Saúde

Como emagrecer rápido e saudável com caminhadas regulares 

Já imaginou um exercício que além emagrecer traz inúmeros benéficos para saúde? Aqui vamos ensinar a você como deve usar as suas caminhadas, não só para manter-se longe de doenças, mas como para estimular o emagrecimento! 

A caminhada atende a todos os públicos, qualquer idade e condição física, podendo se adequar a rotinas muito apertadas, trazendo diversas vantagens para quem caminha. A vida moderna e seu cotidiano exaustivo estão afetando diretamente a saúde de muitas pessoas. Diante desse cenário preocupante, a caminhada surge como uma alternativa prática e prazerosa, trazendo diversas vantagens para a saúde, seja do corpo ou da mente. 

Fazer uma caminhada de curta duração é uma ótima opção para cuidar de sua saúde. A caminhada ajuda você, desde a perder peso e levantar o humor, até controlar o diabetes e baixar a pressão arterial. 

Sem dúvida que a caminhada é uma das formas mais simples que há para movimentar o corpo e defender a nossa saúde, sendo a base de todo o gênero de exercícios associados ao esforço físico. 

 

 

O ritmo da caminhada se encontra relacionado com a finalidade de cada um de nós: por exemplo, aqueles que pretendem trabalhar os músculos devem investir num ritmo mais forte e controlado. No entanto, para quem está começando, é aconselhável um ritmo moderado.  

A caminhada é indicada por diversos profissionais da área de saúde, esse tipo de exercícios pode queimar até 400 calorias em 1 hora, mas muito mais do que um papel estético importante 

Se tiver dúvidas sobre o tempo que deve caminhar, a intensidade ou a forma de fazê-lo continue lendo. 

 

Aqui vamos apontar os inúmeros benefícios da caminhada para a Saúde 

 

 1.Perda de peso 

 A caminhada possui um papel muito importante para a queima de calorias e em um dia a dia tão apertado, com tarefas domésticas e trabalhos ocupando a maior parte do tempo das pessoas, ela surge como uma forma rápida e prática para perder. 

  • Caminhe em torno de 60 minutos, depois do jantar, pois desse jeito você perde até duas vezes mais peso que em qualquer outro horário, diminuindo igualmente a presença de açúcar e gordura no sangue; 
  •  Pratique o exercício ao ar livre, o que eleva os níveis de energia e possibilita uma maior queima de calorias; 
  •   Regule bem a respiração para que mais energia possa ser aproveita, ampliando as taxas de oxigênio no corpo e, desse modo, aumentando o desempenho na caminhada; 
  • Eleva a intensidade do exercício, começando com 10 minutos leves, apressando seguidamente e voltando a reduzir o ritmo nos últimos 10 minutos. Sempre tendo atenção a seus limites, para que a caminhada não seja uma experiência desagradável. 

Em apenas uma hora de caminhada, pode queimar muitas calorias. Trilhas são muitas vezes mais suaves sobre as articulações dos tornozelos e joelhos que asfalto ou concreto. Se você for para as montanhas ou morros, os resultados de perda de peso são ainda melhores. E quanto mais vezes fizer na semana, maiores as chances da perda de peso. 

 2.Intensifica a ideia do tempo 

 Com caminhadas, você pode traçar o seu próprio curso. E você define seu próprio ritmo e distância. Pode decidir sobre uma caminhada à tarde, um fim de semana na floresta, ou uma experiência de longa distância. 

 3.Fortalece o corpo inteiro 

 Caminhar regularmente pode fazer seu bumbum ficar em melhor forma, por exemplo. Você vai trabalhar o seu corpo inteiro, especialmente, a parte inferior do corpo, como pernas, coxas e glúteos. 

 4.Controla a diabetes 

 Caminhada regular ajuda a controlar ou mesmo impedir a diabetes, diminuindo seu nível de açúcar no sangue. Uns 20 a 30 minutos a pé podem ajudar a liberar insulina, uma substância responsável pela absorção da glicose e diminuir o açúcar no sangue. 

Faça o seguinte: Use um bom par de sapatos e roupas confortáveis e caminhe por trinta minutos, isso ajudará a realizar uma caminhada bem-sucedida. 

 5.Baixa pressão arterial e colesterol 

 Caminhando pelas trilhas em um ritmo regular diminui a pressão arterial e colesterol, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas, diabetes e AVC (acidente vascular cerebral). 

 6.Previne a osteoartrite 

 A osteoartrite é uma doença degenerativa que provoca dores nas articulações, inchaço e rigidez e a caminhada é uma ótima forma de exercício que envolve o impacto dos pés com o chão, criando mais estímulos elétricos nos ossos. Isso ajuda a prevenir a condição que enfraquece os ossos como a osteoporose, visto que a pessoa consegue absorver melhor o cálcio. As pessoas que participam de atividades aeróbicas moderadas como a caminhada têm os joelhos saudáveis, porque pode ajudar a manter a cartilagem saudável. 

Faça o seguinte: Recompensa-se. Depois de manter a sua nova rotina de pé por algumas semanas, compre um novo par de sapatos, vá a uma manicure, ou qualquer outra coisa que irá mantê-lo motivado. 

 7.Favorece a socializar 

 Uma caminhada de longa distância planejada pode ajudá-lo a criar laços emocionais enquanto você pratica o exercício. Além disso, a interação incentiva você a se envolver com o seu treino como um estilo de vida, em vez de uma tarefa árdua. Gastar tempo ao ar livre aumenta a capacidade de concentração e habilidades de resolução de problemas criativos. 

 8.Protege contra a demência 

 Andar a pé, o que melhora o fluxo sanguíneo cerebral e reduz o risco de doença vascular, pode ajudá-lo a afastar a demência, uma perda que muitas vezes vem com a velhice. 

Faça o seguinte: Baixe músicas que você gosta de ouvir em seu celular e escute enquanto você anda. 

 9.Aumenta os níveis de felicidade e reduz a depressão 

Caminhada é uma terapia adicional que podem ajudar as pessoas com depressão grave se sentirem menos deprimidas, visto que libera a endorfina, um hormônio responsável pela alegria e bem-estar. Ela pode até mesmo inspirar aqueles que sofrem com a doença a levarem uma vida mais ativa. 

Faça o seguinte: Saia ao ar livre! Quando o tempo permitir, passeie na natureza, respire ar puro 

 10.Conecta com a natureza

Estar na natureza, longe do caos de nossas vidas diárias e tecnologia, pode permitir as pessoas se conectarem elas mesmas e com a natureza de uma forma que traga paz e uma sensação de bem-estar. Escolha paisagens naturais inspiradoras para admirar e explorar. 

11.Torna o coração e as veias mais fortes 

Afinal, a caminhada possibilita um aumento da frequência cardíaca. 

Daí que haja uma diminuição da hipótese de sofrer um AVC, além de existir um aumento no colesterol bom e uma redução no colesterol ruim. 

 

Dicas para fazer caminhada 

Para a caminhada ser proveitosa, é importante que haja o devido preparo para evitar imprevistos e acontecimentos que prejudiquem na hora de caminhar. Para isso, veja as dicas abaixo: 

  • Faça caminhadas em lugares seguros, para evitar acidentes e perigos; 
  • Leve uma garrafa de água ou isotônico com você; 
  • Alongue-se antes e depois de caminhar; 
  • Leve um lanche leve, como uma barra cereal, para recompor as energias; 
  • Vista-se com roupas leves e apropriadas para exercícios físicos; 
  • Se estiver fazendo sol, passe protetor solar. 

 Caminhada para a saúde, dá para perceber que caminhar é o exercício ideal para o cotidiano. Além disso, esteja sempre em dia com o acompanhamento médico e de um profissional de educação física. 

Se com todas essas dicas, você ainda não se convenceu, veja o que o doutor Drauzio Varella tem a dizer sobre exercício no vídeo: 

 Não perca as nossas dicas e trate de começar as suas caminhadas saudáveis, mas antes é recomendável consultar um médico da área.

Boas caminhadas!

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

(24) Comentários

  1. Não sou muito fã de caminhada, pq eu prefiro correr. Mas sempre caminho um 1km antes e outro depois das minhas corridas. É muito bom pro corpo e pra alma. beijos

    1. Olá, Yamin!!
      Muito obrigada pelo comentário!!
      Correr é melhor ainda! Você tem toda a razão, faz bem para o corpo e para alma!
      Beijos

  2. Nossa que post maravilhoso!! Não sabia que uma simples caminhada poderia ter tanto efeito positivo na nossa vida!! Apesar de hoje em dia a cidade não está muito segura quando conseguir uma pistar para caminhar com certeza farei!

  3. Prosa Amiga diz:

    Caminhar faz muito bem para a saúde, ajuda a fortalecer a musculatura e ajuda a emagrecer.
    Não sabia que caminhar faz um efeito melhor para o organismo, preciso começar logo a fazer caminhadas.
    Bjinhos,
    http://www.prosaamiga.com.br

  4. Minhas inspirações Por Sara Menezes diz:

    Realmente a caminhada traz muitos benefícios para nossa saúde, e também para nossa mente. Pena que pouca gente gosta de se exercitar dessa maneira 😉

  5. Todos os motivos citados são plausíveis dia que melhora o corpo em tudo e eu já faço corrida e caminhada a mais de cinco anos e conheço bem todos os benefícios e recomendo também.bjs

    1. Olá Gatapitty!!
      Muito obrigada pelo comentário!!
      Que bom que você prática, correr é ainda melhor!!
      Beijos

  6. Caminhar faz um bem mesmo, além de ajudar a emagrecer
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    1. Olá, Arrojadamix!!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Caminhar faz bem para tudo!!
      Beijos

  7. maluizace diz:

    Poucas vezes li um post tao completo e cheio de informações sobre os benefícios de uma atividade fisica. Caminhar realmente é um hábito importante que qdo inserido no nosso dia a dia pode vir a mudar completamente o modo como vivenciamos nossa rotina. Adorei todas as dicas!

    1. Olá, Maluizace!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Caminhar é tudo de bom!! Não deixe de inserir no seu cotidiano, vai te trazer inúmeros benéficos!!
      Beijos

  8. Gaby Castro diz:

    Caminhada é tudo de bom! Eu sempre fiz na esteira aqui perto da onde moro é ruim de andar muita estrada com gente lok dirigindo kkkk

    1. Olá, Gaby!!
      Muito obrigada pelo comentário!!
      Que bom que você faz caminhada!! Não importa onde caminhar, se é na esteira ou na rua, o importante é praticar !!
      Beijos

  9. Fiquei cansada só de ler esse post hahahahhaha brincadeira. Realmente gostei da publicação, pois nos mostra que o exercício físico, de fato, faz bem para nossa saúde. Terei que começar novamente e foi bom saber os benefícios.

    1. Olá, Gabrielle!
      Muito Obrigada pelo comentário!!
      Os exercícios físicos são essenciais para saúde, principalmente a caminha!! Não deixe de tentar!
      Beijos

  10. Raquel Pereira diz:

    Post completíssimo, adorei as dicas, adorei saber mais sobre as caminhadas, eu vou pra academia e faço esteira, mas… com toda certeza caminhadas ao ar livre são 100000x melhores. Tanto que vou tentar começar uma rotina de 30min exercícios.

    1. Olá, Raquel
      Caminhadas são excelentes!! Tenta começar tenho certeza que vai ter resultados surpreendentes.

  11. Adorei o post! Concordo plenamente com tudo que disse. Eu fiz caminhada por um tempo aliada a uma reeducação e emagreci 15 kgs. Mas o que eu gostei além disso foi a disposição e a saúde que ganhei com a caminhada. Realmente pra mim, é o melhor exercicio haha. Adorei o post!

    1. Olá, Jaque!!
      Obrigada pelo comentário!
      Nossa, que maravilha!! Você emagreceu 15kgs, parabéns. Adoro saber de superação como a sua, pois não é fácil emagrecer 15kgs. Caminha é um excelente exercício, realmente da muita disposição e faz bem para tudo!!
      Beijos

  12. Caminhar é muito bom, estimula bastante e com o tempo a gente começa ate a correr

    1. Olá, Ingrid
      Verdade, quando adquirimos o hábito de caminhar, e um passo para começar corres!!

  13. Dany Bello diz:

    Eu adoro fazer caminhadas, parabéns pelo post, está muito informativo.
    Beijos
    http://Www.espacogattena.com.br

    1. Olá, Dany
      Muito obrigada pelo cometário!!
      Beijos

  14. Olá!
    Verdade, temos que estra nos exercitando, e a caminha é uma grande aliada, tem gente que pensa que não é, mas ajuda bastante em todos os sentidos rs’ melhora e muito o humor e a ansiedade, desde que comecei a me exercitar diminuiu bastante o estresse rs’ super recomendo! ótimos post!

    beijos

Deixe uma resposta