Você tem sensibilidade no couro cabeludo? Isso pode estar relacionado à tricodinia. A Tricodinia é a sensação de dor ou aumento da sensibilidade no couro cabeludo. O termo técnico tem origem grega e significa literalmente ‘dor nos cabelos’, apesar dele na verdade designar a sensibilidade no couro cabeludo em si.
A sensibilidade no couro cabeludo varia de pessoa para pessoa. Mas, existem alguns que acabam notando uma ocorrência cada vez maior de dores, ardência, queimação e queda de cabelo.
Normalmente não significa mais do que desconforto devido à caspa, queimadura solar, uso de capacete, qualquer outro hábito ou até uma infecção simples de resolver. Só nalguns casos está relacionada com problemas de saúde, como fibromialgia, artrite, sinusite e alopecia.
O que é tricodinia?
Todos esses sinais podem significar que o seu couro cabeludo está sensibilizado e o nome científico dado para essa sensibilidade é: tricodinia.
A tricodinia é uma inflamação no couro cabeludo caracterizada por dor e aumento da sensibilidade na região, podendo acompanhar quadros de queda de cabelo aguda e calvície.
A causa pode estar relacionada com ansiedade, depressão e estresse. Essas manifestações psicoemocionais são o resultado de pequenos estresses diários que afetam todo o organismo, sendo capazes de produzir a queda além do normal e as dores no couro cabeludo.
Contudo, pode ser um penteado muito apertado, o uso de bonés e capacetes apertados, excesso de exposição solar e o uso de água quente ou fria demais no banho, por exemplo.
Sintomas da tricodinia
Alguns dos sintomas são:
- Formigamento;
- Ardência ou queimação;
- Dor;
- Queimação e sensação de agulhadas;
- Sensibilidade excessiva;
- Desconforto no couro cabeludo.
Diagnóstico da tricodinia
A dor no couro cabeludo resultante da tricodinia pode causar muito incômodo. No entanto, é comum que as pessoas com essa condição demorem para identificar a inflamação, prolongando o desconforto e comprometendo a qualidade de vida
A forma de aliviar a dor no couro cabeludo está relacionada com a causa dessa dor, pelo que só após um diagnóstico preciso do seu médico dermatologista pode encetar o tratamento mais adequado.
Tratamento da tricodinia
O tratamento é longo e exige muito cuidado e atenção por parte do profissional. Em muitos casos, a colaboração interdisciplinar entre o médico responsável pelos cuidados com a pele e o couro cabeludo, o psiquiatra e o psicólogo faz-se necessária.
No entanto, em alguns casos há prescrição de loções específicas, com ação anti-inflamatória, medicação anti-histamínica e analgésicos. Shampoos com pH ácido também ajudam a controlar a sensibilidade da região.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: