Dicas de look, Saúde, Saúde e bem-estar, Uncategorized

Limão: conheça seus poderes

O limão é um presente da natureza, pois é uma fruta poderosa. Possui propriedades curativas, poder adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico e clareador. Sua acidez tem grande poder terapêutico, neutralizando venenos é resíduos tóxicos em nosso sangue. Compõe-se o limão de 86% de água fisiológica, 0,50% de albumina, 0,50% de gorduras, 9% de hidratos de carbono, 2% de sais minerais e 2% de celulose. Seu campo de ação é amplo. Por esse motivo essa semana dedicaremos especialmente para falar desta fruta milagrosa.

Confira neste artigo os compostos e benefícios do limão.

Compostos do limão

Os sais minerais contido no limão são essenciais ao organismo humano e podem ser assim avaliados;

  • cálcio – no fortalecimento da estrutura óssea.
  • ferro – para oxidação das células.
  • silício – no processo de andar, ver, ouvir e falar.
  • sódio – no metabolismo.
  • potássio – combinado com o sódio, gera a corrente elétrica necessária à manifestação da vida e às funções cerebrais.
  • enxofre – para os tecidos, cabelos e pêlos.
  • magnésio – para proteger o corpo da ação do tempo.
  • fósforo – para nervos, cérebro, e funções sexuais.
  • iodo – para a vida e a saúde.

A crença de que a acidez provoca a diminuição dos glóbulos vermelhos é inconsistente, uma vez que, ao debelar os germes patológicos do sangue, vitaliza o plasma sanguíneo, enriquecendo-o. O tipo de limão usado não é importante, pois os princípios ativos são iguais em todas as espécies. As vitaminas presentes em sua composição tem suas seguintes utilidades:

  • Vitamina C, ácido ascórbico, presente no limão em grandes quantidades, é termoestável e o seu uso é conhecido.
  • Vitamina A, axeroftol, é necessária à prevenção da deficiência visual, cegueira, à pele, aos tecidos, às células e ao combate à esterilidade.
  • Vitamina B, ou complexo vitamínico B, predispõe o organismo a combater transtornos nervosos e cardíacos, deficiências no crescimento, doenças cutâneas e das mucosas, problemas digestivos, anemias e raquitismo.
  • Vitamina K, que age na coagulação sanguínea.
  • A Vitamina P, ou cítrica , corrige a propensão a hemorragias e hemofilia.

Propriedades benéficas do limão

Seu alto teor em vitaminas o coloca no topo do ranking de frutas com propriedades benéficas para a saúde, por ser um poderoso antibiótico natural e depurativo. Seu alto teor em vitamina C ajuda a reforçar nossas defesas e ajuda a combater uma infinidade de doenças, dentre elas:

Resfriados e gripes

O alto teor de vitaminas ajuda o aparelho respiratório a combater várias doenças, como: resfriados, gripes, amigdalites, até mesmo a asma.

Assim sendo, é possível melhorá-los com suco de limão adoçado com uma colherzinha de mel.

Antiviral

Não só é efetivo contra os vírus da gripe, como também contra uma grande variedade de organismos intrusos, valendo-se do terpeno limonóide, um componente próprio que consumimos no suco natural de limão.

Ajuda a digestão

O sumo de limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição  é semelhante à da saliva e fluidos digestivos. Ajuda o fígado a produzir bílis, ácido essencial para a digestão. Os limões são também ricos em minerais e vitaminas que ajudam a soltar toxinas do trato digestivo. As propriedades digestivas do sumo de limão aliviam sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência.

Reduz o risco de câncer de esôfago

O limão, como todas as frutas cítricas, contém níveis fisiológicos significativos de flavonas. A ingestão de flavonas é associada a diminuição do risco de câncer de esôfago.

Melhora o humor e reduz a ansiedade

O óleo de limão possui atenuador de ansiedade (ansiolítico), um tipo de antidepressivo através da modulação de neurotransmissores.

Ajuda a manter o peso

Os polifenóis da casca do limão suprimem a obesidade induzida por dieta, hiperglicemia e resistência à insulina. Os limões são ricos em fibra pectina que ajuda a combater os desejos por comida.

Fortalece o sistema imunológico

Os limões são ricos em vitamina C que é ótima para afastar constipações. São ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial. O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeito anti-inflamatório e é usado em casos de asma e outras condições respiratórias, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo. O ferro tem um papel importante no sistema imunológico. Os limões contêm também saponinas com propriedades anti microbianas que combatem constipações e gripes

Equilibra os níveis de pH do sangue

Os limões são uns dos alimentos com mais propriedades alcalinas. Eles são ácidos por si, mas quando processados pelo organismo se tornam alcalinos. Os limões contêm ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo. Beber limão com água regularmente ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico nas juntas, uma das principais causas de dores e inflamações.

Melhora a aparência da pele

A vitamina C e outros antioxidantes diminuem as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres. A vitamina C é vital para a luminosidade da pele ao mesmo tempo que a sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias que causam acne. Pode até ser aplicado diretamente em cicatrizes ou em sinais para melhorar o aspeto.  Uma vez que o sumo de limão elimina toxinas do sangue, ajuda a prevenir manchas, “de dentro para fora”.

Refresca o hálito

Além de refrescar o hálito, o limão é conhecido por aliviar as dores de dentes e gengivas. Atenção que o ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes. Não escove os dentes logo após tomar o sumo de limão com água.

Trata garganta infeccionada

O limão é uma excelente fruta que auxilia no combate a problemas relacionados a infecções de garganta, dor de garganta e amigdalite, pois tem uma propriedade antibacteriana. Para dor de garganta, dilua o suco de meio limão com metade de O alto teor de vitaminas ajuda o aparelho respiratório a combater várias doenças, como: resfriados, gripes, amigdalites, até mesmo a asma.

Evita o envelhecimento precoce

Como todos os cítricos, o limão é conhecido pelo seu alto conteúdo de vitamina C, mas também contem vitamina A, e  E. Esses antioxidantes ajudam a prevenir envelhecimento das células e neutralizam os radicais livres.

No próximo artigo iremos falar sobre a água com limão. Então, fique ligado no blog!

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais. 

Quer ficar por dentro de todos os artigos do Anatomia de uma leitora? Então deixe um comentário! É só colocar seu e-mail.

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Ofertas do dia Amazon  

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

(13) Comentários

  1. Primeira vez que vejo um texto tão completo sobre o limão parabéns pela postagem. Obrigada pelas informações

  2. Morgânia Almeida Lima diz:

    Venho de uma família que usa limão para quase tudo, e na minha casa faço o mesmo. Ele é um grande aliado. Parabéns pelo texto.

  3. Lucimar da Silva Moreira diz:

    Muito bom saber mais sobre o limão ele tem bons benefícios pra nossa saúde, que bom saber que o limão melhora a aparência da pele gostei de saber, obrigada pelas informações super importantes bjs.

  4. Nossa, quanta coisa boa o limão agrega em nossas vidas. Fiquei impressionada

  5. Limão é muito bom mesmo!
    Ótimo post, sucesso!

    https://blogmeumundonofundo.blogspot.com/

  6. ah que maravilha saber de todas essas vantagens do limao! é super versatil pra varios usos!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  7. Eu amo limao e sei o tamanho da importancia dele

  8. Paula Cardoso diz:

    Uau… Adorei seu post. Super detalhado e muito bem explicado. Alguns benefícios eu desconhecia. Obrigado pela partilha de informação.
    Um beijinho

  9. Eloani Iana Bach diz:

    Não sabia que o limao tinha tantos benefícios assim, adorei a postagem muito informaiva

  10. maluizace diz:

    Super informativo o teu post. Amei. Eu particularmente adoro limão e todas as delícias que se pode fazer com ele, sem contar que é um dos meus grandes aliados no combate às gripes s os resfriados.

  11. Adoro limão, e seus benefícios são incríveis !

  12. Nossa lendo teu post agora me deu uma vontadizinha de tomar uma limonada!!! Brincadeiras à parte, eu não consigo tomar limão com agua sem adoçar mas toda vez em que posso inclui-lo na minha alimentação tô sempre lá pondo ele, sabe???

Deixe uma resposta