Salsão, conhecido também como aipo, é um vegetal é muito usado na alimentação saudável, e em varias receitas de sopas, saladas, coquetel Bloody Mary, snack ou em suco verde. Originária da Europa, o salsão, possui diversas propriedades terapêuticas, além de ser rico rico em fibras, água, e com poucas calorias, dessa forma pode ser utilizado como remédio caseiro para emagrecer.
Versátil, esse vegetal se utiliza praticamente tudo, desde a raiz, o caule e suas folhas, apresenta sabor levemente adocicado quando combinado com outras hortaliças.
Além disso, o aipo possui propriedade hepatoprotetora, hipoglicemiante, anti-inflamatória, analgésica, vitamina C, ácido fólico e carotenos, elementos essenciais para fortalecer a imunidade e combater diversas doenças.
Confira a seguir, tudo o que o aipo tem de bom para acrescentar à sua saúde.
Propriedades do salsão
O salsão é rico em vitaminas — principalmente a K e a C — e em minerais, como magnésio. Sobretudo tem ainda uma quantidade enorme de fibras, o dobro das presentes numa mesma porção de alface comum, por exemplo. Bem como é rico em flavonoides, água, ferro, potássio, fósforo, cálcio, sódio e vitamina B.
Além de possuir apenas 16 calorias a cada porção de 100 g e traz propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, expectorantes, laxantes, diuréticas e tônicas.
8 Benefícios do salsão
1- Contribui para perder peso
Com poucas calorias e muitas fibras, além de rico em vitaminas do complexo B e devido a sua ação diurética, o salsaão ajuda na perda de peso desde que associado a uma alimentação saudável e equilibrada, já que diminui a retenção de líquidos, aumenta a sensação de saciedade e fornece vitaminas essenciais para o organismo.
2- É um ótimo diurético
O salsão possui grandes propriedades diuréticas e, por isso, é capaz de desintoxicar e limpar os rins, além de eliminar toxinas do organismo. Consumido como chá, trata infecção urinária, combatendo os micro-organismos que prejudicam a bexiga.
3- Combate alguns tipos de câncer
Os poliacetilenos e a apigenina presentes no salsão ajudam a reduzir a toxicidade e combatem a formação de câncer, principalmente o de mama, intestinal e leucemia.
4- Ajuda a combater infecções
O salsão é usado medicinalmente há séculos como um alimento antibacteriano. Pois, ajuda a prevenir problemas como gota e artrite, doenças que inflam as articulações do corpo. Esse nutriente também auxilia na fixação de cálcio no organismo, algo importante para prevenir a osteopenia.
5- Reduz o envelhecimento precoce
É um vegetal rico em vitamina C e compostos antioxidantes, como os flavonoides, que atuam combatendo os radicais livres e evitando o dano celular, prevenindo, assim, o envelhecimento prematuro e doenças crônicas.
6- Alivia cólica menstrual
O chá de salsão pode ser um grande aliado para diminuir dores e cólicas, devido à sua ação antiespasmódica.
7- Reduz o colesterol ruim
Os ácidos fenólicos, flavonas e flavonóis presentes no salsão ajudam na redução do colesterol ruim. Além disso, por relaxar os vasos sanguíneos, estes componentes combatem a pressão alta e diminuem os riscos de doenças cardiovasculares.
8- Ajuda na saúde gastrointestinal
O salsão possui muitas fibras que favorecem os movimentos intestinais, ajudando a aliviar a prisão de ventre. Assim como, poderia proteger a mucosa gástrica e evitar a formação de úlceras. Além disso, alguns estudos sugerem que o aipo poderia atuar como analgésico e antiespasmódico, aliviando a dor de estômago.
Como consumir
O Salsão pode ser consumido cru, cozido no vapor ou no forno, e ser incluído em diferentes receitas como molhos, sopas, saladas, cremes, ou em forma de palito como snacks com queijo branco e ervas. Além disso, também pode ser utilizado para preparar sucos, vitaminas ou chás.
Contraindicação
Existem pessoas que são alérgicas à compostos presentes no salsão, e podem apresentar inchaço, urticária ou dificuldade de respirar ao ingerir. Para descobrir, é preciso fazer exames sob prescrição médica.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: