Saúde, Saúde e bem-estar

Biotipos: descubra qual é o seu

Provavelmente você já notou que há pessoas que tem uma facilidade para emagrecer, o chamado magro de ruim”, outras tem para ganhar massa muscular, e outras para ganhar peso. Isso acontece devido aos biotipos diferentes, ou seja, refere-se à ideia de composições corporais que apresentam características físicas diferentes, como também individualidades genéticas, bioquímicas e metabólicas.

Há basicamente três classes de Biotipos: Ectomorfo, Endomorfo e Mesomorfo e cada classe apresenta características e necessidades diferentes, sendo por isso necessário adequar o estilo de vida, dieta, suplemento e prática de exercício físico a cada tipo de corpo para manter a boa forma física e a saúde.

 

Dessa forma, é interessante identificar qual é o seu para adequar ao estilo de vida e ter bons resultados.  Faça o teste do pulso e descubra qual é o seu;

 

Confira agora as características de cada biotipo corporal:

Tipos de Biotipos

 

O biotipo corporal possui uma grande influência genética e o indivíduo deve dar atenção ao esporte que deseja praticar e suas relações com a dieta, metabolismo e desempenho físico.

Ectomorfo

É o tipo de corpo que parece “magro de ruim”: magros e esguios, braços e pernas bem finas, ombros estreitos e membros compridos, pouca gordura corporal,metabolismo acelerado, um gasto de energia muito eficaz e dificuldade para ganhar massa muscular. 

Os ectomorfos tendem a conseguir mais resultados seguindo treinos com dias de descanso extras durante a semana, com menos volume e foco no uso de exercícios mais intensos para hipertrofia (ganhar massa muscular).

Apesar da dificuldade para ganhar músculos, apresentam qualidades em provas de resistência. Nesse tipo de treino, como as corridas de longa duração, os ectomorfos levam vantagem. São um exemplo clássico dos maratonistas, os quais possuem um biotipo ectomorfo.

 

Dicas: Ciclismo em intensidade baixa/moderada e caminhadas energéticas (pense nessas atividades como um tipo de exercício aeróbico para relaxar e reduzir o estresse).

Treine com pesos pesados e faça pausas longas entre as séries (2-3 minutos) e entre os exercícios (5 minutos).

Treine apenas 1 ou 2 partes do corpo por dia para evitar a queima excessiva de calorias.

Objetivo é fazer treinos com 5-10 repetições de cada exercício e 6-8 séries.

Mesomorfo

O mesomorfo é um biotipo “intermediário”. Dispondo de característica o ectomorfo de possuir um metabolismo acelerado, ele apresenta uma estrutura que o permite alcançar a hipertrofia desejada sem grandes desafios no caminho. Geralmente, têm corpos magros e musculosos, sendo no seu geral bastante atléticos e invejados por muitos. As pessoas com este tipo de corpo têm geralmente o tronco bastante desenvolvido, apresentando pouca gordura abdominal e cintura estreita. Geneticamente, é o tipo ideal para o fisiculturismo (bodybuilding).

Os Mesomorfo queimam calorias com facilidade, além de terem também propensão para ganhar massa muscular, não necessitando por isso de dietas restritas ou de treinos exigentes. 

 

 

Dicas: Essas pessoas possuem características de resistência e potência muscular, sendo indicadas para esportes como vôlei, basquete, tênis, futebol de salão e lutas.

Treinamento com pesos leves, moderados ou pesados, ou treinos usando apenas o peso do corpo.

Treinos de 15-30 minutos, 3 vezes por semana. Combine treinos de alta e baixa intensidade (HIIT e LISS)

Objetivo é fazer 8-12 repetições de exercício, com pesos bem leves (ou sem peso), faça 25-30 repetições em 3-5 séries.

Endomorfo 

O corpo do endomorfo feminino ou masculino armazena gordura facilmente, especialmente nas pernas e nos braços. Os corpos mais largos e membros mais curtos, sendo conhecidos por ganhar mais peso do que massa muscular, pois o seu metabolismo é mais lento. 

Por esse motivo, a dieta dos endomorfos necessita de ser um pouco mais restrita que a dos ectomorfos, e os seus treinos devem incluir uma maior variedade de exercícios aeróbicos, que ajudam a emagrecer e queimar gordura. 

 

 

 

Dicas: Seguindo uma boa dieta e treinos regulares, os endomorfos terão muita facilidade para ganhar músculos, o que é ótimo.

Os endomorfos devem consumir um número menor de calorias para manter o peso corporal, em relação aos outros biotipos.

Treine 3x por semana durante 20-30 minutos na sua zona alvo de esforço (frequência cardíaca).

Objetivo é fazer 8-12 repetições dos exercícios e 3-5 séries para a parte superior do corpo, e 12-20 repetições para membros inferiores (pernas e glúteos).

Dê preferência a treinos e exercícios de baixo impacto, ou seja, aqueles que não forçam muito os joelhos (natação, bicicleta, caminhada, elíptica).

Antes de começar qualquer treino ou dieta procure sempre ajuda de um profissional especializado.

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta