Você sabia que há alimentos que prejudicam o fígado? O fígado é considerado um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois desempenha inúmeras funções essenciais para o organismo, é através desse órgão que as toxinas são filtradas, além de metabolizar as proteínas e os carboidratos.
No entanto, quando ele sofre algum dano, por exemplo, a digestão e a absorção de nutrientes podem ser prejudicadas já que o órgão se torna incapaz de metabolizar de forma eficiente os nutrientes obtidos através da dieta. A médio e longo prazo, problemas como esses podem causar complicações de saúde e prejudicar a qualidade de vida.
A alimentação de um paciente com problema no fígado deve contemplar alimentos integrais, com baixo índice glicêmico. O leite e os derivados devem ser desnatados. Além de evitar os doces, os alimentos com alto teor de açúcar e as gorduras de origem animal.
Confira a seguir alguns alimentos que podem prejudicar o fígado.
5 Alimentos que prejudicam o fígado
1- Sal
O sal é um condimento que contém sódio em sua composição e que, se consumido em excesso, pode causar problemas para o fígado.
Diminuir o consumo de sal no dia a dia é bom não apenas para preservar o fígado, mas também para evitar outras condições de saúde como a hipertensão.
2- Açúcar
A ingestão de alimentos açucarados traz grande prejuízo para a saúde do fígado e devem ser evitados. Isso porque o fígado converte os carboidratos consumidos em excesso, como é o caso dos açúcares, em gordura. Essa gordura, se armazenada no fígado, pode resultar em doença hepática gordurosa. Além disso, o órgão pode ficar sobrecarregado ao ter que metabolizar muitos carboidratos, prejudicando a sua função.
3- Bebidas alcoólicas
O álcool é metabolizado pelo fígado. O abuso de bebidas alcoólicas é uma das principais causas de acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática). Além disso, o álcool é bastante calórico, tendo apenas menos calorias que as gorduras, ficando à frente do açúcar e das proteínas no que toca às calorias.
4- Refrigerantes
As bebidas ricas em frutose ou em xarope de milho, como refrigerantes e energéticos, são prejudiciais para a saúde do fígado. Isso porque possuem um alto teor de carboidratos e o excesso de frutose pode aumentar o risco de infecções que acometem o órgão.
5- Fast food
As refeições preparadas em restaurantes de fast food são compostas por alimentos e ingredientes próprios para o preparo imediato e para aumentar a sua durabilidade, como, por exemplo, as gorduras trans.
A ingestão constante desse tipo de alimento faz com que o corpo transforme o carboidrato em excesso de triglicerídeos no fígado, influenciando no desenvolvimento da esteatose hepática (gordura no fígado).
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: