Saúde

Ovo:10 benefícios para a sua saúde

Por anos a fio as pessoas foram instruídas a evitar o ovo em sua alimentação, e considerá-lo como um vilão, uma vez que o seu consumo era relacionado a altos níveis de colesterol e, dessa forma, a uma série de doenças circulatórias e cardíacas.

Entretanto, essa correlação nunca foi uma certeza. Hoje se sabe que apenas um terço do colesterol da dieta é realmente absorvido. Para completar, há até suspeitas de que o ovo desempenhe um papel protetor diante do coração. É que, em um estudo, o consumo do alimento foi ligado a um aumento nos níveis de colesterol HDL, aquele bom para as artérias. As novas descobertas da ciência apontam para uma influência muito menor do consumo de ovos sobre todos esses males, de modo que o ovo pode agora recuperar sua reputação.

Ovo engorda ou emagrece?

Quem acha que o ovo é o vilão da dieta está completamente enganado. O produto de origem animal é, na verdade, o grande trunfo para ganhar músculos além de garantir outros benefícios para o organismo. Está presente ainda na composição de medicamentos, cosméticos, além disso tanto a clara quanto a gema são repletas de nutrientes – proteínas, vitaminas e minerais.

Como qualquer alimento, o ovo possui calorias, sendo assim seu excesso pode ter efeito negativo no peso corporal. Todavia, o consumo moderado pode fazer parte de muitas estratégias de emagrecimento, visto que agrega bom valor nutritivo e proteico.

Nutrientes do ovo

Os nutrientes da gema complementam o que a clara oferece. Na clara, está 60% do peso do ovo onde você encontra água e a albumina, proteína essencial para o crescimento muscular, e é duas vezes menos calórica que a gema. Na parte amarela do ovo existem as vitaminas essenciais o organismo, como as do complexo B e outros minerais.

10 Benefícios do ovo

Os benefícios do ovo seguem, porém, inalterados: trata-se de um alimento extremamente nutritivo e que tem o seu lugar garantido numa dieta equilibrada. De fato, são muitas as funções para que serve o ovo. Em virtude de suas múltiplas propriedades, confira abaixo 10 benefícios do ovo para a boa forma e para a saúde.

1. Baixo Valor Calórico

Apesar de sua fama negativa, os ovos são campeões em um dos critérios mais observados pelas pessoas: um ovo inteiro possui apenas aproximadamente 70 calorias. Considerado o valor nutricional e as propriedades positivas dos ovos, trata-se de um valor consideravelmente baixo. A maior parte dessas calorias encontra-se na gema, de modo que aqueles que só comem as claras dos ovos absorvem ainda menos calorias.

2. Excelente fonte de Proteínas

Um ovo inteiro possui aproximadamente 6 gramas de proteína. Esse valor corresponde a quase 8% das necessidades diárias de uma pessoa média, o que faz do ovo uma das melhores fontes de proteínas. Na verdade, o ovo é um alimento praticamente indispensável para uma dieta com altas concentrações de proteína.

3. Aumento da massa muscular

É uma boa fonte de proteínas, assim como colabora com a manutenção e o crescimento da quantidade de massa magra.

4. O ovo é aliado da pele, unhas e cabelo

O ovo deixa a pele mais bonita e combate a flacidez, pois é rico em proteínas de alta qualidade, favorecendo, então, a produção de colágeno. Além disso, pode ajudar quem tem cabelo quabradiço e unhas fracas, já que tem vitaminas do complexo B e biotina, um nutriente que promove o crescimento do cabelo saudável e combate a fragilidade das unhas.

5. Auxilia a saúde do cérebro

Os ovos contêm vitaminas e minerais necessários para o funcionamento regular das células nervosas, regulando atividades como a memória.

6. Fornece energia

Os ovos contêm vitaminas e minerais necessários para produzir energia em todas as células do corpo.

7. Melhora o sistema imunológico

Esse alimento também é importante para manter o sistema imunológico saudável, visto que contém vitaminas e minerais essenciais para as células de defesa.

8. Proteger a visão

Por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina, pois são carotenóides que ajudam a prevenir a degeneração macular dos olhos – principal causa de catarata relacionada à idade.

9. Manter a saúde dos ossos

Por conter cálcio e fósforo;

10. Ajuda na perda e manutenção de peso

A alta qualidade de proteína dentro dos ovos ajuda a prolongar a sensação de saciedade. Sentir-se cheio evita o hábito de petiscar, o que reduz a ingestão total de calorias e contribui com o controle do peso.

Formas de preparo

Os ovos podem ser consumidos crus, fritos, mexidos, cozidos ou assados. Veja detalhes sobre cada forma:

Cru

Esse modo de preparo é contraindicado pelo Ministério da Saúde por aumentar o risco de contaminação por Salmonella .

Ovo cozido

É a forma de preparo mais saudável pois não exige uso de óleo. Pode ser consumido frio ou quente.

Frito

Nesse caso, a indicação é que não utiliza-se óleo em excesso para que não haja aumento do valor calórico da refeição. Para isso, pode ser utilizada frigideira antiaderente apenas untada com óleo vegetal ou azeite de oliva.

Mexido/ omelete

Demandam pouco óleo, ainda mais se usar panelas antiaderentes. Para tirar proveito do poder de saciedade do ovo, faça um mexido no café da manhã. A omelete, perfeita para refeições principais, pode ser turbinada com legumes, queijos magros e temperos naturais.

Ovo pochê

Forma menos popular de preparo do ovo, consiste em quebrá-lo em água fervente com vinagre e um pouco de sal.

Dentro da casca

A clara abriga muita água e doses fartas de proteínas. Elas entregam ao nosso corpo todos os aminoácidos necessários para o pleno funcionamento do corpo, exatamente como as celebradas proteínas do leite e da carne vermelha. Já a gema reúne as gorduras do ovo. Mas nada de desperdiçá-la! Lá estão a colina, a luteína e a zeaxantina, substâncias excelentes para a saúde.

Considerações

Geralmente, o ovo só é contraindicado em casos de alergia à albumina, que é a proteína deste alimento, presente na clara.

A adição de ovos à dieta diária é extremamente benéfica para quase todas as pessoas, uma vez que esse alimento possui propriedades que o tornam útil tanto para quem procura apenas uma dieta equilibrada, quanto para aqueles que buscam ganhar massa muscular e/ou perder peso.

É importante notar, porém, que o modo de preparo dos ovos é extremamente influente em várias de suas propriedades. A fritura dos ovos (sobretudo mexidos e com a gema perfurada) provoca uma perda maior de seus nutrientes mais especiais, se comparada a outros modos de preparo, como o cozimento. Uma vez que o ovo é um alimento extremamente versátil, sempre é possível evitar o tédio e, ainda assim, obter a mesma fantástica dose de nutriente.

Leia também:

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Gripe: Sintomas e tratamento

Câncer de próstata

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos no nosso novo instagram:

Blog de uma leitora

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos do Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta