Dicas para Blogs

Como criar seu próprio blog sem gastar nada

Como criar seu próprio blog no Wordpress sem gastar nada: Veja o passo a passo.

 

 Está pensando em criar um blog? Veja como é fácil e rápido criar seu próprio site, e principalmente, sem gastar quase nada. É claro que ter um blog de sucesso exige dedicação, tempo e uma base adequada. Mas o fato de você estar pensando em como criar um blog significa que você está no caminho certo! 

Caso você queira começar um blog para um projeto pessoal, um hobby talvez, você tem muito mais opções à sua frente, acredite, um mundo cheio de possibilidades. Desde blog de viagens, tecnologia, receitas, música, moda – há muitos assuntos que você pode escolher como tema principal do seu blog. 

COMO CRIAR UM BLOG GRATUITO (PASSO A PASSO):  

  1. Como escolher o assunto e o nome do blog; 
  2. Escolher uma plataforma de blog 
  3. Porque o Wordpress?  
  4. Como criar uma conta no wordpress;

Como escolher o assunto e o nome do blog  

Antes de criar um blog algo muito importante deve ser definido, os assuntos que serão abordados. É importante você falar sobre algo que goste e que possua breve conhecimento, assim você define um nicho e facilita o processo de criação de conteúdo. 

Como esse é um dos passos mais importantes, tire um tempo para pensar e escolher. Nada de pressa aqui, ok? Pesquise suas opções e encontre um segmento, o nicho que você realmente quer! 

Fale sobre algo que você goste. Nada melhor do que trabalhar com o que se ama. Ao ter conhecimento sobre determinado assunto você facilita o processo de criação e tem maiores chances de ser visto como autoridade no nicho.

Se você está em dúvida sobre que assuntos escrever, abaixo deixarei alguns tópicos: 

  • Moda e Beleza
  • Finanças
  • Emagrecimento
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Receitas
  • Viagens
  • Livros
  • Artesanato
  • Tecnologia
  • Lifestyle

Ainda não conseguiu definir? Essas 3 perguntas podem te ajudar a refletir e escolher sobre o que falar em seu blog:  

1) Qual seu objetivo ao criar um blog?  

2) Sobre o que você deseja falar?  

3) Quem será seu público alvo?

Próximo passo: escolher um nome 

Se você já sabe sobre o que quer falar, agora é hora de definir o nome do seu blog. Pense em algo simples e marcante, afinal o nome também será sua marca. Evite criar algo difícil ou muito longo, pois pode ser difícil de memorizar.

Um bom nome deve ser relacionado ao assunto que será abordado, facilitando assim com que as pessoas reconheçam o conteúdo do blog pelo título. Ou dependendo do nicho, como o lifestyle, usar seu nome também é uma ótima opção. Mas lembrando, isso não é regra! 

Escolher uma plataforma de blog 

O próximo passo é escolher a plataforma onde você fará todo o trabalho de construir o seu blog. Como os blogs são compostos principalmente de conteúdo, você deve considerar o uso de um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). 

Existem várias plataformas gratuitas para criação de blogs. Além disso, as principais plataformas da atualidade oferecem inúmeros recursos para personalização, o que basicamente as tornam capazes de prestar qualquer tipo de serviço para quem as utiliza. Nesta lista, escolhemos apenas ferramentas totalmente gratuitas: 

WordPress, Tumblr, Blogger, Weebly, Medium 

Aqui vou ensinar apenas a criar pelo o wordpress, mas fica a critério o que achar mais adequado para você. 

Porque o Wordpress?

WordPress é uma das mais completas plataformas de criação de sites gratuitos. O serviço oferece um editor de posts completo e de fácil utilização que permite inserir textos bem formatados e incluir imagens. Para realizar o cadastro, o usuário pode escolher entre planos pagos ou grátis – este último mantém o nome “wordpress” no domínio, mas é muito útil para criação de blogs pessoais. Confira no tutorial a seguir como criar um site de graça no Wordpress.

Como criar um blog no WordPress 

Para você saber como criar um blog utilizando o WordPress, você vai precisar seguir alguns passos. A instalação, em geral, não demora muito e alguns minutos serão o suficiente para você colocar no ar o seu blog. 

Porém, há algumas outras etapas que precisamos explorar antes de explicar como criar um blog.  Em resumo, os alguns passos para criar um blog no WordPress são:

Criando uma conta e um site 

Passo 1. Acesse o site do WordPress e selecione “Comece agora”, no canto superior direito da tela; 

Passo 2. Preencha o nome do seu site, o assunto que será tratado e o objetivo. Clique no botão “Continuar” para avançar; 

Passo 3. Escolha o endereço do seu blog. Após isso, selecione a opção gratuita e selecione o botão “Selecionar”. A URL do seu site terá o formato http://xxxxx.wordpress.com; 

 

Passo 4. Escolha o plano grátis clicando em “Começar com Gratuito” 

Passo 5. Informe seu e-mail e crie uma senha para finalizar o cadastro. Você também pode acessar utilizando os dados do Google. Após isso, seu blog será criado e aparecerá na sua tela para edição. 

 

Pronto, depois do passo a passo você já tem um blog! Mas isso é só o início, você ainda tem muito o que fazer.  

Se você quiser saber mais como adicionar um layout personalizado ou como comprar um domínio para seu blog deixa um recado nos comentários.

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais

Quer ficar por dentro de todos os posts do Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail, prometo não encher sua caixa de entrada.

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

(1) Comentário

  1. Isabella diz:

    Seu post me ajudou muito!
    Quero saber mais sobre dicas para blogs.
    Muito obrigada!

Deixe uma resposta