Saúde, Saúde e bem-estar

Inhame:10 razões para incluir na sua alimentação

Você já comeu inhame? Inhame é o nome dado ao tubérculo de algumas espécies do gênero Dioscorea. Ele é também conhecido por taro, inhame-branco e taioba-de-são-tomé, é um alimento saboroso, nutritivo e muito popular e amplamente consumido no mundo.

O inhame é uma excelente fonte de fibras,  carboidratos e proteínas, além de conter uma porção insignificante de gordura. Sua ampla quantidade de vitaminas, aminoácidos e minerais o tornam um importante aliado da saúde trazendo inúmeros benefícios para o nosso organismo. 

 O que é inhame?

 O inhame é um rizoma, ou seja, um caule de planta que cresce embaixo da terra. É pequeno e arredondado e tem uma casca marrom, riscada e peluda. Seu interior, contudo, é branco e denso. Seu sabor é neutro e suave, permitindo a combinação com os mais variados temperos.

Principais nutrientes do inhame

O inhame é uma excelente fonte de fibras solúveis e carboidratos complexos: cada 100 g desse tubérculo cozido equivalem a 118 calorias, 1,5 g de proteína, 2,9 g de fibras e 0,2 g de gordura. Além disso, o inhame fornece ao organismo vitamina A e betacaroteno, vitamina C, vitamina B (tiamina, riboflavina, naiacina, ácido pantotênico, pirodoxina e ácido fólico) e minerais como potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

A seguir, conheça os principais benefícios desse alimento.

10 benefícios do inhame para saúde

Apesar de ser bem conhecido, o que muita gente não sabe é que, além da versatilidade e do sabor delicioso, possui várias vantagens para a saúde. Saiba mais:

1- Aliado da saúde feminina

Devido à presença da diosgenina, o inhame tem propriedades especialmente indicadas para a saúde feminina, principalmente na menopausa e SPM (Síndrome Pré-Menstrual). Dessa forma, ele poderia ser usado para ajudar terapias de reposição hormonal e também para reduzir os sintomas da TPM, reduzindo cólicas, irritabilidade, inchaço, dor de cabeça e ansiedade.

2- Fortalece a imunidade

Seu alto teor de vitamina C favorece o funcionamento do sistema imunológico, visto que a substância forma alguns anticorpos do organismo humano. Além disso, essa vitamina é antioxidante e protege o corpo contra as ações nocivas dos radicais livres.

3- Ajuda a combater o mal de Alzheimer

Um estudo publicado no periódico Nutrients mostra que a diosgenina presente no inhame estimula o crescimento dos neurônios e contribui para a melhora da função cerebral, podendo ajudar na prevenção da doença de Alzheimer.

4- Auxilia no emagrecimento 

O tubérculo é pouco calórico e apresenta baixas quantidades de gordura. Além de apresentar carboidratos complexos, o que faz com que a glicose seja liberada de maneira gradativa na corrente sanguínea. Dessa forma, além de ter menos fome ao longo do dia, você também se sentirá mais ativo nos treinos.

As fibras do inhame também causam uma sensação de saciedade, logo, você também comerá menos. Ele pode substituir o carboidrato, como arroz e pão, nas refeições. Além disso, o inhame possui propriedades anti-inflamatórias, o que deixa o corpo menos suscetível a acumular líquidos e toxinas, diminuindo a celulite e inchaços.

5- Facilita a digestão

O alto teor de fibras do inhame ajuda a alimentar e regular as bactérias que formam a microbiota do intestino. Previne-se, assim, a prisão de ventre. Um estudo publicado no periódico Nutrition in Clinical Care descobriu, aliás, que o amido presente no inhame é mais eficaz em proteger a flora intestinal do que o iogurte.

6- Fortalece a saúde cardiovascular

Rico em potássio e em vitamina C, o inhame pode reduzir o colesterol ruim e ajudar no controle da pressão arterial. Isso porque esses nutrientes são capazes de dilatar os vasos sanguíneos e facilitar a circulação do sangue. Ao mesmo tempo, o tubérculo é fonte de vitamina B6, a qual reduz os índices de homocisteína no organismo. Trata-se de um aminoácido encontrado com frequência em vítimas de infarto.

7- Ajuda a evitar a anemia

Fonte de ferro, mineral que participa no processo de transporte de oxigênio realizado pelas hemácias, também apresenta cobre, que ajuda no acesso ao ferro armazenado. Tem também vitamina C, que ajuda na absorção do ferro, vitamina B6, fundamental para a produção de hemoglobina, ácido fólico, que ajuda no processo de maturação das células sanguíneas.

8- Melhora a visão

 O inhame possui vitamina C, que é um nutriente que reduz a probabilidade do surgimento da degeneração macular – que causa a perda da visão em pessoas mais velhas. Além de prevenir a catarata, hidratar os olhos e melhorar a visão noturna.

9- Fonte de energia

Assim como a batata doce, o inhame é rico em carboidratos, ou seja, é um  alimento energético e de alto valor nutritivo, e por isso muito recomendado por nutricionistas e consumido por atletas.

10- Protege contra o câncer

 Estudos clínicos mostram que o consumo de alimentos antioxidantes pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer. Isso porque eles combatem os radicais livres. Essas substâncias podem causar mutações no DNA das células, causando sua reprodução descontrolada e resultando em tumores. Assim como, a diosgenina é capaz de impedir a proliferação de células cancerígenas da mama e o fitoesterol estimula a proliferação de células leucêmicas e o crescimento celular do câncer de cólon.

Quantidade recomendada

Por mais que o inhame seja um alimento saudável, ele é uma fonte de carboidratos e pode ser calórico, portanto o ideal é consumi-lo em baixa quantidade, com uma porção ao dia.

Cápsulas de inhame

O inhame pode ser também encontrado em cápsulas, pois pode trazer maior comodidade para quem deseja incluí-lo no seu no dia a dia

Onde encontrar?

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta