Saúde, Saúde e bem-estar

Xilitol: descubra seus benefícios

O açúcar branco refinado tem sido o grande vilão para uma vida saudável atualmente por possuir uma taxa de índice glicêmico muito alta, por esse motivo a procura por adoçantes naturais cresce continuamente. Os adoçantes naturais não passam por nenhum tipo de reação química. Por isso, diferente dos adoçantes artificiais, estudos científicos mostram que os adoçantes naturais, quando consumidos de maneira equilibrada, não prejudicam a saúde e o bem-estar.

Dessa maneira, o xilitol vem se tornando um nome cada vez mais conhecido. A grande vantagem associada a ele se deve ao fato de ser extraído de fontes 100% naturais, é tão doce quanto a glicose, porém é cerca de 40% menos calórico. Além do que seu índice glicêmico ser bem baixo, de apenas 7, enquanto com o açúcar normal esse número varia de 60 a 70,  ou seja, não causa picos de insulina e, consequentemente, não dá uma sensação forte de fome logo após ser consumido.

O que é xilitol 

Xilitol é um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa, ameixa, entre outros, e que também pode ser extraído de alguns tipos de cogumelo. É obtido pela hidrogenação catalítica da xilose.  É comercializado geralmente em grãos, mas também é encontrado em versões líquidas.

É um ingrediente comum em gomas de mascar sem açúcar, doces, balas, alimentos amigáveis ​​aos diabéticos e produtos de higiene bucal.

Benefícios do xilitol

O xilitol traz inúmeros benefícios à saúde por possuir propriedade funcional comprovada pela Anvisa. Apesar disso, vale ressaltar que tudo, até mesmo bons ingredientes, deve ser consumido sem exageros.

1- Baixo índice glicêmico 

Isso significa que não aumenta os níveis de açúcar no sangue ou a insulina. Os açúcares normais podem levar à resistência à insulina e diversos problemas metabólicos . O xilitol não contém frutose e possui efeito insignificante na insulina. 

2- Melhora a saúde bucal

Estudos mostram que o xilitol pode ajudar na saúde bucal e, inclusive, na prevenção de cáries. Algumas bactérias se alimentam da glicose dos alimentos, por isso, substituir o açúcar por xilitol reduz o combustível delas.

3- Ajuda na perda de peso

Para quem é adepto do low carb o xilitol pode ser sim um bom substituto do açúcar, já que o seu índice calórico é bem baixo. Com isso, pode ser usado nas dietas que têm como objetivo a diminuição de peso.

4- Ajuda no tratamento da osteoporose

Aumenta a absorção de cálcio no sistema digestivo, auxiliando no tratamento da osteoporose e sendo também bom para os dentes.

5- Reduz as infecções de ouvido 

A boca, nariz e orelhas estão todos interligados. Logo, bactérias que vivem na boca podem causar infecções de ouvido – um problema comum em crianças. Acontece que o xilitol pode eliminar algumas dessas bactérias da mesma forma que inibe as bactérias produtoras de placa.

Como consumir o xilitol

A recomendação é usar o xilitol na mesma proporção em que você está acostumado a usar o açúcar comum. Ele pode ser adicionado tanto a bebidas quentes quanto a frias, como cafés, chás, sucos e vitaminas. Quanto às receitas, também não há restrições, inclusive, você pode fazer bolos, tortas, pudins, mousses e doces em geral usando o xilitol.

No entanto, a dica é nunca ultrapassar 60 gramas por dia. Além disso, o importante é sempre seguir as recomendações do seu médico.

 

Onde encontrar

Se você gostou deste post sobre o que é xilitol, aproveite para comprar nas melhores lojas e e-commerce. Link aqui embaixo:

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

Nota Importante: O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Não desconsidere o conselho do seu médico ou demora na procura por causa de algo que você leu neste website.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação quanto ao melhor tratamento e conduta.

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta