Saúde

10 Benefícios da Banana

A banana está entre as frutas mais saudáveis, assim como é uma das frutas mais populares no mundo. É rica em fontes de açúcar, hidratos de carbono, fibras dietéticas, minerais e vitaminas, as quais nos livram de muitas doenças ou outros males.

Além de ser saborosa, a banana é uma excelente opção de fruta para diversos momentos do dia, como para ter energia pela manhã ou para matar a fome na hora do lanche da tarde, por exemplo.

No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a banana, devido ao seu alto teor de açúcar e carboidratos. A banana também é muito rica em nutrientes essenciais e ainda proporciona benefícios para a digestão, saúde do coração, níveis de açúcar no sangue, entre outros.

É um bom momento para você saber tudo sobre ela, e como poderá aproveitá-la ao máximo!

Confira 10 benefícios da banana para a saúde

Cada banana contém apenas cerca de 105 calorias, sendo composta, em sua maioria, por água e carboidratos. As bananas contêm pouca proteína e quase nenhuma gordura.

1 – Faz bem para o coração

O potássio é um mineral essencial para a saúde do coração, especialmente para o controle da pressão arterial. No entanto, apesar de sua importância, a maioria das pessoas não consome a quantidade ideal de potássio. O potássio, muito presente na banana, ajuda na estabilidade dos batimentos cardíacos. O mineral também evita ataques cardíacos e derrames.

2 – Auxilia na perda de peso

A fruta é rica em fibras solúveis, que retardam a digestão e evitam que a fome surja logo. Além disso, a banana dá sensação de saciedade, o que evita que você coma mais que o necessário durante as refeições e diminui o desejo por açúcar – já que ela é naturalmente doce.

3 – Melhora a saúde dos olhos

A banana é rica em vitamina A, que preserva as membranas oculares – melhorando a saúde dos olhos e a qualidade da visão. Esse nutriente também ajuda a evitar a cegueira noturna.

4 – Reduz os sintomas da TPM

Como essa fruta é rica em vitamina B6, ela é importante para minimizar os sintomas da tensão pré-menstrual. Isso porque a vitamina auxilia na síntese da serotonina – o hormônio do bem estar -, reduzindo a dor de cabeça, cólicas e a irritabilidade.

5 – Ajuda na digestão

As fibras – Presentes em grande quantidade na banana – ajudam a regular o sistema digestivo, além de evitar a constipação intestinal. Além disso, o potássio ajuda a combater casos de diarreia.

6 – Evita cãibras e outros problemas musculares

As bananas são muitas vezes referidas como o alimento perfeito para os atletas, principalmente devido ao seu conteúdo mineral e de carboidratos que podem ser facilmente digeridos. De acordo com estudos, comer banana pode ajudar a reduzir cãibras e dores musculares relacionadas ao exercício, que afetam até 95% da população geral. Ela também ajuda no ganho de massa muscular.

7 – Previne alguns tipos de câncer

A ação antioxidante da vitamina C é fundamental para combater os radicais livres, que podem causar câncer. A ingestão de fibras também é importante para evitar alguns tipos da doença.

8 – Faz bem para o cérebro

A banana é rica em manganês, um antioxidante e anti-inflamatório natural. O mineral auxilia na atividade cerebral e é um reconhecido agente para evitar doenças como a epilepsia e o Parkinson.

9 – Melhora a pele e os ossos

A fruta também é rica em vitamina C, que estimula a produção do colágeno – proteína que ajuda na saúde e elasticidade da pele. Além disso, o manganês também auxilia na produção do colágeno e no fortalecimento dos ossos, evitando a osteoporose.

10 – Aumenta a sensação de bem estar

Além da vitamina B6, a banana tem outros nutrientes que contribuem para o seu bem estar. O magnésio, por exemplo, ajuda a relaxar os músculos e os antioxidantes presentes na fruta auxiliam na liberação de dopamina no cérebro. Além disso, o nosso corpo converte o triptofano da banana em serotonina.

Tipos de Banana

É verdade que existem muitas variedades de banana – como a prata, a nanica e a da terra -, mas as diferenças se dão principalmente no tamanho, textura e sabor. Os nutrientes são basicamente os mesmos, independentemente do tipo que você consuma. Existe apenas uma diferença sutil no aroma, no sabor e na textura delas.

  • Banana-da-terra. Boa para cozinhar, assar ou fritar.
  • Banana prata. Ideal para preparação de vitaminas e comer in natura.
  • Banana maçã. Excelente para comer ao natural e fazer purês.
  • Banana nanica. Indicada para fazer bolos.
  • Banana-ouro. É a menor e mais doce, boa para adoçar bolos e vitaminas

Curiosidades sobre a banana

  • A fruta ajuda quem quer parar de fumar: por conter vitaminas B6 e B12, a banana ajuda a estabilizar o corpo para que ele se adapte à redução de nicotina e, com isso, minimize os sintomas da abstinência do cigarro;
  • Diabéticos devem consumi-la com parcimônia: a fruta possui alto índice glicêmico, o que significa que passa rapidamente da corrente sanguínea para as células do corpo, ocasionando eventuais picos de glicemia.
  • Muita gente não sabe, mas a casca da banana contém vários nutrientes, açúcares naturais (glicose e sacarose) e minerais, e pode ser aproveitada em várias receitas. Você pode preparar brigadeiros, bolos, farinhas e até bifes empanados com a casca de banana que você costuma jogar no lixo depois de removê-la da fruta.
  • A expressão “a preço de banana” surgiu pelo fato da fruta geralmente ser muito barata. Em média, ela costuma ocupar menos de 1% do total de despesas dos brasileiros com alimentação.

Contraindicações da banana

Apesar de ser uma fruta muito saudável, algumas pessoas precisam ter atenção ao seu consumo. Por ser uma fruta rica em potássio, pacientes portadores de doenças renais devem ter cuidado com a ingestão do mineral. Para reduzir a quantidade de potássio das frutas, a recomendação é que cozinhe com bastante água antes de seu consumo e despreze a água do cozimento.

Leia também:

Diabetes: Doenças e suas complicações

Gripe: Sintomas e tratamento

Câncer de próstata

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos no nosso novo instagram:

Blog de uma leitora

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos do Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta