Saúde, Saúde e bem-estar

Cefaleia refratária: o que é, sintomas e tratamento

A cefaleia refratária se trata de dores de cabeça comuns, porém constantes, que possuem um difícil tratamento e que não respondem a qualquer medicamento. Entretanto, as pessoas que têm dor de cabeça recorrente, como enxaqueca, que é muito comum, apresentam mais chance de evoluir para esse quadro de cefaleia refratária.

Cefaleia conhecida como “dor de cabeça” é uma das queixas mais frequentes na prática médica do dia a dia e constitui importante problema de saúde pública. Estima-se que 90% da população pode referir algum tipo de cefaleia em alguma época da vida.

A cefaleia pode se apresentar como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou também surgir com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca. 

Já a cefaleia também pode surgir conjunto de sintomas de outras doenças e condições médicas, servindo como um alerta de que algo não está funcionando direito no corpo e isso precisa ser verificado por um médico qualificado.

O que é cefaleia refratária?

A cefaleia refratária é toda dor de cabeça que não melhora com analgésicos, anti-inflamatórios. Refratária à analgesia quer dizer que a dor não está passando com o remédio convencional. As medicações convencionais para uma dor de cabeça, caso de mulheres grávidas, não estão causando efeito. 

As cefaleias tipo enxaquecas são comuns nas mulheres, mas durante a gestação a grande maioria das mulheres relata alívio da intensidade das crises ou mesmo ausência de cefaleia tipo enxaqueca em torno de 55 a 90%. Geralmente, tende a diminuir ou a desaparecer porque os hormônios tendem a estabilizar.

No entanto, durante a gestação pode-se observar uma piora da cefaleia em algumas mulheres, decorrente da vasodilatação e edema cerebral por ação da progesterona. Parece ser mais intensa em pacientes com história prévia de enxaqueca e agravada por hipoglicemia, calor, fadiga e ansiedade. 

Sintomas da cefaleia 

Os sintomas vão depender de qual é a causa da cefaleia. Por exemplo, na enxaqueca, a dor de cabeça costuma ser mais forte de um lado, tipo pulsátil, forte intensidade, com náuseas e vômitos, foto e fonofobia e piora com esforço físico. 

No caso da cefaleia tipo tensional, a dor de cabeça é bilateral, tipo peso e de menor intensidade que na enxaqueca.

Tratamento da cefaleia 

O tratamento da cefaleia vai depender diretamente do tipo de cefaleia que a pessoa possui. Em muitos casos, como os da cefaleia de tensão, o paciente precisa remediar aquilo que está servindo como gatilho para a dor, para evitar ter dores de cabeça.

Existem medicamentos variados que podem auxiliar a diminuir a dor da cefaleia, que devem ser administrados de acordo com o tipo de cefaleia, além de tratamentos que aniquilam ela por completo. 

No caso de mulheres grávidas, devem ir imediatamente ao obstetra para confirmar a causa e iniciar o tratamento adequado, uma vez que a pré-eclâmpsia pode prejudicar gravemente a gestação, se não for corretamente avaliada e tratada.

Para tratamento durante a gestação, há uma certa ressalva no uso de alguns medicamentos como triptanos, ergotamina e anti-inflamatórios, podendo reduzir o arsenal terapêutico. O uso das medicações deve sempre considerar a idade gestacional, a maturidade do feto e eventuais riscos que possam ocorrer.

O ideal é procurar ajuda médica para entender o que pode estar causando dores de cabeça com tanta frequência.

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Ofertas do dia Amazon  

 

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta