Saúde, Saúde e bem-estar

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

A alimentação é essencial para o bom funcionamento do sistema imune. Os alimentos ricos em ômega-3, selênio, zinco, vitaminas A, C e E, além de antioxidantes naturais, são os mais indicados para o fortalecimento da imunidade, já que favorecem a produção das células de defesa do organismo de forma mais eficiente no combate de vírus, bactérias, entre outros, que possam causar doenças.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o consumo de frutas, verduras e legumes é de, pelo menos, 400g por dia para que se possa alcançar um ganho nutricional significativo na prevenção de doenças.

Entretanto, a manutenção um estilo de vida saudável também é uma das melhores estratégias para manter o sistema natural de defesa do corpo sempre forte e eficiente e por isso é recomendado não fumar, comer alimentos saudáveis, praticar exercícios físicos leves ou moderados de forma regular, evitar o estresse e consumir bebidas alcoólicas com moderação. Estes hábitos devem ser seguidos por todos ao longo da vida.

Confira os 10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

1- Gengibre

O gengibre auxilia nas defesa do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C.

Leia também: Gengibre: Descubra seus benefícios

2- Pimenta

A pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

3- Alho

Tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças.

4- Frutas cítricas

Elas são fundamentais para melhorar a imunidade, pois são ricas em vitaminas, antioxidante que agem diretamente no sistema imunológico. Frutas cítricas, como Abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, marmelo, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva.

5- Vegetais verdes escuros

São fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo ajudando na resistência às infecções.
Abobrinha, alcachofra, acelga, alface, agrião, aipo, aspargo, bertalha, berinjela, brócolis, cebola, cebolinha, chicória, couve, coentro, couve-flor, espinafre, funcho, jiló, palmito, pepino, pimentão, rabanete, repolho, salsa.

6- Cúrcuma

É uma grande fonte de antioxidantes e contém propriedades anti-inflamatórias. A curcumina, um dos ingredientes presentes na cúrcuma, é antiviral, antifúngico e protege contra o câncer.

7- Alimentos ricos em zinco

As oleaginosas, como nozes e castanhas, todos os tipos de carne, arroz e pão integrais faz o nosso sistema imunológico funcionar melhor. Além desses alimentos, a semente de abóbora, aveia, feijão e leite integral também são boas fontes desse mineral.

8- Própolis

O própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral. O própolis ativa os passos iniciais da resposta imune estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

9- Alimentos fonte de ômega-3

Os alimentos ricos em ômega 3 são excelentes para o bom funcionamento do cérebro e ajudando a imunidade do corpo. O ômega 3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, o atum, a sardinha, linguado e os frutos do mar.

10- Fontes de antioxidantes

Antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. A castanha-do-Pará e cogumelos (como o champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.

Imagem: Google

Leia também:

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta