Saúde, Saúde e bem-estar

Síndrome de Savant: saiba o que é

Você já ouviu falar na Síndrome de Savant? Provavelmente, sim, pois essa síndrome ficou muito conhecida depois da série “The Good Doctor”, criada por David Shore, na qual conta a história de um residente de cirurgia, Shaun Murphy, que é autista e apresenta Síndrome de Savant. O savantismo ajuda ele em diversos momentos de sua profissão.

A síndrome de savant ou síndrome do sábio, também chamado de Savantismo, é um distúrbio psíquico. A condição é um mistério que fascina e intriga a ciência. Seus portadores geralmente possuem altas habilidades, incríveis mesmo, como memória extraordinária, e ao mesmo tempo sérios problemas de desenvolvimento, como dificuldade para falar e se relacionar socialmente.

Embora a Síndrome de Savant seja pouco conhecida, há registros de literatura científica desde meados do século 18, quando o psiquiatra Benjamim Rush descreveu a incrível habilidade de Thomas Fuller para lidar com números.

No entanto, em 1887, o médico John Langdon Down (conhecido até então por ter identificado a síndrome de Down) descobriu 10 pessoas com a Síndrome de Savant.

Esta Síndrome é mais comum desde o nascimento, aparecendo frequentemente em crianças com autismo, porém também pode se desenvolver na idade adulta quando se sofre traumatismo cerebral, ou alguma virose com encefalite. 

O que é Síndrome de Savant?

A Síndrome de Savant é um distúrbio psíquico raro que faz com que algumas pessoas tenham habilidades intelectuais extraordinárias, em áreas específicas, em particular concretas e peculiares, conhecidas também como “ilhas de genialidade” e “prodígios” mas, ao mesmo tempo, mostram limitações associadas a um déficit cognitivo/intelectual. 

Além do que, apresentam habilidades excepcionais em áreas como cálculos, artes, memória, música, associadas a limitações que afetam, muitas vezes, o poder de comunicação. Esses talentos estão sempre ligados a uma capacidade extraordinária de memória acima da média (podem, por exemplo, ler um livro inteiro e decorar cada palavra lida), porém nem sempre com boa compreensão.

Uma pessoa com Síndrome de Savant pode, por exemplo, não consegui fazer o cálculo de uma compra no mercado sozinho, mas consegue responder cálculos complexos de cabeça rapidamente; pode ser capaz de executar peças musicais em um instrumento ou com a voz sem conhecimento prévio, entre outros. Embora raro, é descrito na literatura médica desde 1789 e está intimamente ligado ao autismo.

No entanto, uma em cada dez pessoas dentro do espectro autista têm tais habilidades notáveis em graus variados, embora a Síndrome de Savant possa ocorrer em outras síndromes do desenvolvimento ou outras situações.

Diferenças e semelhanças entre  Síndrome de Savant e o Autismo

O autismo geralmente está associado a deficiências de comunicação social, e por sua vez a capacidade cognitiva. O indivíduo portador de Savant possui determinadas áreas cognitivas além da capacidade humana, como memorizar livros inteiros por toda vida, fazer cálculos mentais de multiplicação acima de 7 dígitos, entre outros fatores. Embora compartilhe de características em comum com qualquer outro autista, possui sua habilidade de aprendizagem preservada, sendo capaz de desenvolver parcialmente relações pessoais.

O caráter comum entre autismo e síndrome de Savant, é fato de possuírem dificuldades arbitrárias em relacionar-se, demonstrar emoções, enfrentar mudanças de rotina, interesse focado em partes de objetos e anormais, estereotipia, ecolalia, maneirismos, entre outros sintomas.

Os Savants possuem uma habilidade inata, ou seja, não precisam estudar para dominar certo tema. Já, um músico autista pode, por exemplo, ter grande interesse em Mozart e saber tocar todas as peças, explicando como foram criadas, como devem ser tocadas etc. Enquanto um músico Savant, mesmo sem ter estudado, consegue tocar uma sinfonia após escutá-la uma única vez, por exemplo.

Principais características da Síndrome

Como abordado anteriormente, a principal característica da Síndrome de Savant é a capacidade extraordinária em determinadas áreas, algumas frequentes e ou outras habilidades não tão frequentes como:

  • Arte
  • Música
  • Cálculo de calendário
  • Matemática
  • Habilidades mecânicas/visuoespaciais.
  • Linguagem (poliglotia)
  • Discriminação sensorial
  • Atletismo
  • Conhecimento em áreas específicas, como neurofisiologia, estatística, programação de computadores

 Essas capacidades podem estar relacionadas com:

  • Memorização: é a capacidade mais comum nestes casos, sendo comum a memorização de horários, listas telefônicas e até dicionários completos;
  • Cálculo: são capazes de fazer cálculos matemáticos complexos em poucos segundos, sem utilizar papel ou qualquer aparelho eletrônico;
  • Habilidade musical: são capazes de reproduzir uma peça musical inteira após a ouvirem apenas uma vez;
  • Habilidade artística: apresentam excelente capacidade para desenhar, pintar ou fazer esculturas complexas;
  • Linguagem: conseguem compreender e falar mais do que uma língua, existindo casos em que desenvolvem até 15 línguas diferentes.

Diagnóstico de Síndrome de Savant

O diagnóstico da Síndrome de Savant é clínico, ou seja, o médico avalia o histórico clínico do paciente, com auxílio de avaliação neuropsicológica.

O objetivo é identificar e valorizar as áreas de destreza e utilizar as facilidades para minimizar a falta de habilidades em outras áreas.

Depois disso, o especialista irá entender se será necessário algum diagnóstico diferencial que tenha indicação de tratamento específico. Uma lesão por AVC ou tumor, por exemplo, exige terapias rápidas e bem direcionadas para cada caso.

Há casos em que a criança é diagnosticada com autismo e só mais tarde se observam habilidades extraordinárias e há outros em que o autismo só é observado mais tarde.

Tratamento de Síndrome de Savant

A Síndrome de Savant não possui cura.

Não existe nenhum tratamento específico para a Síndrome de Savant, porém, é feito com terapia ocupacional para ajudar no desenvolvimento da capacidade extraordinária do paciente.  Como essa condição está associada a outros déficits relacionados à socialização e solução de problemas, por exemplo, se pode adotar a terapia para minimizar essas dificuldades e aumentar outras habilidades.

Casos famosos de Síndrome de Savant

Os casos mais conhecidos de savantismo são:

  1. Kim Peek (1951-2009): embora não conseguisse realizar ações simples como abotoar a camisa, o estadunidense ficou conhecido por decorar mais de 12 mil livros na íntegra. Sua história inspirou o filme “Rain Man” (1988).
  2. Stephen Wiltshire (1974): nascido com autismo, o arquiteto britânico consegue desenhar com maestria paisagens e locais que viu uma única vez. Assista aqui!
  3. Temple Grandin (1947): nascida com autismo, a norte-americana conquistou um bacharelado em psicologia, um mestrado em zoologia e um PhD na mesma área. Suas pesquisas e invenções melhoraram o tratamento de animais em fazendas e abatedouros.
  4. Jacob Barnett (1998): com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Jacob, também dos Estados Unidos, é o menino mais jovem a entrar na faculdade para estudar Física da matéria condensada. Ele tem um QI maior que o de Albert Einstein!

Além disso, a série “The Good Doctor”, conta a história de Shaun Murphy, que é autista e apresenta Síndrome de Savant. Ele é um médico capaz de fazer diagnósticos difíceis porém apresenta grande dificuldade em se comunicar e lidar com os diferentes tipos de demandas sociais.

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta