Saúde

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Dengue: causas, tratamento e prevenção 

Dengue, zika e chikungunya 

Três doenças, um só mosquito. 

Os vírus que causam essas doenças são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Elas apresentam sinais e sintomas parecidos, mas têm níveis de gravidade diferentes e não há tratamento específico. Recentemente, o Ministério da Saúde confirmou a relação do vírus Zika com os casos de microcefalia em bebês. 

Hoje vamos falar especificamente sobre a dengue.

O que é Dengue? 

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Atualmente, a vacina é a melhor forma de prevenção da dengue.  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue. 

A doença pode evoluir para uma forma mais grave e ocasionar sangramento na pele, mucosas, órgãos internos e até levar à morte. 

Tipos 

O vírus da dengue possui quatro variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmos sintomas. 

Caso ocorra um segundo ou terceiro episódio da dengue, há risco aumentado para formas mais graves da dengue, como a dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue 

Transmissão 

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. A principal medida é eliminar os criadouros do mosquito. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea. 

Sintomas da Dengue 

Os principais sintomas da dengue são: 

  • Febre alta > 38.5ºC. 
  • Dores musculares intensas. 
  • Dor ao movimentar os olhos. 
  • Mal estar. 
  • Falta de apetite. 
  • Dor de cabeça. 
  • Manchas vermelhas no corpo. 

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele. 

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

São sinais de alarme da dengue os seguintes sintomas: 

  • Dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome. 
  • Vômitos persistentes. 
  • Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico). 
  • Sangramento de mucosa ou outra hemorragia. 
  • Aumento progressivo do hematócrito. 
  • Queda abrupta das plaquetas.  

Diagnóstico da dengue 

O diagnóstico da dengue é clínico e feito por um médico. É confirmado com exames laboratoriais de sorologia, de biologia molecular e de isolamento viral, ou confirmado com teste rápido (usado para triagem). 

O Ministério da Saúde pública quinzenalmente boletins com dados nacionais sobre a situação epidemiológica da dengue 

Tratamento 

Não existe medicamento específico contra a dengue, mas os sintomas podem ser aliviados com o uso de remédios para dor ou febre, prescritos pelo médico. 

A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Estão entre as formas de tratamento: 

  • fazer repouso; 
  • ingerir bastante líquido (água); 
  • não tomar medicamentos por conta própria; 
  • a hidratação pode ser por via oral (ingestação de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo); 
  • o tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso. 

Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Melhoral, AAS) e anti-inflamatórios, pois podem aumentar o risco de hemorragias. 

Prevenção 

Uma forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos). 

Observe o ambiente em que você vive. 

Eliminar os criadouros do mosquito é a melhor estratégia para evitar essas doenças.

 

Link importante 

http://www.dengue.sc.gov.br/ 

https://www.bio.fiocruz.br/index.php/dengue-sintomas-transmissao-e-prevencao 

http://www.dengue.pr.gov.br/

 

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

(13) Comentários

  1. Otimo alerta, post bem explicativo, gostei :*

  2. Lucimar da Silva Moreira diz:

    Seu post muito importante a dengue ainda continua assustando muitas as pessoas, e a melhor forma de diminuir é a prevenção, gostei muito das informações contidas aqui no post, bjs.

  3. Dengue é horrível :/ Ótimo post, bem informativo!

    Beijos,
    http://www.thalitamaia.com

  4. Ninguém sabe a população da onde veio o inseto mas os cientistas com certeza sabem!
    Belo post vai nos ajudar e muito
    Abçs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

  5. Esse post devia ser divulgado em páginas gigantes que só postam besteira e não se atentam de alertar a população sobre problemas que realmente existem. Obrigada por ter me feito ter um conhecimento sólido em menos de 5 minutos de leitura. Agora mais que nunca vou levar a sério campanhas contra a dengue. Um beijo!

  6. Monique Bittencourt diz:

    A única pessoa aqui em casa que teve dengue foi o marido, e tadinho, sofreu muito. Por isso devemos ter muitos cuidados e compartilhar esse post é super importante.

  7. É necessário sempre falarmos sobre esse assunto, pois sempre tem alguém desinformado, seu post é de vital imporância! Bjs ❤️

  8. Excelente post! Muito bom alertar as pessoas sobre os riscos da Dengue. Essa doença é grave e as pessoas precisam principalmente se conscientizar de que é preciso eliminar os criadouros do mosquito, pois só isso poderá acabar com a infestação do mosquito.

  9. Post muito interessante! Já rolaram várias epidemias de dengue aqui em Pernambuco, e é preciso ter mais consciência a respeito deste problema.

  10. É muito ruim fiar com dengue, além de perigoso. Meu esposo ficou uma vez e sofreu bastante! Por isso o melhor a se fazer é trabalhar na prevenção, assim conseguimos manter o mosquito da dengue bem longe.

  11. Dayane Frazão diz:

    Essa doença é muito grave, tem que ficar atento aos sinais, e procurar o médico

  12. Dayane Frazão diz:

    Essa doença é seria e a sociedade tem que ficar sempre alerta aos sintomas iniciais

  13. Midian Ferreira (Com Mãos de seda) diz:

    Esse carinha é fogo mesmo,, quase um deus egipcio “Aedes aegypti” fazendo referencia ao templo ou molestia egipcia! Nunca tive, mas morro de medo!

Deixe uma resposta