Saúde, Saúde e bem-estar

Síndrome da pessoa rígida: o que é, sintomas e tratamento

A síndrome da pessoa rígida, também denominada síndrome de Moersch-Woltmann, ou ainda síndrome do homem rígido, é uma doença autoimune que afeta a capacidade de relaxamento dos músculos, causando sintomas como rigidez, contrações musculares repentinas em todo o corpo e espasmos provocados pelo toque ou emoções fortes.

Essa condição é caracterizada por espasmos persistentes, abrangendo vários músculos diferentes, especialmente os dos membros inferiores e do tronco. Além disso, a principal causa é a produção de anticorpos anormais pelo corpo, que atacam o sistema nervoso. 

Considerada uma doença rara do sistema nervoso, recentemente a cantora Céline Dion revelou que foi diagnosticada com a síndrome de stiff-person, ou síndrome da pessoa rígida (SPR).

O que é síndrome da pessoa rígida?

A síndrome da pessoa rígida (SPR) é uma condição rara que está associada à rigidez e espasmos musculares. Essa condição costuma surgir entre os 40 aos 60 anos de idade apresentando-se, inicialmente, como espasmos intermitentes que evoluem, tornando-se contínuos.

Acredita-se que este distúrbio resulte da presença de anticorpos circulantes contra a enzima descarboxilase do ácido glutâmico (DAG), uma enzima que limita a velocidade de síntese do neurotransmissor inibitório gama-amino-butírico (GABA).

A síndrome foi descrita pela primeira vez em 1956, por Moersch e Woltman, sendo definida como uma condição que se caracteriza por espasmos persistentes que abrangem vários músculos diferentes, em especial os dos membros inferiores e do tronco. Inicialmente a síndrome era conhecida como síndrome do homem rígido, entretanto, posteriormente, percebeu-se que essa não era a melhor definição, uma vez que mulheres também são afetadas. Assim, a síndrome passou a se chamar síndrome da pessoa rígida.

Sintomas 

Os sintomas da síndrome da pessoa rígida são semelhantes em todos os tipos. Os principais são:

  • Contratura muscular;
  • Quedas frequentes;
  • Dificuldade em movimentar;
  • Contrações musculares dolorosas e repentinas em todo o corpo;
  • Espasmos musculares;
  • Deformidades nas articulações e coluna.

Diagnóstico 

O diagnóstico da síndrome da pessoa rígida é realizado com base na análise de sintomas apresentados pelo paciente e também de exames complementares, assim como a dosagem de anticorpos específicos no sangue, e a resposta ao tratamento com medicamentos benzodiazepínicos. 

Tratamento 

O tratamento é individualizado, depende de cada paciente. Os medicamentos ajudam a controlar e melhorar os sintomas da síndrome da pessoa rígida, mas não tem cura.

Os medicamentos utilizados no tratamento atuam aumentando a ação do GABA e também são recomendados imunossupressores. São eles: diazepam, baclofeno, pregabalina ou levetiracetam, para aliviar sintomas como rigidez, espasmos musculares e dor.

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta