Saúde

Água termal: conheça seus benefícios

Água termal: conheça seus benefícios 

Você sabe o que é a Água Termal e quais seus benefícios para a pele? Vamos falar sobre a versatilidade deste dermocosmético, sua importância para a derme e ensinar como inseri-lo em sua rotina de cuidados para ter uma pele hidratada, bonita e saudável. 

O que é água termal? 

A água termal é proveniente de estações termais francesas de origens profundas que são naturalmente mais mineralizadas do que outras águas. Ela também é considerada bacteriologicamente pura desde a nascente e possui características físicas e químicas com propriedades terapêuticas para várias doenças, além do potencial hidratante. 

Diferença da água termal para água normal 

A água termal é diferente da água comum por conter alta concentração de sais minerais e ser proveniente de fontes termais. Os sais minerais mais encontrados são ferro, zinco, selênio, cálcio, potássio, cobre e silício. 

Além do mais, a água termal contém o pH neutro e alcalino, diferentemente da água que sai da torneira que tem o pH ácido. 

A água termal possui diversas propriedades e age como hidratante para pele e cabelos. Ainda, equilibra o pH da cútis e tem ação antioxidante que a protege contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.  

Muitos profissionais da saúde usam a água termal após procedimentos estéticos como o peeling, reduzindo coceiras e irritações na pele. 

 Água termal é indicado nas seguintes situações: 

  • Após exposição solar em excesso 
  • Depois da depilação 
  • Depois de se barbear 
  • Após atividade física ou exposição prolongada ao ar-condicionado ou frio intenso para reposição de sais minerais e desidratação. 
  • Pré-maquiagem 
  •  No final do dia, após retirar todos os produtos, use-a para finalizar a limpeza diária 

Benefícios da água termal 

 

Água Termal possui inúmeros benéficos. Ou seja, é um dermocosmético muito versátil, eficaz e de fácil aplicação, sendo possível inseri-lo no dia a dia facilmente. Saiba mais:

 

  • Antioxidante, pois protege as células dos radicais livres; 
  • Acalma a pele; 
  • Refresca a derme durante exercícios; 
  • Alivia o incômodo do pós-barba e pós-depilação; 
  • Ameniza a sensação de queimaduras solares; 
  • Suaviza irritações e coceiras 
  • Prepara a pele e aumenta a duração da maquiagem 
  • Reduz olheiras; 
  • Hidrata os cabelos; 

Como usar a água termal na sua rotina de cuidados com a pele 

O dermocosmético pode ser incluído no ritual de cuidados com a pele juntamente com outros produtos. A água termal pode ser usada quando vai reaplicar o protetor solar. Por sua função tonificadora, ela também faz parte da limpeza pré-maquiagem, pois  o produto também ajuda a fixar a make. 

Conheça os benefícios da água termal após procedimentos estéticos 

Além de hidratar e tonificar, a água termal também acalma a pele após tratamentos como o peeling, que a deixa mais ressecada.  

Como cuidar dos cabelos com a água termal 

Vale lembrar que o produto não serve somente para o rosto. Dias de sol e tempo livre combinam com praia e piscina e, consequentemente, expõem o cabelo à ação do sal e do cloro.

Quem pode usar? 

A água termal não possui nenhum tipo de restrição e pode ser usada em qualquer idade (seu uso é indicado, inclusive, para crianças) e em todos os tipos de cútis e cabelo. Para peles secas, sensibilizadas ou que apresentem dermatites é possível observar um efeito maior com o uso frequente. 

Já para pessoas com pele oleosa, que geralmente não se dão bem com hidratantes, a água termal é uma ótima alternativa para manter a pele hidratada. 

A importância da hidratação da pele 

 

Como sempre ressaltamos, a hidratação da pele é essencial e muito importante, pois nosso corpo é representado por cerca de 50 e 65% de água. Manter esse equilíbrio corporal e repor esse líquido é um passo básico para termos ótima saúde e uma pele saudável. Por isso, essa reposição de água deve vir de todas as formas, tanto pela ingestão, quanto topicamente, através de dermocosméticos eficazes e específicos para o seu tipo de pele. 

Com a hidratação em dia, nós evitamos que a pele fique áspera, opaca, sem luminosidade, desidratada e até que coceiras e descamações apareçam. Outro ponto importantíssimo é que com a pele sempre hidratada, a formação de rugas e linhas de expressão não é ressaltada, pois a hidratação previne o aparecimento desses sinais, inclusive de estrias.  

Onde encontrar:

A água termal  está presente na maioria das lojas on-line do Brasil, como drogarias e perfumarias. Link de lojas aqui abaixo.

americanas.com

http://promo.actionpay.ru/panel/5bf008a26c42600c4f0135b9/15429/pt

Sephora:

http://costplace.ru/5bf44a876c42607e5e142eb4/subaccount

 

 

Links importantes:

http://www.sbd.org.br/

http://www.peleesaude.com/

 

*imagem: pinterest e google

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

(12) Comentários

  1. Lucimar da Silva Moreira diz:

    Você trouxe ótimas informações sobre a água termal muitas vezes a pessoa usa e não sabe os benefícios dela, mais lendo o post aqui vi que os benefícios da água termal são ótimos para a nossa pele, não sabia que ela também hidrata os cabelos, gostei muito do post, bjs.

  2. Eu não sabia dos benefícios. Adorei! Obrigada pela dica.

  3. Monique Bittencourt diz:

    Benefícios tem de montão né? Depois que conheci nunca mais larguei.

  4. Agua termal é muito bom, uso direto, ainda mais agora no verao

  5. Eu imaginava que a água termal era boa mas não que ela tinha tantos benefícios e benefícios para o cabelo após um dia de praia e de piscina me impressionou! Vou comprar para testar, com certeza com tantas coisas boas é um produto que vale a pena ter.

  6. Muito bom, eu conhecia muito pouco sobre a água termsl

  7. Eu sou viciada em água termal, já experimentei de várias marcas e não vivo sem.
    Uso de manhã e à noite, todos os dias.

  8. Alessandra Vieira diz:

    Costumo usar após ficar muito tempo no sol, dá uma sensação muito boa. Não havia pensado em usar antes da make ainda, mas vou aderir.

  9. maluizace diz:

    Não sabia que tinham transformado em cosmético! Sobre a água termal só conhecia as das fontes mesmo! rs
    Adorei conhecer o assunto. Parabéns pelo post super informativo.

  10. Eu uso muito água termal e principalmente no fim do dia após limpar a pele . Já testei nalgumas marcas das mais caras as mais baratas.

  11. Realmente vou te falar uma coisa: eu não sabia que a água termal tinha tantos benefícios assim, belo post
    Bjs,
    🌻keilycesporkeilaluciablog🌻

  12. Alessandra Vieira diz:

    Estou fazendo um tratamento para acne e minha pele ficou um pouco sensível, estou usando água termal para dar uma suavizada na vermelhidão e acalmar a pele, tem sido ótimo.

Deixe uma resposta