Beleza, Saúde e bem-estar

Óleo de argan: conheça seus benefícios

Você conhece o óleo de argan? Ele é uma espécie de joia da natureza marroquina, por ser extremamente raro e possuir propriedades que fazem com que seja considerado quase como um ouro líquido extraído de uma árvore.

O óleo de argan nasce na região sudoeste de Marrocos, área desértica que foi declarada como património florestal mundial da humanidade. É obtido através da pressão das amêndoas que são extraídas da árvore Argania Spinosa. Além disso é manual e tradicional, feito por mulheres marroquinas. As sementes são deixadas ao sol para secarem. Em seguida, são esmagadas e prensadas em um moinho de pedra – onde se extrai o óleo.

Todo o processo é natural, demorado e caro, além de não utilizar nenhum produto químico. Para se ter uma ideia de quanto esse produto é precioso, para conseguir um litro de óleo de argan, é preciso ter 30 kg de sementes do fruto.

O óleo de argan é usado em diversos produtos de beleza e cosmética. Mas precisamente por ser usado em vários produtos é de salientar que, para ter o benefício do óleo, é necessário que ele esteja apresentado na sua forma pura, virgem, ou seja, 100% natural.

Conheça agora as propriedades e os principais benefícios do óleo de argan para beleza.

Propriedade 

O óleo de argan é rico em vitaminas A, D e E. Também contém altos níveis de ácidos graxos essenciais, ômega 6, 9, carotenóides, polifenóis e fitoesteróis. 

10 Benefícios do óleo de Argan 

Graças à sua rica composição, o óleo tem diversas funções e propriedades que ajudam no tratamento dos cabelos, da pele e unhas. Dentre os benefícios de seu uso, estão:

1- Ação anti-frizz

Ao hidratar, o produto permite que a pele absorva melhor os nutrientes. Devido a componentes como as saponinas e a vitamina E, o óleo garante efeitos antienvelhecimento. Ainda, tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, além de ser capaz de restaurar a camada hidrolipídica da pele, deixando-a mais firme e elástica.

2- Ação anti-frizz  

Ele tem a capacidade de selar as cutículas dos cabelos, reduzindo o volume e o frizz, o que consequentemente deixa os fios mais alinhados e controla os fios mais rebeldes.

3- Efeito anti-inflamatória

A ação anti-inflamatória e cicatrizante, além de ser capaz de restaurar a camada hidrolipídica da pele, deixando-a mais firme e elástica, devolvendo a elasticidade dos cabelos, que acaba sendo perdida durante os processos de coloração. 

4- Brilho intenso

Uma das maiores reclamações de quem tem o costume de colorir os cabelos é que os fios ficam opacos e sem brilho depois da coloração. O óleo de argan é um ótimo aliado para devolver o brilho e deixar o seu cabelo ainda mais iluminado do que o normal.

5- Controle de pontas duplas 

Por agir diretamente nas estruturas internas, o óleo de argan fortalece os fios, evitando que eles fiquem quebradiços após os processos químicos 

6- Protege os fios

O óleo de argan protege os fios de todos esses danos, sejam eles naturais, como o calor e o vento, como químicos, como escovas e colorações. Utilizando o produto é possível ter os cabelos na cor que você deseja, com fios saudáveis, macios e com brilho.

7- Fecha as escamas  couro cabeludo

Para revitalizar o couro cabeludo basta esquentar em banho-maria um pouco de óleo de argan e aplicar diretamente na raiz, massageando bastante. Isso estimula a circulação, revitaliza o couro cabeludo e estimula o crescimento capilar.

8- Pele saudável 

O óleo que suaviza, nutre, hidrata profundamente, amacia, proporciona brilho, estimula a elasticidade ( pois estimula a oxigenação), restaura a camada hidrolipídica (por isso serve como agente hidratante e nutritivo) e combate doenças de pele como a  psoríase, por exemplo.

9- Ação antioxidante

Restauração do pH natural da pele, além de combater o envelhecimento e a acne, ainda trata a irritação da pele e diminui marcas de estiramento da pele na gravidez (estrias) e queimaduras.

10- Unhas fortes

O óleo de argan também pode ser utilizado nas unhas, sobretudo nas unhas frágeis e quebradiças, pois restaura, regenera, endurece e evita a descamação que é tão comum nas unhas mais frágeis e finas.

Onde encontrar 

Ela pode ser encontrada fresca, desidratada e em cápsulas. É clicar no produto:



Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta