A farinha de arroz integral é o produto que surge após a moagem do arroz, vem de um cereal hipoalergênico, ou seja, o arroz é o cereal com menor capacidade de provocar alergias. Quando integral, seus benefícios à nossa saúde são mais perceptíveis, isso porque, nele, encontramos, somente amido e certas quantidades de minerais, fibras, proteínas, lipídeos e vitaminas.
Além disso, ela possui um sabor suave, é rica em aminoácidos especiais e fibras. Nada mais natural, portanto, do que transformar o arroz integral em farinha, que pode ser utilizada como uma alternativa à farinha de trigo. Até mesmo por não possuir glúten, tem sido bastante utilizada em dietas para celíacos.
Propriedades da farinha de arroz integral
Assim como o arroz, seja o branco ou o integral, há uma série de propriedades que fazem bem à saúde.
A farinha de arroz integral é bastante nutritiva e uma boa fonte de fibras: são 4,6 gramas por porção de 1 xícara de chá (100 g).
Na mesma porção de farinha integral encontramos também 363 calorias, 7,23 gramas de proteínas, 76,48 gramas de carboidratos, 2,78 gramas de gorduras e zero de colesterol.
A farinha de arroz também é rica em proteínas, fibras e vitaminas B1, B2, B5 e B6, cálcio e zinco.
Benefícios da farinha de arroz integral
O arroz integral é um alimento recomendado para todos aqueles que querem emagrecer com saúde e qualidade de vida.
1- Rica em vitaminas
Outra peculiaridade da farinha de arroz está nas vitaminas que oferece, em especial a B6 e a C. Ela possui, em uma porção de 100 g, cerca de 1,76 mg de vitamina B6 e 173 mg de vitamina C. Para efeito de comparação, a mesma quantidade de porção em uma farinha de trigo branca enriquecida com ferro e ácido fólico possui apenas traços desses nutrientes.
2- É fonte de proteínas
Na versão integral, a farinha é uma boa fonte de proteína. E uma boa notícia é que essas proteínas não se perdem quando o arroz é transformado em farinha.
Pode parecer pouca quantidade de proteínas (aproximadamente 7%), mas lembre-se de que a proteína da farinha de arroz não contém colesterol (ao contrário das proteínas de origem animal) e possui baixa quantidade de gorduras – que por sinal é do tipo que faz bem ao coração.
3- Contém fibras
As fibras representam importantes benefícios da farinha de arroz integral para quem está fazendo dieta porque aumentam o volume do bolo alimentar, o que prolonga a saciedade e evita o consumo exagerado de alimentos. Outra atuação das fibras se dá no intestino, onde elas absorvem ainda mais água e aceleram a eliminação de toxinas, prevenindo inchaços e inflamações.
4- Não contém glúten
Outra das vantagens de se consumir receitas preparadas com esse tipo de farinha é que, diferentemente do trigo, ela não possui glúten, sendo uma opção para pacientes que possuem a doença celíaca, por exemplo.
5- Ajuda na saúde para os ossos do corpo
A farinha de arroz é rica em manganês, que ajuda na saúde dos ossos e na melhor absorção de cálcio no seu corpo. Essa farinha protege o seu corpo contra os radicais livres, enquanto produz energia.
Então, não perca tempo de substituir a farinha comum pela de arroz na preparação dos seus alimentos!
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: