Saúde, Saúde e bem-estar

Alimentos anti-inflamatórios: saiba quais são

Você já está se preparando para o projeto verão 2021? Para quem está de olho no verão e quer eliminar as celulites e ter uma qualidade de vida, vale apostar em alimentos anti-inflamatórios.

A melhor forma de reduzir a inflamação do corpo é a mudança dos hábitos alimentares. Uma dieta pobre em açúcar, carboidratos simples, frituras, alimentos processados e industrializados faz bem à saúde do corpo como um todo.

Indisposição, intestino desregulado, dores nas articulações, imunidade baixa. Todos esses sintomas, que atrapalham e muito o nosso bem-estar, são causados quando há alguma inflamação no corpo. Por isso, dentre os principais tratamentos para manter um corpo ativo e livre de problemas, uma alimentação feita à base de ingredientes anti-inflamatórios pode fazer toda a diferença em sua vida. 

Dessa maneira, manter um cardápio equilibrado com frutas, vegetais, certos legumes, temperos, cereais e suplementos específicos ajuda a reduzir o processo inflamatório. Além disso, contribui para o controle de peso e prevenção do surgimento de diversas doenças.

Confira agora quais são os alimentos anti-inflamatórios e como eles agem no organismo. 

12 alimentos anti-inflamatórios para acrescentar na sua alimentação.

1- Azeite de oliva extra virgem

O azeite de oliva extra virgem é uma das gorduras mais saudáveis ​​para o corpo com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer, principalmente devido à presença de polifenóis na sua composição, como o oleocantal, que age como um antioxidante protegendo e reduzindo os danos que causam inflamação nas células.

2- Gengibre

A raiz, com um sabor extremamente marcante, tem ação antioxidante no nosso organismo, ajudando na prevenção de doenças e auxiliando no combate ao envelhecimento precoce.

3- Tomate

O tomate é rico em vitamina C, potássio e licopeno, que são antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias que agem reduzindo a produção de citocinas e prostaglandinas que causam inflamação e estão relacionadas a vários tipos de câncer como do fígado, pulmão, próstata, mama e cólon, por exemplo.

Leia também: Desinchar: 10 alimentos diuréticos

4- Cúrcuma

Essa especiaria também é um agente antisséptico, antibacteriano natural e um desintoxicante para o fígado.  Ela é eficaz na redução da inflamação relacionada à artrite, diabetes e outras doenças.

5- Alho

O chamado “super alimento”, é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como vitamina B6, C e selênio, que inibem a proliferação das células cancerígenas.  Além disso, o alho pode ajudar a aumentar os antioxidantes no corpo, enquanto regula os marcadores promotores da inflamação.

6- Limão

Fonte de vitamina C para o organismo, a fruta é responsável por fortalecer a imunidade. Para seu melhor uso, utilize a casca, que é a parte com maior quantidade de terpenos, as substâncias mais importantes e funcionais do alimento.

7- Uva

Assim como as frutas vermelhas, a uva contém antocianinas, que reduzem a inflamação. Além disso, ela pode diminuir o risco de várias doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes, obesidade, doença de Alzheimer e distúrbios oculares

8- Abacate

Rico em potássio, magnésio e fibras, o abacate é um alimento com alto poder anti-inflamatório. A fruta ainda possui ação antioxidante e ajuda a reduzir a inflamação nas células jovens da pele. Pacientes que sofrem com artrite podem reduzir o desconforto das dores com o consumo regular de abacate.

9- Mel

O doce alimento é uma boa fonte de minerais para o nosso organismo, tais como o cálcio, magnésio, potássio e fósforo, beneficiando a saúde do corpo de uma forma geral. É recomendado o consumo diário de 1 colher de chá ou acrescentá-lo em alguma fruta a seu gosto.

10- Folhas verdes

Os vegetais de folhas verde-escuro são ricos em alcalinizantes, que ajudam a equilibrar o pH do corpo e diminuir a acidez do organismo. Consequentemente, o risco de inflamação passa a ser muito menor. Boas opções de folhas verdes são a couve, brócolis e espinafre.

11- Chocolate amargo 

O chocolate amargo e o cacau são ricos em antioxidantes que reduzem a inflamação. O chocolate amargo é rico em flavonóides, catequinas e epicatequinas que têm efeito anti-inflamatório, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis e reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares como infarto ou derrame cerebral.

12- Óleo de peixe

O óleo é uma das principais fontes de ômega-3, ácido graxo que ajuda a reduzir a inflamação. Por isso, é um produto que deve ser consumido por quem sofre com doenças inflamatórias como artrite, artrite reumatoide e dores nas articulações em geral.

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta