Beleza

Esfoliação caseira com café: como fazer

O esfoliante caseiro de café pode ser usado no rosto e em todo corpo, sendo que as áreas que normalmente precisam de mais esfoliação são os calcanhares, cotovelos ou joelhos. 

O café é o queridinho do mundo ocidental e está presente na maioria das casas. É um ótimo esfoliante que pode ser feito em casa e que não agride o meio ambiente.  

A esfoliação é uma forma natural e alcança excelentes resultados remover a camada de células mortas da pele, a sujeira e deixa a pele mais suave e macia. Além disso, é rápida, barata e muito acessível. 

Para um efeito melhor, este esfoliante deve ser utilizado durante o banho porque os poros abrem devido ao calor e vapor de água, permitindo que o esfoliante limpe as camadas mais profundas.  A água quente vai abrir os poros e isso deve facilitar a limpeza da pele. Depois enxague e lave o rosto com um sabonete neutro. Para finalizar, passe um pouco de água fria na região. Isso fechará os poros, dando ao seu rosto uma aparência muito mais jovem. 

Você deve, no entanto, ter cuidado com as regiões muitas acnes. Nada de esfregar com força em cima das espinhas. Isso pode provocar lesões e sangramentos. Mantenha a borra de café longe dos olhos, massageando gentilmente a parte em que costuma ter olheiras.  Porém fale com seu dermatologista antes de adotar o método. 

Inspire-se abaixo nas melhores receitas de esfoliação com café para fazer uma boa limpeza da sua pele sem sair de casa e sem gastar muito. 

 

Esfoliante de café com óleo de coco 

Os benefícios do óleo de coco para a pele são inúmeros também. A substância é rica em ácidos graxos e engana-se quem pensa que isso produz oleosidade. Pelo contrário, o óleo de coco é bom para o tratamento de acne, pois é um antibacteriano natural. 

Ingredientes 

  • Óleo de coco: 1 colher de chá; 
  • Borra de café: 2 colheres de sopa. 

Modo de preparo e aplicação 

  1. Misture os dois ingredientes. 
  2. Abra os poros do rosto com uma toalha quente. 
  3. Aplique o esfoliante em movimento circulares. Deixe agir alguns minutos. 
  4. Enxague com água fria. 

Esfoliante de café com leite 

O leite é outra substância que atua na pele. Ele deixa seu rosto muito mais macio e suave. Essa esfoliação é mais indicada para pessoas com pele ressecada e que precisam reidratá-la. 

Ingredientes 

  • Leite: 4 colheres de sopa; 
  • Borra de café: 2 colheres de sopa. 

Modo de preparo e aplicação 

  1.  Junte as duas substâncias até obter uma espécie de creme. 
  2. No banho, aplique o creme no rosto e esfregue de forma circular. Se quiser, pode aplicar com uma esponja apropriada. 
  3.  Enxague com água fria e hidrate após o banho com creme facial. 

Esfoliação com café e mel 

O mel diminui a acne, os radicais livres e os efeitos do sol na pele. É um ingrediente que deve constar nos seus tratamentos de beleza diários. Misturado com o café resulta em um maravilhoso esfoliante para peles oleosas. 

Ingredientes 

  • Mel: 1 colher de sopa; 
  • Borra de café: 2 colheres de sopa. 

Modo de preparo e aplicação 

  1. Una os ingredientes até ficar uma mistura bem consistente. 
  2. Abra os poros com uma toalha quente ou com vapor. 
  3. Aplique o esfoliante massageando gentilmente. 
  4. Deixe agir uns minutos e enxague com água fria. 

Esfoliação com iogurte natural e  de café 

Quando utilizado nos cabelos, o café também promove uma esfoliação capilar, deixando os fios mais saudáveis e bonitos.  

Ingredientes 

  • 1 embalagem de iogurte natural  
  • 4 colheres (de sopa bem cheias) de café em pó ou borra de café 

Modo de preparo e aplicação  

  1. Separe a borra do café (que sobra no filtro após fazer a bebida); 
  2. Passe na cabeça toda fazendo movimentos circulares suaves; 
  3. Deixe por alguns minutos  
  4. Depois é só lavar com sarampo e enxaguar com água. 

Principais benefícios e quando usar 

Os benefícios dessa esfoliação são muitos, por isso vale fazê-la uma vez por semana ou duas no mês. Ela rejuvenesce, remove manchas de sol, promove a boa circulação da pele, diminui a oleosidade, tem efeito anti-inflamatório e, por isso, reduz inflamações e dermatites.  

Esfoliar a pele regularmente excelente estratégia para eliminar as células mortas, pequenos cravinhos no rosto, facilitar a penetração do creme hidratante, óleo ou outro produto de beleza, além de suavizar a pele, melhorar a circulação sanguínea, atenua estrias vermelhas e estimular o crescimento de novas células da derme.  

O esfoliante de café pode ser usado depois do banho morno e pode ser usado todas as semanas em pessoas que tem a pele oleosa ou mista, mas quem tem a pele seca ou ressecada não deve fazer mais de 2 esfoliações por mês, com intervalo de 15 dias. 

O esfoliante de café também pode ser aplicado antes de utilizar algum creme anti-celulite para ser usado nas coxas, antebraços, barriga e no bumbum pois permite que o creme penetre de forma mais profunda na pele, tendo melhor efeito.  

Além de não conter parabenos estas receitas de esfoliantes caseiros não prejudicam o meio ambiente, já que as pequenas partículas são orgânicas e são completamente dissolvidas no solo e na água, enquanto que os produtos cosméticos contém pequenos pontos esfoliantes feitos de plástico que quando chegam nos rios e oceanos são ingeridos por peixes e outros animais marinhos, comprometendo sua saúde e a sua vida. 

Valorize sua pele, cabelos e unhas. Portanto, procure um médico dermatologista. 

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais 

Quer ficar por dentro de todos os posts do Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail. 

 

 

 

*imagem: pinterest e google 

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

(11) Comentários

  1. Leonardo Santos diz:

    Conhecia a esfoliação de café com mel, mas não sabia que dava pra fazer com leite também, vou tentar hoje aqui em casa!

  2. Adriana Moreira diz:

    Nossa! Quantas receitinhas de tratamento para o corpo com o nosso querido café! Eu gosto muito de beber café e até já tinha conhecimento de uma ou outra receitinha para tratamento de beleza, mas o seu texto está incrível. O bom é poder utilizar ingredientes que são naturais e não agridem nem o corpo e nem a natureza! Muito obrigada por compartilhar com a gente!

    Abração,

    Drica.

  3. Paula Marcondes diz:

    Essa é uma esfoliação que gosto bastante de realizar. A pele realmente ganha vida nova. Gostei das outras opções que você trouxe.

  4. Oi, tudo bem ?

    Eu amei esse post, pois é uma dica simples, fácil e boa para uma esfoliação caseira. Gostei bastante de ter vários tipos, assim podemos escolher qual fazer.

  5. Já fiz esfoliação caseira usando açucar refinado e principalmente para aqueles cravinhos no nariz, fica excelente. A pele fica bem lisinha.

  6. maluizace diz:

    Oie!!!
    Eu desconhecia os benefícios do café no tocante à esfoliação e adorei ler sobre o assunto. Preciso mesmo de um esfoliante e se der pra fazer em casa melhor ainda!
    Adorei!

  7. Bianca Ribeiro diz:

    já tinha visto gente fazendo isso, mas nem sabia como fazer ou o que acontecia.
    Adorei saber como funciona, acho que vou tentar fazer e ver se realmente funciona. Obrigada pelas dicas!!! <3

  8. Nossa, não conhecia essa dica. E eu amo cuidar de pele. AMEI DEMAAAAIS!

  9. Olá! Eu amo receitinhas caseiras como café, inclusive, essa do café e leite no rosto eu faço sempre e confesso amar bastante. Vou tentar a do mel, deve ser boa!

  10. Deisy Rodrigues diz:

    Nunca usei café pra esfoliação, mas valeu a dica, já quero testar.

  11. Ja sou super adepta ao café e seus numerosos benefícios, gostei das dicas de esfoliação ja quero testar esta do café e do mel a pele deve ficar muito top!!! As vezes uso o café com o sabonete liquido mesmo.

Deixe uma resposta