Saúde, Saúde e bem-estar

Gengibre: Descubra seus benefícios

 

Com certeza você já ouviu falar dele, nossa super estrela do dia; o GENGIBRE. Isso mesmo, essa raiz forte que mostra para o que veio logo de cara. O gengibre é uma planta asiática, natural da Ilha de Java, da Índia e da China e se propagou pelas regiões tropicais do mundo todo. Na Europa, é conhecido desde os tempos mais antigos, já que foi levado por meio das Cruzadas. No Japão, o gengibre é usado em massagens para evitar dores de coluna e nas articulações. Já na China, a raiz é chamada de “Gan Jiang”. Sua principal propriedade é a de aquecer o estômago e o braço, a fim de espantar o frio. Também esquenta os pulmões, fazendo com que as secreções sejam expelidas.

Além de tudo isso, ele tem ação bactericida, desintoxicante e afrodisíaca: o seu óleo pode ser usado para massagear o abdômen, fazendo com que o corpo fique quente. Menos de um século depois do seu descobrimento, o gengibre chegou ao Brasil e, desde então, é utilizado como método medicinal no país. Pode ser usado no tratamento contra resfriados, gripes, tosses, ressacas, artrites, dores na coluna e de cabeça, entre vários outros problemas.

Podendo estar presente nas refeições, sucos e chás, o gengibre é um ótimo aliado para quem quer perder peso. Além disso, a raiz traz diversos benefícios para a saúde.

Nutrientes do gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o nosso organismo. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.

As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e podem potencializam a queima de gordura corporal. A seguir estão listados benefícios desse alimento.

Leia também:

Limão: Conheça seus poderes

Benefícios

O gengibre tem diversos benefícios terapêuticos. Conheça agora alguns deles:

1 – Auxiliar na perda de peso

O gengibre auxilia na perda de peso porque atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes nessa raiz, atuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso. Além de ser pouco calórico, o gengibre é um alimento termogênico pois aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo como um todo, o que promove a queima de gorduras e uma maior excreção de toxinas pelo organismo. É considerado também um inibidor natural do apetite já que proporciona uma sensação de saciedade, e, consequentemente, reduz a quantidade de alimento ingerido.

Outro aspecto importante é que o gengibre suprime a produção do hormônio cortisol no organismo. Altos níveis deste hormônio (como em situações de estresse crônico) estimula o acúmulo de gordura na região abdominal e o ganho de peso

2 – Combater azia e gases intestinais

O gengibre é bastante utilizado para combater azia e gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício. Esse chá é feito na proporção de 1 colher de gengibre para cada 1 xícara de água, e o ideal é que sejam ingeridas 4 xícaras de chá ao longo do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinais.

3 –  Antioxidante e anti-inflamatório

O gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.

4 – Reduz a dor Muscular e dor

Eficaz contra a dor muscular induzida pelo exercício.Consumir 2 gramas de gengibre por dia, durante 11 dias, reduziu significativamente a dor muscular em pessoas que realizaram exercícios físicos. Ele não tem efeito imediato, mas pode ser eficaz na redução da progressão da dor. Acredita-se que estes efeitos sejam causados devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

5 – Melhorar náuseas e vômitos

Devido à sua propriedade antiemética, o gengibre ajuda a reduzir as náuseas e vômitos que frequentemente ocorrem durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias. A melhora desses sintomas é obtida após cerca de 4 dias de consumo de 0,5 g de gengibre, o que equivale a cerca de ½ colher de café de raspas gengibre que devem ser tomados de preferência pela manhã.

6 – Proteger o estômago contra úlceras

O gengibre ajuda a proteger o estômago contra as úlceras porque ajuda no combate à bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o gengibre também previne o aparecimento do câncer de estômago, que na maior parte dos casos está ligado a alterações nas células provocadas pela úlcera.

7 – Prevenir o câncer colorretal

O gengibre também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.

8 – Regula a pressão arterial

Devido a sua capacidade de adaptação no corpo, o gengibre pode regular a pressão em pessoas que possuem pressão alta. Isso pode acontecer porque atua inibindo a formação de placas de gordura nos vasos, aumentando a sua elasticidade e favorecendo a circulação. Além disso, é capaz de afinar o sangue, tornando-o mais fluido e melhorando o fluxo de sangue no corpo.

9 – Alivia cólicas menstruais

Como o gengibre tem efeito analgésico e anti-inflamatório, ele ajuda a diminuir os sintomas da cólica no início do ciclo menstrual. A melhor opção, nesse caso, é ingerir a raiz em forma de chá: são duas colheres de chá de gengibre para uma xícara de água. É preciso consumir a bebida de 3 a 4 vezes por dia.

10 – Combate a celulite

Os furinhos indesejáveis encontraram um adversário.  Além de termogênico, o gengibre também é anti-inflamatório e antioxidante. O que significa que ele combate a má circulação do sangue, diminui a gordura localizada e impede a formação de novas marcas de celulite.

A forma de consumo é a mesma, em água ou misturado a um suco detox para potencializar seu poder de eliminação de toxinas.

Onde encontrar

O gengibre é encontrado nos mercados em natura, conserva, em forma de cápsula, cristal ou pó. Para fazer o chá, o melhor é utilizar a raiz pura. Na hora de comprar, prefira ela íntegra e fresca, com casca mais lisa, sem furinhos, que não esteja murcha ou mofada. A parte interna deve estar amarelada e não muito fibrosa.O gengibre é encontrado nos mercados em natura, conserva, em forma de cápsula, cristal ou pó. Para fazer o chá, o melhor é utilizar a raiz pura. Na hora de comprar, prefira ela íntegra e fresca, com casca mais lisa, sem furinhos, que não esteja murcha ou mofada. A parte interna deve estar amarelada e não muito fibrosa.

Efeitos colaterais do consumo de gengibre

Há relatos de ardor no estômago, azia, diarreia e desconforto estomacal após o consumo de gengibre. Neste caso, ele deve ser excluído da dieta.

Contraindicações para o consumo de gengibre

A princípio, o consumo do gengibre é seguro para a maioria das pessoas. A ingestão da raiz por gestantes é controversa. Alguns especialistas defendem que o gengibre pode afetar os hormônios sexuais do feto e até favorecer um aborto. Estudos sugerem, entretanto, que o risco de malformação em recém-nascidos de mulheres que faziam uso de gengibre não se mostrou mais elevado do que o normal.

A raiz também não tem relação com malformações ou partos prematuros. Mesmo assim, recomenda-se que o alimento seja evitado especialmente perto da data do parto, pois ele pode aumentar o risco de hemorragia. Não se sabe muito a respeito da segurança do consumo de gengibre no período de amamentação e, por isso, o ideal é que ele seja evitado.

O consumo de alimentos termogênicos, como o gengibre, não é recomendado para quem tem hipertireoidismo, visto que o metabolismo já está muito acelerado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Além disso, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar dos alimentos termogênicos, pois eles podem levar ao aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.Não é indicado também por quem tem cálculo na vesícula biliar, pois aumenta a produção de bile o que requisitará mais trabalho da vesícula biliar.

Cuidados

Apesar de todos os benefícios do gengibre citados, não é pelo fato de ele ser um produto natural que seu consumo não apresenta riscos. Veremos agora em quais casos o seu consumo deve ser evitado.

  • Pessoas que fazem o uso de medicamentos para controlar o diabetes e/ou a hipertensão arterial devem conversar com seu médico antes de passarem a consumi-lo. O uso concomitante do gengibre com as medicações pode provocar uma queda significativa da pressão arterial e/ou um quadro de hipoglicemia, respectivamente.
  • Pacientes com distúrbios hemorrágicos não podem consumir gengibre devido ao alto risco de hemorragia por reduzir a taxa de coagulação sanguínea.
  • Mulheres grávidas e lactantes também devem conversar com seus médicos antes de usarem o gengibre.
  • Pacientes com distúrbios biliares ou que serão submetidos a cirurgias (serão anestesiados) também devem informar o seu médico antes de usar o rizoma.
  • Os efeitos colaterais do gengibre são raros. Em doses muito altas, a pessoa pode apresentar uma leve azia, diarreia e irritação na boca.

Leia também:

Diabetes: Doenças e suas complicações

Vitamina D: Entenda sua importância

Siga-nos no nosso novo instagram:

Blog de uma leitora

 

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais. 

Quer ficar por dentro de todos os artigos do Anatomia de uma leitora? Então deixe um comentário! É só colocar seu e-mail.

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

(15) Comentários

  1. Nas férias de dezembro inteiro minha mãe ficou falando comigo sobre os benefícios do gengibre, e agora me deparo com esse post hahaha. Ai gente eu amo os benefícios dele, mas o gosto não me desce de jeito nenhum. Mas gostei de saber disso tudo, principalmente as contraindicações.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros.

  2. Gosto bastante de inserir o gengibre!! É seu post é bem completo sobre ele

  3. Lucimar da Silva Moreira diz:

    Quantos benefícios bons que o gengibre proporciona a pessoa, não sabia desses benefícios não sou muito de consumir o gengibre mais depois de saber aqui vou começar a consumir, bjs.

  4. Arrasou gengibre! To com um sacolé detox aqui de gengibre, agua de coco e limão, vou até tomar 0/

  5. Gengibre é tudo de bom mesmo, eu uso muito é balinhas de gengibre quando tenho algum problema na garganta, é tiro e queda, melhora no dia seguinte! Bjs ❤️

  6. Eu nao sou mto fã de gengibre nao, mas sei que tem otimos beneficios

  7. Eu adoro gengibre e deixa um sabor maravilho na comida

  8. byvany diz:

    quantos beneficios! Nao sabia que ele combatia colicas menstruais. que top!

  9. Prosa Amiga diz:

    Sou Gaúcha e amo chimarrão, sempre coloco na água do chimarrão pedaços da raiz.
    É bom saber que tem tantos benefícios, uso todos os dias e nunca senti nenhum efeito colateral.

    Bjinhos,
    http://www.prosaamiga.com.br

  10. Gengibre é uma raiz que se manuseada com cautela pode trazer o inúmeros benefícios como cita o seu post! O emagrecimento acredito que é o mais conhecido, né?

  11. Alessandra Vieira diz:

    Já tinha visto um pouco dos benefícios do gengibre, mas todos voltados ao emagrecimento. Gostei de saber mais sobre ele.
    Acho que vou começar a consumi-lo.

  12. Já amava gengibre mesmo antes de conhecer todos esses benefícios. Agora irei com certeza usar ainda mais! Adorei o post, super informativo! <3

  13. Eu gosto de usar em pó nos temperos…ela natural uso em sucos…
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

  14. Gengibre é um ótimo alimento! Aliado da nossa saúde. Só podia ter um gosto melhor kkk seu post super completo, muito bom

  15. Monique Bittencourt diz:

    Gengibre é tudo de bom, uso aqui em casa sempre, faz parte do cardápio. N sabia de todos esses benefícios.

Deixe uma resposta