Saúde

Novembro Azul: Câncer de próstata

Novembro Azul  

Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata que é realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

A campanha visa conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde. O câncer de próstata é o principal tema do período, já que este é o segundo tipo de neoplasia que mais atinge a população masculina — atrás do câncer de pele não-melanoma. O Inca estima que 68.220 novos casos devam surgir este ano, o que equivale a sete diagnósticos por hora. 

O que é a próstata? 

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. 

Além do câncer, a próstata pode ser afetada por outras duas doenças: 

  • Prostatite (inflamação)  
  • Hiperplasia (aumento) Prostática benigna (HPB).  

Estas três enfermidades podem ser diagnosticadas com o exame de toque retal e a dosagem do PSA no sangue. 

 

 

 

 

Prostatite 

É uma inflamação na próstata que chega a atingir quase 30% dos homens. 

Sintomas 

Esta doença geralmente é assintomática, mas quando dá sintomas, os mais frequentes são: ardor ou queimação ou um desconforto junto ao orgasmo, esperma de cor amarelada, vontade frequente de urinar 

Tratamento 

O tratamento é feito com antibiótico e por um período mais longo do que os tratamentos habituais 

Hiperplasia prostática benigna (HPB) 

O tumor benigno é mais frequente quanto maior for a idade do paciente e chega a atingir quase 70% dos homens acima de 70 anos. A doença se caracteriza por um aumento da próstata apenas no local 

Sintomas 

O aumento benigno da próstata passa a ser um problema quando ela dificulta a passagem da urina. Por isso, os homens podem apresentar vontade de urinar várias vezes durante a noite, aumento da frequência de idas ao banheiro durante o dia, demora para iniciar a micção, diminuição da força e do calibre do jato urinário e sensação de urgência para urinar e às vezes até perda de urina nessas situações 

Tratamento 

Pode ser clínico com o uso de remédios que melhoram os sintomas que a obstrução produz na uretra ou medicamentos que bloqueiam o crescimento da próstata. A cirurgia da HPB é recomendada quando o tratamento clínico não é efetivo ou quando a obstrução já é muito intensa 

Câncer de próstata: 

É a multiplicação desordenada de células da próstata. No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens. 

Sintomas 

Em estágio inicial, quando as chances de cura beiram 90%, não há sintomas. A ausência de sintomas não garante que não há problemas. Por isso, converse com seu urologista e cuide da sua saúde! 

Em fase avançada: 

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen. 

Diagnóstico e Tratamento 

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. O tipo de tratamento vai depender do estágio da doença em cada paciente. 

Fique atento 

A ausência de sintomas não garante que esteja tudo bem. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns deles vêm à tona, cerca de 95% dos tumores encontram-se em fase avançada. 

Entre os fatores de risco estão: 

  • Histórico de câncer de próstata na família (pai e irmãos) 
  • Etnia negra (os homens negros têm maior incidência desse câncer) 
  • Obesidade 
  • Alimentação inadequada 
  • Sedentarismo 

 

Fontes: 

Sociedade Brasileira de Urologia 

Instituto Nacional de Câncer  

Veja o vídeo:

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

(10) Comentários

  1. Assim como o outubro rosa é importante o novembro azul é tão importante quanto. A saúde vem em primeiro lugar e incentivar aos homens a fazer o exame mostra o quanto cuidamos e nos preocupamos com eles.

  2. Achei bem importante e acima de tudo interessante como abordou o assunto e esclarecendo que além do câncer pode se ter outras doenças da próstata. Além de todas as explicações na sifedifer dos sintomas.

  3. Novembro se inicia com uma mais nova e importante campanha, o Novembro Azul está aí para conscientizar todos os homens da doença do câncer de próstata, muito boas as informações que você trouxe os homens precisam fazer o exame essas campanhas ajudam muito a divulgar a doença, bjs.

  4. Muito importante essa prevenção, já estou no pé do meu pai aqui

  5. Uma otima campanha para conscientizar os homens

  6. Muito importante o novembro azul pois os homens infelizmente tem preconceito de ir no urologista fazer o exame que detecta o câncer de próstata, A vida vale mais do que isso!

  7. Muito legal esse post sobre o novembro azul,
    Os homens também devem ter consciência de que isso é sério e procurar previnir!

  8. A gente costuma falar que apoia, mas não aborda o assunto. Achei super importante você falar sobre isso porque os seus leitores terão acesso a essas informações que talvez não teriam acesso em outros lugares. Parabéns.

  9. Post muito bem escrito e que contribui para informar sobre um tema muito importante. Parabéns pelo trabalho!

  10. Os homens ainda tem o pré conceito de fazer os exames né. Não sabia que a etnia contava, interessante.

Deixe uma resposta