Beleza, Saúde

Peeling de fenol profundo: o que é, e cuidados

Recentemente, viralizou nas redes sociais a publicação de uma clínica de estética e dermatologia de Caxias do Sul (RS) que mostrava como funciona o procedimento chamado peeling de fenol profundo

O peeling de fenol profundo é um procedimento estético de rejuvenescimento que utiliza a substância do fenol juntamente com outras substâncias que ajudam na sua penetração. 

Esse tratamento é aplicado um ácido sobre a pele capaz de remover a camada mais externa, ajudando a promover o crescimento de uma pele mais lisa e uniforme, principalmente nos casos em que há sinais dos efeitos da radiação do sol, presença de rugas mais acentuadas, flacidez, cicatrizes e manchas, apresentando bons resultados apenas com uma aplicação.

Conheça mais sobre o peeling de fenol profundo.

O que é Peeling de Fenol?

O Peeling de Fenol é um tipo de tratamento estético químico profundo que utiliza o fenol para promover um rejuvenescimento intenso. Nesse procedimento é aplicado ácido na pele para remover a camada mais externa e os efeitos são mais drásticos e agressivos que os demais peelings químicos.

O fenol é um antisséptico potente, mas pouco utilizado, porque é altamente tóxico quando usado em concentrações mais eficientes. Na dermatologia, ele pode ser usado a partir de 50%, sendo que em concentrações acima de 80% é quando causa mais necrose, que a gente chama de querato coagulação. É o que acontece, por exemplo, com os peelings mais profundos.

Ele só é indicado para pessoas de pele muito clara e com muitas rugas. O peeling de fenol é só para rugas, não serve para cicatrizes, por exemplo. Além do mais, só médicos podem fazer o peeling – geralmente são os dermatologistas ou cirurgiões plásticos.

Todavia, a aplicação deve ser feita em um centro cirúrgico com anestesia e monitoramento cardíaco, já que o fenol é cardiotóxico (apresenta efeito nocivo sobre a ação do coração) e pode provocar uma arritmia e até uma parada cardíaca.

Quanto tempo dura o efeito?

O tempo do efeito do peeling de fenol vai depender da concentração do fenol para cada caso. No entanto, há casos que com apenas uma aplicação, é possível conseguir um resultado muito expressivo.

Quanto tempo dura o efeito?

O pós-procedimento não é fácil e é bem agressivo, assim como, pode levar até um ano e meio até que o rosto cicatrize por completo.

O paciente vai sentir dor no local horas após a aplicação. No dia seguinte, o rosto fica muito inchado, como se fosse uma queimadura. Dependendo da profundidade, ele começa a ter uma descamação e a pele começa a soltar após uma semana, 15 dias. Nesse período, é preciso ficar em casa, não pode sair ao sol e deve aplicar um hidratante emoliente na pele.

Riscos e contraindicações

Os riscos do peeling de fenol podem ocorrer durante a aplicação e no pós-procedimento. Dessa forma, dermatologistas reforçam que durante a aplicação, há o risco de comprometer o coração, como arritmias cardíacas e elevação da pressão arterial, além das alterações no fígado e nos rins.

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta