Você sabe o que é demissexualidade? É um termo do espectro assexual que se caracteriza pelo surgimento de atração sexual somente quando existe envolvimento ou conexão emocional ou afetiva com essas pessoas.
Recentemente, em uma participação no podcast “Quem Pode, Pod”, a cantora Iza se declarou como uma pessoa demissexual.
Mas, embora a demissexualidade não seja amplamente conhecida, trata-se de uma orientação sexual como qualquer outra, que se aplica a pessoas de todas as partes do mundo.
O que é Demissexual?
A demissexualidade está contida em uma das manifestações da orientação sexual – ou seja, por quem ou de que maneira o sujeito se atrai por outro.
Uma pessoa demissexual tem atração apenas por quem nutre sentimentos ou intimidade por ela e não está ligado à identidade de gênero.
A conexão, por sua vez, pode ser feita de forma emocional e/ou intelectual. Somente após isso, é que existe uma atração sexual.
A demissexualidade é considerada um termo dentro do guarda-chuva dos assexuais, que representa a letra “A” da sigla LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, queer, intersexuais e assexuais) por não sentirem atração sexual necessariamente. Dessa forma, apesar de não ter vontade de fazer sexo, não há nada que impeça a pessoa de ter relações, sentir prazer ou ter libido.
No entanto, existem outras subcategorias de assexualidade, como o arromântico, que não sente atração sexual nem romântica; o demirromântico, que sente atração afetiva só com fortes laços emocionais; o romântico, que pode sentir atração romântica e pode ser homossexual, heterossexual ou pansexual; e, por fim, a menos conhecida, a gray-a, que sente atração sexual ocasional, mas não precisa de vínculo forte.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: