Saúde, Saúde e bem-estar

Triptofano: o que é

Naturalmente encontrado em proteínas animais e vegetais, triptofano é um aminoácido essencial, visto que nosso corpo não consegue produzi-lo. É importante para o desenvolvimento e funcionamento de muitos órgãos do corpo.

O que é triptofano

O triptofano é um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, juntamente com a vitamina B3, a niacina (ou niacinamida) e o magnésio, para produzir a serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. Sua essencialidade não se restringe apenas à sua contribuição na síntese de proteínas, mas também na regulação de importantes mecanismos fisiológicos.

Além disso, o triptofano contribui para o crescimento normal e é um dos aminoácidos que estimula a secreção de insulina e hormônio do crescimento.

Benefícios para saúde 

Os efeitos e, consequentemente, benefícios do triptofano acontecem porque este aminoácido participa em diversas funções metabólicas e na formar o hormônio serotonina. Conheça seus principais benefícios:

  • Ajuda a controlar o peso;
  • Ajuda no tratamento da depressão;
  • Previne e diminui o estresse;
  • Regular o sono, aliviando os sintomas de insônia;
  • Diminui a hiperatividade;
  • Melhora o humor;
  • Controla a ansiedade;
  • Aumentar a capacidade de aprendizagem;
  • Controla a TPM

Onde encontrar triptofano

Ele está presente na maioria das proteínas. Particularmente rico no chocolate, aveia, leite, tâmaras, iogurte, queijo, ovo, carne vermelha, peixe, banana, abacaxi

amêndoas, semente de girassol, semente de abóbora, gergelim, trigo sarraceno, grão de bico, spirulina, aves e castanhas. São só alguns exemplos de alimentos com triptofano.

Ajuda emagrecer

Como precursor da serotonina, o triptofano atua como coadjuvante no emagrecimento. Com quantidades normais desse neurotransmissor, o indivíduo atinge a saciedade mais facilmente e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares. Além disso, essa substância tem como uma de suas funções a supressão da fome e da ingestão de alimentos, de modo que a variação de serotonina gera efeitos sobre a compulsão alimentar.

Visto que os níveis adequados da serotonina no cérebro dependem da ingestão alimentar de triptofano, este aminoácido é uma alternativa viável para o controle de peso.

Leia também: Ansiedade: saiba quais são os alimentos que auxiliam no controle

Benefícios para atletas 

Na atividade física, há envolvimento do triptofano tanto em exercícios de longa como de curta duração, com redução da sensação de desconforto e aumento do tempo total de treino. Esses resultados estão relacionados com os efeitos do triptofano e da serotonina no sistema nervoso, fazendo com que haja menor percepção de esforço e de cansaço.

Suplemento

Os benefícios do triptofano podem ser encontrados tanto na suplementação quanto nos alimentos. No entanto, os alimentos são compostos por outros aminoácidos que competem pelo mesmo transportador para ultrapassar a barreira hematoencefálica. O suplemento de triptofano pode ser usado para aliviar a ansiedade, depressão e problemas para dormir, mas só pode ser ingerido após orientação médica.

 

Leia também:

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta