Você já tomou chá de louro? As folhas de louro são amplamente utilizadas na culinária brasileira, principalmente para dar aquele toque especial no feijão ou temperar um delicioso ensopado.
Conhecida por ser uma folha aromática originária da planta chamada loureiro, nativa do Mediterrâneo. A folha é utilizada para cozinhar ou preparar perfumes.
Seu sabor é forte e com notas que lembram o orégano. Bem como, pertence à planta de nome científico Laurus nobilis L., uma árvore perene da família Lauraceae. As folhas têm coloração verde-escuro e medem de 4 cm a 8 cm de comprimento.
No entanto, essa poderosa planta medicinal proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Além de conter ação antimicrobiana e inseticida, também são usadas como conservante alimentar.
Confira agora mais sobre os benefícios do chá de louro.
Propriedades da folha de louro
As folhas de louro são ricas em nutrientes como vitaminas A, B6 e C, potássio, cobre, cálcio, magnésio, ferro, selênio, zinco e ácido fólico. Esses nutrientes também podem possuir fitoquímicos primordiais e óleos voláteis.
Assim como, são encontrados compostos como taninos, mucilagem, lactonas sesquiterpênicas e alcalóides.
7 Benefícios do chá de louro
Os compostos da planta contêm nutrientes essenciais para a melhoria da saúde como vitaminas e minerais que proporcionam uma série de benefícios. Saiba mais:
1- Efeito calmante
O chá de folha de louro pode ser um grande aliado para acalmar a mente e aliviar os períodos de estresse.
2- Diminuem a inflamação
O chá contém eugenol, um composto que atua como um agente anti-inflamatório. Com o consumo delas é possível reduzir a inflamação em todo o corpo, especialmente nas articulações.
3- Ajuda no fortalecer a imunidade
As folhas de louro são fontes poderosíssimas de vitaminas A e C, minerais essenciais (como o selênio e o potássio) e antioxidantes. Essas propriedades são responsáveis, por exemplo, por manter o organismo livre de gripes e resfriados, assim, fortalece a imunidade do organismo.
4- Regula o açúcar do sangue
Devido às propriedades de sua folha, consumi-la sob a forma de chás é uma forma de equilibrar a diabetes tipo 2 (em que há resistência à insulina) e reduzir os níveis de glicose do organismo.
5- Ajuda a regular o fluxo menstrual
Para quem tem um fluxo menstrual muito irregular, a folha de louro também pode ser uma grande aliada. Isso porque essa planta possui propriedades que estimulam o útero e, assim, conseguem liberar o fluxo menstrual com mais facilidade. Quem sofre com amenorreia (falta de menstruação mesmo em idade fértil) costuma usar a folha de louro para tratar o problema e regular os ciclos.
6- Ajuda no sistema digestório
A infusão de louro é usada para aliviar dores de estômago ou cólica, pois possui ação anti-inflamatória, promove a digestão e ajuda a expelir os gases do trato gastrointestinal. Assim como, quem sofre de má digestão, as folhas de louro são essenciais para tratar distúrbios digestivos.
7- Protege contra doenças cardiovasculares
As folhas de louro são compostas por fitonutrientes, pois fornecem proteção contra doenças cardiovasculares como ataques cardíacos e derrames.
Como consumir o chá de louro
- Em uma chaleira ou panela, aqueça 250ml de água até o início da ebulição
- Desligue o fogo, adicione à água uma colher de sobremesa cheia de folhas de louro picadas, tampe o recipiente e aguarde dez minutos
- Coe e adoce a gosto.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: