Saúde, Saúde e bem-estar

Damasco: 10 benefícios para saúde

O damasco é uma fruta de origem chinesa, trazida para o continente americano no século XVIII. É um fruto refrescante, revigorante, saboroso e versátil, também denominado com outros nomes, como: abricó, aprico, abricote, abricoque ou alperche, por vezes confundido com a ameixa ou com o pêssego. 

Geralmente conhecemos seu fruto seco, que é amplamente utilizado na culinária, mas também pode fazer parte da composição de iogurtes, geleias e outros doces. 

A fruta é rica em nutrientes e possui baixa quantidade de calorias.

As sementes do damasco têm propriedades poderosas e medicinais. Seja como for, essa fruta além de deliciosa é cheia de propriedades saudáveis para nosso organismo e altamente benéfica para nossa saúde. Por isso, se puder, a inclua como alimento em seu dia a dia, vale a pena!

Propriedades do Damasco

O damasco fresco é uma fruta com baixo índice calórico, apenas 50 calorias aproximadamente para cada 100 gramas. Essa fruta contém ferro, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas A, C, K,B3, B5 e B9 e vários outros nutrientes.

Faz parte da composição nutricional do damasco (100g): 10,3 mg vitamina C; 1,4 g de proteína; 0,4 g de gordura; 2 g de fibra; 259 mg de potássio e 11,1 g de hidratos de carbono

Conheça, a seguir, os 10 benefícios do damasco:

1- Prevenção e combate ao câncer

Estudos recentes indicam que as sementes (caroços) do damasco combatem o câncer devido ao seu teor de laetrila, também conhecida como vitamina B17, que tem a capacidade de eliminar células cancerosas.

2- Melhora do sistema imunológico

Além do poder antioxidante, o damasco pode favorecer a saúde como um todo e ajudar a combater diversos tipos de problemas, pois contém altos níveis de vitamina A e C, que estimulam o sistema imunológico.

3- Ação rejuvenescedora e regeneradora

Por ser rico em antioxidantes, como vitaminas C e A, o damasco tem efeito restaurador para as células de nosso organismo.

4- Promove a saúde do coração

A vitamina C e o betacaroteno presentes neste fruto, atuam como cardio protetoras, além disso, as fibras do damasco previnem a aterosclerose e o enfarte do miocárdio.

5- Aliado da saúde óssea

A fruta contém nutrientes importantes para o crescimento ósseo saudável e ajuda a evitar condições relacionadas à idade (como a osteoporose). Com propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar também a evitar dores.

6- Ajuda no emagrecimento

Rica em fibras, a fruta proporciona mais saciedade e, com seu sabor adocicado (especialmente na versão seca), ajuda a reduzir o desejo por doces, sendo, assim, grande aliada na dieta para perda de peso.

7- Combate à anemia

Como é fonte de ferro e cobre, o damasco ajuda significativamente a evitar a anemia.

8- É digestiva

Ricos em fibras, o damasco é de fácil digestão, além do mais, os taninos presentes nesta fruta ajudam a melhorar o funcionamento do aparelho digestivo e protegem a mucosa intestinal.

9- Beneficia a pele

Devido aos nutrientes rejuvenescedores e antioxidantes contidos no damasco, utilizá-lo na forma de óleo beneficia e trata a pele, tanto para mantê-la saudável, como para combater eczema e sarna.

10- Equilibra os níveis de colesterol sanguíneo

O betacaroteno contido no damasco evita a oxidação do colesterol LDL e desintoxica o sangue, prevenindo o aumento desse “mau” colesterol e consequentemente doenças cardiovasculares.

Usos e utilidades do Damasco

Para incluir e usufruir do damasco, de forma regular na alimentação do dia a dia, o ideal é consumi-lo entre as refeições ou na hora do lanche, podendo combinar esta fruta com castanhas, nozes, sementes de abóbora, mix de cereais, vitaminas, saladas de frutas e outra formas, reforçando assim ainda mais uma alimentação equilibrada e nutritiva.

O damasco pode ser consumido de duas maneiras: fresco (in natura) e seco (desidratado) diferendo assim um pouco em seus valores nutricionais.

A versão seca dessa fruta tem maior poder nutritivo, pois a perda de água que ocorre no processo de desidratação, faz com que as vitaminas e minerais fiquem mais concentradas na fruta, em contrapartida, as calorias aumentam, por isso, não se deve exagerar em seu consumo diário.

 

Imagem: Google

 

Leia também:

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Gelo: truque de beleza que pode fazer milagres

Limão: Conheça seus poderes

Água termal: conheça seus benefícios

Como fazer uma esfoliação caseira com café

Siga-nos no nosso novo instagram:

Blog de uma leitora

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

 

 

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta