Emagrecer rápido e saudável com caminhadas regulares

Já imaginou um exercício que além emagrecer traz inúmeros benéficos para saúde? Aqui vamos ensinar a você como deve usar as suas caminhadas, não só para manter-se longe de doenças, mas como para estimular o emagrecimento! 

A caminhada atende a todos os públicos, qualquer idade e condição física, podendo se adequar a rotinas muito apertadas, trazendo diversas vantagens para quem caminha. A vida moderna e seu cotidiano exaustivo estão afetando diretamente a saúde de muitas pessoas. Diante desse cenário preocupante, a caminhada surge como uma alternativa prática e prazerosa, trazendo diversas vantagens para a saúde, seja do corpo ou da mente. 

Fazer uma caminhada de curta duração é uma ótima opção para cuidar de sua saúde. A caminhada ajuda você, desde a perder peso e levantar o humor, até controlar o diabetes e baixar a pressão arterial. 

Sem dúvida que a caminhada é uma das formas mais simples que há para movimentar o corpo e defender a nossa saúde, sendo a base de todo o gênero de exercícios associados ao esforço físico. 

 

 

O ritmo da caminhada se encontra relacionado com a finalidade de cada um de nós: por exemplo, aqueles que pretendem trabalhar os músculos devem investir num ritmo mais forte e controlado. No entanto, para quem está começando, é aconselhável um ritmo moderado.  

A caminhada é indicada por diversos profissionais da área de saúde, esse tipo de exercícios pode queimar até 400 calorias em 1 hora, mas muito mais do que um papel estético importante 

Se tiver dúvidas sobre o tempo que deve caminhar, a intensidade ou a forma de fazê-lo continue lendo. 

 

Aqui vamos apontar os inúmeros benefícios da caminhada para a Saúde 

 

 1.Perda de peso 

 A caminhada possui um papel muito importante para a queima de calorias e em um dia a dia tão apertado, com tarefas domésticas e trabalhos ocupando a maior parte do tempo das pessoas, ela surge como uma forma rápida e prática para perder. 

  • Caminhe em torno de 60 minutos, depois do jantar, pois desse jeito você perde até duas vezes mais peso que em qualquer outro horário, diminuindo igualmente a presença de açúcar e gordura no sangue; 
  •  Pratique o exercício ao ar livre, o que eleva os níveis de energia e possibilita uma maior queima de calorias; 
  •   Regule bem a respiração para que mais energia possa ser aproveita, ampliando as taxas de oxigênio no corpo e, desse modo, aumentando o desempenho na caminhada; 
  • Eleva a intensidade do exercício, começando com 10 minutos leves, apressando seguidamente e voltando a reduzir o ritmo nos últimos 10 minutos. Sempre tendo atenção a seus limites, para que a caminhada não seja uma experiência desagradável. 

Em apenas uma hora de caminhada, pode queimar muitas calorias. Trilhas são muitas vezes mais suaves sobre as articulações dos tornozelos e joelhos que asfalto ou concreto. Se você for para as montanhas ou morros, os resultados de perda de peso são ainda melhores. E quanto mais vezes fizer na semana, maiores as chances da perda de peso. 

 2.Intensifica a ideia do tempo 

 Com caminhadas, você pode traçar o seu próprio curso. E você define seu próprio ritmo e distância. Pode decidir sobre uma caminhada à tarde, um fim de semana na floresta, ou uma experiência de longa distância. 

 3.Fortalece o corpo inteiro 

 Caminhar regularmente pode fazer seu bumbum ficar em melhor forma, por exemplo. Você vai trabalhar o seu corpo inteiro, especialmente, a parte inferior do corpo, como pernas, coxas e glúteos. 

 4.Controla a diabetes 

 Caminhada regular ajuda a controlar ou mesmo impedir a diabetes, diminuindo seu nível de açúcar no sangue. Uns 20 a 30 minutos a pé podem ajudar a liberar insulina, uma substância responsável pela absorção da glicose e diminuir o açúcar no sangue. 

Faça o seguinte: Use um bom par de sapatos e roupas confortáveis e caminhe por trinta minutos, isso ajudará a realizar uma caminhada bem-sucedida. 

 5.Baixa pressão arterial e colesterol 

 Caminhando pelas trilhas em um ritmo regular diminui a pressão arterial e colesterol, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas, diabetes e AVC (acidente vascular cerebral). 

 6.Previne a osteoartrite 

 A osteoartrite é uma doença degenerativa que provoca dores nas articulações, inchaço e rigidez e a caminhada é uma ótima forma de exercício que envolve o impacto dos pés com o chão, criando mais estímulos elétricos nos ossos. Isso ajuda a prevenir a condição que enfraquece os ossos como a osteoporose, visto que a pessoa consegue absorver melhor o cálcio. As pessoas que participam de atividades aeróbicas moderadas como a caminhada têm os joelhos saudáveis, porque pode ajudar a manter a cartilagem saudável. 

Faça o seguinte: Recompensa-se. Depois de manter a sua nova rotina de pé por algumas semanas, compre um novo par de sapatos, vá a uma manicure, ou qualquer outra coisa que irá mantê-lo motivado. 

 7.Favorece a socializar 

 Uma caminhada de longa distância planejada pode ajudá-lo a criar laços emocionais enquanto você pratica o exercício. Além disso, a interação incentiva você a se envolver com o seu treino como um estilo de vida, em vez de uma tarefa árdua. Gastar tempo ao ar livre aumenta a capacidade de concentração e habilidades de resolução de problemas criativos. 

 8.Protege contra a demência 

 Andar a pé, o que melhora o fluxo sanguíneo cerebral e reduz o risco de doença vascular, pode ajudá-lo a afastar a demência, uma perda que muitas vezes vem com a velhice. 

Faça o seguinte: Baixe músicas que você gosta de ouvir em seu celular e escute enquanto você anda. 

 9.Aumenta os níveis de felicidade e reduz a depressão 

Caminhada é uma terapia adicional que podem ajudar as pessoas com depressão grave se sentirem menos deprimidas, visto que libera a endorfina, um hormônio responsável pela alegria e bem-estar. Ela pode até mesmo inspirar aqueles que sofrem com a doença a levarem uma vida mais ativa. 

Faça o seguinte: Saia ao ar livre! Quando o tempo permitir, passeie na natureza, respire ar puro 

 10.Conecta com a natureza

Estar na natureza, longe do caos de nossas vidas diárias e tecnologia, pode permitir as pessoas se conectarem elas mesmas e com a natureza de uma forma que traga paz e uma sensação de bem-estar. Escolha paisagens naturais inspiradoras para admirar e explorar. 

11.Torna o coração e as veias mais fortes 

Afinal, a caminhada possibilita um aumento da frequência cardíaca. 

Daí que haja uma diminuição da hipótese de sofrer um AVC, além de existir um aumento no colesterol bom e uma redução no colesterol ruim. 

 

Dicas para fazer caminhada 

Para a caminhada ser proveitosa, é importante que haja o devido preparo para evitar imprevistos e acontecimentos que prejudiquem na hora de caminhar. Para isso, veja as dicas abaixo: 

  • Faça caminhadas em lugares seguros, para evitar acidentes e perigos; 
  • Leve uma garrafa de água ou isotônico com você; 
  • Alongue-se antes e depois de caminhar; 
  • Leve um lanche leve, como uma barra cereal, para recompor as energias; 
  • Vista-se com roupas leves e apropriadas para exercícios físicos; 
  • Se estiver fazendo sol, passe protetor solar. 

 Caminhada para a saúde, dá para perceber que caminhar é o exercício ideal para o cotidiano. Além disso, esteja sempre em dia com o acompanhamento médico e de um profissional de educação física. 

Se com todas essas dicas, você ainda não se convenceu, veja o que o doutor Drauzio Varella tem a dizer sobre exercício no vídeo: 

 Não perca as nossas dicas e trate de começar as suas caminhadas saudáveis, mas antes é recomendável consultar um médico da área.

Boas caminhadas!