Saúde, Saúde e bem-estar

Mel: descubra suas propriedades e seus benefícios

Saboroso, adoçante natural, ingrediente milenar, o mel é um alimento poderoso para nossa saúde. Ele é produzido a partir do néctar das flores e processado por enzimas digestivas das abelhas.

As abelhas sugam o néctar da flor, depositando-o no papo ou vesícula nectífera, onde enzimas irão decompor o açúcar do néctar em dois açúcares mais simples, a frutose e a glicose, durante o transporte diversas secreções são acrescentadas ao néctar. Ao retornar à colmeia, a abelha deposita o néctar em favos onde este perderá grande parte de sua água e se transformando em mel.

O mel puro, 100% natural, é um potente ingrediente, rico em vitaminas e minerais, e amplamente consumido há mais de 2.500 anos, graças à sua versatilidade em combinar com outros alimentos e benefícios que ele acarreta ao organismo. 

Propriedades 

Além dos carboidratos (glicose e frutose), o mel é composto de água, sacarose, potássio, ferro, enxofre, cloro, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobalto, cobre, zinco, vitaminas do complexo B e vitaminas A, E e C. Assim como, grande número de compostos que proporcionam este mesmo benefício. Os ácidos fenólicos, os flavonoides, certas enzimas, como a glicose oxidase, catalase e peroxidase, ácido ascórbico, hidroximetilfurfuraldeído e carotenoides. 

O alimento também conta com ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. 

12 Benefícios do mel para saúde

E o bom é que dá para comer ele puro ou até mesmo adoçar diferentes receitas, substituindo o açúcar branco. E para completar, ainda faz bem pra saúde! Quer saber sobre os principais benefícios de consumir o mel no dia a dia? Confira agora!

1- Ação antioxidante

Os antioxidantes ajudam a proteger o corpo dos danos celulares causados pelos radicais livres, que contribuem com o processo de envelhecimento e o surgimento de doenças crônicas, como câncer e problemas cardíacos. 

2- Melhorar a saúde do coração

O mel é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a formação de coágulos. Assim como, também reduz a produção da proteína C-reativa, que é responsável por muitos problemas cardíacos.

3- Ajuda reduzir a pressão arterial 

A pressão arterial é um fator de risco para as doenças cardíacas, e o mel ajuda a reduzi-la por ter antioxidantes. Além disso, uma colher (de sopa) rasa de mel contém 18 mg de potássio. Esse mineral mantém o equilíbrio da quantidade de água nas células e compensa os efeitos do excesso de sódio na dieta —o potássio contribui com a eliminação do sódio no organismo por meio da urina. 

4- Reduzir o colesterol “ruim”

O mel reduz o colesterol considerado “ruim” (LDL) enquanto aumenta o colesterol “bom” (HDL). Um estudo realizado comparou o mel ao açúcar e descobriu que o primeiro reduziu em 5,8% o LDL e aumentou 3,3% o colesterol HDL. Além disso, quem consome mais o alimento apresenta níveis mais baixos de triglicerídeos, especialmente quando ele é usado para substituir o açúcar refinado. 

5- Poder probiótico

A inserção de alimentos como o mel na dieta altera a flora intestinal, ao estimular o desenvolvimento de bactérias benéficas ao intestino.

6- Auxilia nas defesas imunológicas 

Como o alimento apresenta atividade antimicrobiana, pode ser utilizado durante o período de infecção respiratória para auxiliar nas defesas imunológicas. Um estudo realizado apontou que alguns micro-organismos, principalmente bactérias, são sensíveis e pouco resistentes às propriedades presentes no mel.  Se ingerido regularmente, ele pode servir como preventivo contra doenças, especialmente os resfriados sazonais.

7- Propriedades curativas

Com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o mel pode ser aplicado no tratamento de inflamações na garganta. Seu potencial é tanto, que ele serve inclusive para combater bactérias resistentes a antibióticos. Por causa de tudo isso, é um produto tão recomendado pelos médicos para tratar resfriados e os sintomas, principalmente em crianças.

8- Ótimo para pele

Mel faz maravilhas para a pele, pois ele age como um hidratante natural, o que ajuda na prevenção de pele seca. O Mel tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, mantendo, assim, as espinhas bem longe. Além disso, O Mel é benéfico para marcas de corte e queimaduras que podem ser reduzidas através de aplicações, uma vez que contém peróxido de hidrogênio o que diminui significativamente os pigmentos e as marcas da pele.

9- Ajuda no emagrecimento

O Mel é um ótimo substituto do açúcar. É um ingrediente natural e oferece menos calorias e é mais doce. A presença de vários aminoácidos e minerais no Mel ajuda no metabolismo, reduzindo assim as probabilidades de ganho de peso. O Mel tem um índice glicêmico bem alto e a glucose é lenta e gradualmente absorvida no corpo. A ingestão de Mel com água morna e limão pela manhã ajuda a desencadear o metabolismo. Portanto, irá melhorar a queima de gordura.

10- Melhora a qualidade do sono

O mel ajuda na indução do sono. Um copo de Leite junto com o mel ajuda a melhorar a qualidade do sono.

11- Aumentar a Energia

É conhecido por fornecer energia instantânea, pois é alto teor de glicose. Isso ajuda a manter os minerais no organismo. A glicose no Mel é absorvida muito rapidamente pelo corpo, enquanto a frutose é absorvida lentamente fornecendo energia sustentada. Pela mesma razão, o Mel é recomendado para todos os atletas, pois ajuda a melhorar o tempo de recuperação.

12- Ajuda na cicatrização 

Devido às suas propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória, o mel pode auxiliar no tratamento de feridas. Mas vale destacar que esse efeito é obtido quando o mel é aplicado diretamente na lesão, e não pelo seu consumo.

Contraindicações 

Crianças menores de um ano não devem consumir o mel. Isso porque o alimento pode estar contaminado por esporos de uma bactéria conhecida como Clostridium botulinum, que causa o botulismo infantil. A doença produz uma toxina botulínica que afeta o sistema neurológico das crianças. Para adultos, não há esse risco, já no caso dos diabéticos também deve haver diminuição no consumo, pois em excesso aumenta os picos de glicemia no corpo, por ser um alimento rico em açúcar.

Quantidade recomendada

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a recomendação de ingestão de qualquer açúcar é de no máximo 50 g/dia. O ideal é reduzir o consumo para 25 g/dia. Por isso, o consumo de mel deve ser bastante moderado, cerca de uma colher (de sopa) cheia por dia já é o suficiente.

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta