Beleza, Saúde e bem-estar

Óleo de rosa mosqueta: como usar

Você já ouviu falar de óleo de rosa mosqueta? O óleo é o novo queridinho da beleza do momento, pois possui diversas propriedades, além de promover hidratação e regeneração na pele, assim como apresentar um efeito terapêutico poderoso.

A  sua popularidade se deve ao fato de ser um óleo vegetal, o que significa que não obstrui os poros. Pois ele tem em sua composição vitaminas, principalmente A, e ácidos graxos, agindo na renovação celular e hidratação, podendo ser usado tanto na pele, como também, nos cabelos. Há estudos que apontam que o óleo de rosa mosqueta reforça a síntese de colágeno e elastina. 

O que é óleo 

O óleo de rosa mosqueta, também conhecido como óleo de semente de rosa mosqueta, é feito a partir das sementes e do fruto da planta Rosa canina, cultivada principalmente no Chile. Apesar de ser originária da Europa, a rosa mosqueta cresce bem em alguns países da América, principalmente na cordilheira dos Andes, por ser uma região de clima frio.

 

 

Para que serve 

Para entender melhor para que serve o óleo de Rosa Mosqueta, vamos explicar quais são seus componentes e suas ações. Começando pelos ácidos graxos, que atuam como antioxidantes (inibe os radicais livres) e auxiliam na regeneração do tecido da pele. As vitaminas A (retinol) e vitamina E também possuem ação antioxidantes, ajudam a promover o clareamento da pele, estimulam a produção de colágeno e elastina, contribui para redução das linhas de expressão e na perda excessiva de água da pele.

Ele também age diretamente na cicatrização da pele proporcionando um sensorial suave e que reduzirá possíveis queloides.

Principais benefícios do óleo de rosa mosqueta

1-  É um excelente hidratante

O benefício mais conhecido desse óleo é como hidratante, pois ele tem a capacidade de penetrar mais profundamente na pele, ajudando na regeneração dos tecidos. 

O óleo de rosa mosqueta contém uma variedade de ácidos graxos essenciais, incluindo o ácido linoleico e linolênico. Os ácidos graxos ajudam a manter as paredes celulares fortes, para que não percam água.

2- Clareia manchas 

A pesquisa mostra que os indivíduos com tendência a erupções são deficientes neste ácido graxo específico e sua aplicação tópica pode reduzir o tamanho das manchas. O ácido linoleico também ajuda a tratar a hiperpigmentação. Devido às suas propriedades antioxidantes, acredita-se que ele pode ser adjuvante no tratamento de alguns tipos de manchas, como o melasma. 

3- Tratamento de queimaduras

O óleo de rosa mosqueta contém antioxidantes como as vitaminas A, C e E. Essas vitaminas combatem sinergicamente os danos visíveis do sol. Elas também podem ajudar a impedir o fotoenvelhecimento.

4-  Previne estrias

Um estudo recente analisou um creme de prevenção que continha óleo de rosa mosqueta. Surpreendentemente, as mulheres que usaram durante toda a gravidez tinham menor probabilidade de desenvolver estrias, e as que já tinham descoberto que elas não pioravam.

5-  Reduz inflamação

O óleo é rico em polifenóis e antocianina, que ajudam a reduzir a inflamação. Ele também contém vitamina E, um antioxidante conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios. Dessa forma, o óleo de rosa mosqueta pode ajudar a aliviar a irritação resultante de: rosácea, psoríase, eczema e dermatite.

6- Combate sinais visíveis do envelhecimento

Estudos científicos mostram que ele tem um alto nível de vitamina C, um nutriente que reduz rugas, além de que oferece várias propriedades antienvelhecimento, incluindo a capacidade de manter a pele hidratada. Os pesquisadores descobriram que os participantes que ingeriram rosa mosqueta em pó apresentaram melhorias notáveis ​​hidratação da pele. Dessa maneira, penetra profundamente na pele, sem deixar nenhum resíduo de óleo.

7- Aumenta produção de colágeno

O óleo de rosa mosqueta é rico em vitaminas A e C, que são necessárias para a produção de colágeno. Além disso, um estudo mostrou que ele é capaz de inibir a criação de MMP-1, uma enzima que decompõe o colágeno no organismo.

Como usar o óleo

O óleo de rosa mosqueta é um óleo que absorve facilmente na pele. Apesar de seguro para todos os tipos de pele, você deve realizar um teste de alergia antes do primeiro uso. Depois de fazer um teste de correção, com a pele lavada e seca passe ao redor dos olhos, aplicando algumas gotas sobre a pele, massageando com movimentos circulares durante 2 a 3 minutos, até a completa absorção do óleo pela pele, evite contato com mucosas. Você pode aplicar óleo de rosa mosqueta até duas vezes por dia.

No caso de ser utilizado para prevenir estrias, pode ser recomendado pelo dermatologista a sua aplicação pelo menos 2 vezes por dia. É possível também aproveitar o óleo de rosa mosqueta para fazer um creme, que pode ser aplicado no rosto ou nas estrias, por exemplo.

Para o corpo, use sempre associado a outro óleo vegetal, pode ser de amêndoas doces, abacate ou semente de uva, nesse caso medir 10% de rosa mosqueta e restante dos outros óleos vegetais, misture até obter a densidade e atividade desejada.

Pode ser usado puro nos lábios para frios e queimaduras leves de sol, assim  como nos pés e unhas contra rachaduras e ressecamentos intensos.

Além disso, ele é eficiente e pode ser usado na pele e nos cabelos. Pode ser usado nos fios para auxiliar na hidratação e também no couro cabeludo por conta da sua ação anti-inflamatória em processos de coceira e descamação.

Onde encontrar

Se você gostou deste post sobre o óleo de rosa mosqueta, aproveite para comprar nas melhores lojas e e-commerce. Link aqui embaixo:

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta