O abacate é originário do México e América Central, pertence à família Lauraceae, gênero Persea. Ele é amplamente encontrado no Brasil, seja na maioria dos supermercados brasileiros e até nos quintais das casas.
No Brasil, o consumo do abacate está atrelado a receitas doces. A maior parte da população brasileira come a polpa do fruto amassada com açúcar e limão ou em forma de vitamina, batido com leite.
No entanto, o abacate tomou conta do mundo inteiro pelo seu sabor, valor nutricional e pela sua versatilidade, podendo ser usado em receitas doces e salgadas.
Apesar de ser uma fruta calórica é uma das mais poderosas em termos nutricionais e funcionais. Hoje sabemos que o abacate não engorda e até auxilia na perda de peso, além de deixar os pratos mais saborosos.
Conheça abaixo as propriedades e os principais benefícios do abacate para saúde.
Propriedades
Excelente fonte de proteínas e ferro, o abacate contém vitaminas A, E, B1, B2, fitesterol, lecitina, tanino e ácido oleíco, linoléico, luteína e palmítico. Além de ser rico em gorduras monoinsaturadas, poli-insaturadas, como ômega-3, sais minerais e glutationa (importante antioxidante).
As calorias do abacate dependerão do tamanho da fruta. Em 100g do alimento, há 96 calorias e 8,4 g de gordura.
10 Benefícios do abacate para saúde
Por muito tempo o abacate foi considerado um alimento calórico, associado ao ganho de peso e gordura corporal. Porém, atualmente, já se sabe que o abacate é uma fruta com alto valor nutricional e que promove diversos benefícios ao organismo.
1- Regula o colesterol
Apesar de ser um alimento rico em gordura, o abacate ajuda a combater o colesterol ruim do organismo. A fruta possui gorduras insaturadas que agem diminuindo a absorção do colesterol no intestino e sua síntese pelo fígado. Sendo assim, auxilia no controle do colesterol LDL (colesterol ruim) e aumenta o colesterol HDL (colesterol bom), além de reduzir os níveis de triglicerídeos do organismo.
2- Prevenção à diabetes
Ele combate a resistência do corpo à insulina, que é um hormônio, produzido no pâncreas, responsável pelo metabolismo do açúcar no sangue de forma a transformá-lo em energia. Dessa forma, ele ajuda a prevenir a diabetes de tipo 2.
3- Ajuda a perder peso
A fruta também é rica em substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória, que reduzem a inflamação das células de gordura, facilitando assim sua eliminação, ou seja, o emagrecimento. Além do que aumenta a sensação de saciedade e, assim, adia a fome. Ele também diminui a carga glicêmica da refeição e ajuda a reduzir a inflamação nas células, o que pode resultar em menos gordura no corpo.
4- Efeito anti-inflamatório
Graças à vitamina E, o abacate age como anti-inflamatório natural.
5- Rejuvenescimento
Como contém glutationa, um dos antioxidantes que mais atua no combate aos radicais livres, fundamental para combater o envelhecimento precoce das células.
6- Diminui o cortisol
A fruta possui também em sua composição uma substância antioxidante chamada glutationa, que é produzida naturalmente pelo organismo. Por isso, ao consumir o abacate a pessoa consegue reduzir o cortisol, o “hormônio do estresse”. A fruta também ajuda a controlar a ansiedade devido.
7- Saúde ocular
Os abacates contêm luteína e zeaxantina, dois fitoquímicos importantes para a saúde dos olhos. Incluir a fruta na alimentação, ajuda a reduzir o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade.
8- Mantém sistema nervoso saudável
Os ácidos graxos são cruciais na manutenção do sistema nervoso saudável, sistema reprodutivo e processos cognitivos. Como seus ácidos graxos são um dos melhores benefícios do abacate, isso o torna um excelente alimento para o cérebro. Esses ácidos ajudam a equilibrar os hormônios que afetam diretamente o humor.
9- Aumenta a hidratação e brilho do cabelo
Quando utilizado em máscaras para o cabelo, o abacate aumenta a hidratação dos fios por ser rico em gorduras e vitaminas, tornando os cabelos mais brilhantes e macios.
10- Condiciona músculos fortes
Quando consumido antes da atividade física, o abacate ajuda na hipertrofia muscular, pois fornece energia para o treino e contém proteínas que ajudam na recuperação do músculo. Além disso, essa fruta também evita a fadiga muscular porque combate os radicais livres que surgem devido ao exercício intenso, provocando o envelhecimento das células e facilitando o aparecimento da dor.
Como consumir
O abacate deve fazer parte de uma dieta equilibrada e balanceada. O consumo adequado deve ser de 2 a 3 colheres de sopa ao dia. O abacate pode ser associado a saladas ou consumido com uma colher (chá) de mel e cacau para aqueles que querem controlar a vontade de doce.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: