento indispensável para muita gente que consome hambúrgueres de fast-foods, a batata frita é fonte das temíveis gorduras trans. Além disso, ela contém uma substância cancerígena que é formada quando aquecida em altas temperaturas chamada acrilamida. O óleo usado para fritura ainda pode causar inflamações no corpo.

Opção saudável: Uma maneira melhor de consumir a batata como petisco é cortá-la como se fosse em tirar, dispor em uma travessa, colocar alecrim e azeite e levar ao forno. O segredo é usar batatas orgânicas cozidas ligeiramente e cortadas em cubinhos. Depois, basta escorrer, salpicar sal marinho e jogar tudo em óleo de girassol bem quente apenas para dourar. 

6. Salgadinhos de batata industrializados

O salgadinho de batata é ainda mais nocivo do que a batata frita. Ele vai ser preparado de maneira industrial, utilizando grandes quantidades de gordura, sal e substâncias químicas. De fato, o alimento é rico em gorduras, um pacote de 50 gramas possui 33% do Valor Diário de gorduras totais e 9% de gorduras saturadas.

Esse é outro tipo de produto que concentra níveis mais altos de acrilamida.

Opção saudável: Uma boa poção é usar a batata doce, mandioquinha, ou a batata inglesa cortada em forma de chips e levada ao forno com azeite e alecrim são alternativas de petiscos melhores para a saúde.

5. Bacon

O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

Opção saudável: Substitua por cebola crispy, cogumelos, tomates secos.

4. Salsicha

Um estudo da Universidade do Havaí mostrou que o consumo de salsicha e outras carnes processadas pode aumentar em 67% o risco de desenvolvimento de câncer de pâncreas.

Opção saudável: Uma boa opção é substituir o cachorro-quente por uma tapioca ou mesmo um pão de linhaça com queijo branco e ovo mexido.

 

3. Donuts (rosquinhas fritas)

Guloseima popular nos Estados Unidos, o donuts conta com 35% de gorduras trans em sua composição.  Além disso, trata-se de um produto rico em açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares.

Opção saudável: Na dúvida, deixe a preguiça de lado e prepare um belo bolo caseiro saudável e saboroso.

 

2. Refrigerante

Estudos mostram que uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres (chá) de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína. Também concentra corantes artificiais e sulfitos, além de ser uma bebida tóxica para os rins. Esta bebida é rica em açúcar. Uma lata de 350 ml do refrigerante tipo cola possui 37 gramas de açúcar. Então, caso a pessoa beba uma lata por dia em um mês ela terá consumido cerca de um quilo de açúcar! Uma pesquisa divulgada no American Journal of Clinical Nutrition concluiu que refrigerantes, tanto as versões açucaradas quanto as de baixa caloria, estão associados ao maior risco de acidente vascular cerebral.

Opção saudável: Apesar de calóricos, os sucos naturais são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, por isso são opções melhores para a sua saúde, a água de coco também.

1. Refrigerante diet

Esse foi eleito o pior alimento de todos os tempos.  Especialistas justificam a escolha porque, além de concentrar todos os itens prejudiciais à saúde que a versão tradicional possui, o diet ainda contém adoçantes artificiais. Alguns desses adoçantes estão relacionados a uma lista extensa de doenças, como ansiedade, compulsão alimentar depressão, tonturas, fadiga, dores de cabeça, entre diversos outros.

Um estudo feito por pesquisadores das universidades de Miami e Columbia concluiu que quem consome o refrigerante diet diariamente tem mais chances de ter um infarto ou um acidente vascular cerebral.

Opção saudável: A dica é consumir água com rodelas de frutas.

Enfim, é claro que existe uma infinidade de alimentos que podemos listar aqui, mas esta foi apenas uma prévia para você compreender que basicamente tudo o que é feito com muito açúcar, grãos refinados, óleo vegetais ou processados industrialmente deve ser evitado ao máximo se você quer ter uma vida mais saudável.

Conheça no nosso canal do Youtube

 

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais. 

Quer ficar por dentro de todos os artigos do Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail

Gostou das dicas de moda? Comente aqui no site essas e outras matérias.

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Referencias:

1-The association of fast food consumption with poor dietary outcomes and obesity among children

2- Ultra-processed foods have the worst nutrient profile

3 – Ultra-processado alimentos consumo e trajectórias de adiposidade numa coorte brasileira de adolescentes:

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

(14) Comentários

  1. Gisele Rocetti diz:

    Meu Deus….preciso mudar muita coisa na minha alimentação! Amo sorvete….miojo….pipoca….

  2. Kkkk… meu Deus,
    Acho que a única coisa que
    Não como nessa lista é o bacon!!!
    Preciso de uma reeducação alimentar urgente.

  3. Marcia Stratotti de Almeida diz:

    Gostei de saber sobre esses alimentos maléficos para a saúde

  4. Lívia Neves diz:

    Sendo da área de Alimentos tenho que discordar quanto a maioria das coisas do post. A verdade é que qualquer coisa, se consumido em excesso pode fazer mal. Mas nenhum alimento é um vilão de fato.

    Dessa lista discordo principalmente do sorvete, que se for um de qualidade é considerado um alimento bastante nutritivo, com proteínas, lipídios e carboidratos suficientes para dar energia e consegue ser gostoso.

  5. Sim, eles são os piores… mas por que são tão gostosos e viciantes? Meu Deus!!!!
    Já tentei cortar mas as vezes a gente mesmo se sabota kkkk
    Bjs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

  6. Hum… não consumo quase todos…consumo quando tenho vontade: sorvete industrializado, bacon we batata frita. Com relação ao leite ”
    , pelo que me foi indicado, eu consumo o integral, que não passa por nenhum processo, para produzir kefir. Não sou radical kkk

  7. O pior dessa lista é que tudo o que faz mal é gostoso kkk
    Estou me policiando para mudar meus hábitos alimentares.

  8. Veronica Alves diz:

    Resumindo, tudo que é gostoso faz mal rsrsrs Tem muitos alimentos citados que consumo e que precioso mudar por opções mais saudáveis. Muito bom ficar informada, adorei o post.

  9. Stéfani Zimmermann diz:

    A maioria deles eu já sabia, o pior que são coisas que comemos muito no dia a dia, é difícil se adaptar a opções mais saudáveis.

  10. Esse seu POST é de utilidade pública mas confesso que destruiu meus sinhso alimentares, bacon é vida mas conheço seus malefícios também. São tantas gostosuras proibida que agora vou ficar com dor na consciência quando quiser tomar sorvete.

  11. Jessica Santos diz:

    Caaaaraca mulher, sei que a maioria não era bom, porem hehe vou admitir que adoro os 20 itens mencionados kkkk

  12. Jessica Santos diz:

    Infelizmente vivemos numa sociedade aonde a maioria das pessoas são julgadoras, infelizmente mesmo. Porem sou da seguinte opinião, que devemos usar, vestir do jeito que quisermos. Jamais devemos abaixar a cabeça para aqueles que nos criticam

  13. maluizace diz:

    A ignorância as vezes eh uma benção rs Adoraria poder continuar comendo todas essas coisas sem culpa, mas agora que li o teu post, lascou kkkkk
    Pelamor, tudo faz mal, sério isso produção? Ser saudável não é tão saboroso!

  14. Olá!
    ótimas dicas, estamos rodeados de produtos que facilitam a vida, mas que prejudicam demais a nossa saúde. Já estou abrindo mão de refrigerantes, fast foods, e tem sido ótimo. Sorvete é bem complicado, mas tem evitado. Bacon é bom para a dieta, mas não em excesso.

    beijos!

Deixe uma resposta