Saúde, Saúde e bem-estar

Uva passa: conheça 10 benefícios para saúde

A uva passa, também conhecida apenas como passa, é uma uva seca que foi desidratada e que possui um sabor doce, devido ao seu alto conteúdo em frutose e glucose. Estas uvas podem ser consumidas cruas ou em diversos pratos e podem variar de coloração, de acordo com o seu tipo. As mais comuns são as amarelas, as marrom e as roxas.

Uma das frutas mais produzidas, consumidas e conhecidas do mundo, a uva (em seus mais diversos tipos, cores e tamanhos) não é só muito saborosa, como também um superalimento à saúde, principalmente de crianças. 

O consumo da uva passa pode ter vários benefícios para a saúde, desde que consumidas com moderação, já que possuem bastante fibra e ácido tartárico, substância que contribuem para a saúde do intestino. Além disso, este tipo de uva proporciona energia, é antioxidantes e tem alto teor de vitaminas e minerais.

10 benefícios da uva passa para sua saúde;

1- Controle de peso

Em uma dieta, é importante que priorizamos uma fonte natural de açúcar, e a uva passa é uma, a qual pode ter esse açúcar transformado em energia para as atividades físicas. O fruto pode ser um excelente aliado para o ganho de peso, mas é consumido de forma moderada, pode ajudar no controle de taxas hormonais, e ainda garantir saciedade, o que induz ao menor consumo de calorias.

2- Melhora a saúde dos ossos

As uvas passas podem ser uma boa adição à dieta para melhorar e manter a saúde dos ossos e dentes, por serem ricas em cálcio, um mineral muito importante para o tecido ósseo. Dessa forma, além de manter os ossos fortes, previnem o surgimento de osteoporose.

3- Melhora  a digestão

A ingestão regular de uva passa ajuda a manter o movimento intestinal regular, com as fibras varrendo as toxinas e resíduos do trato gastrointestinal.

Este fruto seco é também considerado um prébiótico (alimentos que estimulam seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis), devido a ser rico em ácido tartárico, um ácido que é fermentado pelas bactérias do intestino e que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal.

4- Previne a anemia

A uva passa é uma boa fonte de ferro, pelo que melhora o transporte de oxigênio para as células do organismo e favorece a produção de glóbulos vermelhos, prevenindo o surgimento de anemia causada por deficiência de ferro.

5- Protege a saúde do coração

As fibras presentes na uva passa têm a capacidade de diminuir a absorção de colesterol ruim no intestino, o que permite manter os níveis de colesterol e triglicerídeos mais regulados no sangue e evitando o depósito de gordura nos vasos sanguíneos. Além disso, como também é antioxidante e diminui o risco de dano celular, a uva passa é ótima para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

6- Age contra infecções

Os  polifenólicos, presentes na uva passa, têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam na redução de febres e ação de bactérias.

7- Fonte de energia

Se você é um atleta ou um fisiculturista que precisa de uma boa fonte de energia, As uvas passas são bons para você, porque eles são carregados com açúcares, especificamente frutose e glicose. Comer uvas passas também promove a absorção eficiente de vitaminas, proteínas e outros nutrientes em seu corpo. Portanto, elas também ajudam na construção de seu sistema imunológico

8- Cabelos hidratados e com brilho

Se você deseja manter os cabelos hidratados e com brilho, a uva passa pode auxiliar também para reduzir a queda dos fios. Elas são ricas em Ferro, mineral importante para o fortalecimento do organismo de um modo geral. Ele pode fortalecer o couro cabeludo, e ao agir sobre os folícos, possibilita a prevenção da queda dos fios. O fruto seco também contém vitamina C, que é nutriente contribuinte para uma melhor absorção de Ferro

9- Prevenir  Alzheimer, Parkinson e demência

Os polifenóis, os antioxidantes. Ela protege, previne, por exemplo, doenças como Alzheimer, Parkinson e demência

10- Prevenção do Câncer

O antioxidante de polifenóis na uva passa, conhecido como catequina, oferece proteção contra os radicais livres, o que provoca o desenvolvimento de tumores, especialmente o câncer de cólon .

Consumo com moderação

O sabor adocicado das uvas, no entanto, não esconde sua quantidade de carboidratos: ricas em glicose e frutose, açúcar natural da fruta, não é bom exagerar em seu consumo: uma xícara de chá ou um cacho com mais ou menos 10 uvas fornecem em média 70 calorias, quantidade ideal para um lanche ou sobremesa, por exemplo.

Imagem: Google

Leia também:

Damasco: 10 benefícios para saúde

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Gelo: truque de beleza que pode fazer milagres

Limão: Conheça seus poderes

Água termal: conheça seus benefícios

Como fazer uma esfoliação caseira com café

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

 

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta