O furacão Ian chegou no estado da Flórida, na Ilha Cayo Costa, às 15h05 de ontem (16h05 em Brasília), com ventos violentos de 240km/h, e chuvas torrenciais, causando inundações “catastróficas” e deixando mais de dois milhões de pessoas sem energia em todo o estado.
Ian, foi considerado um dos mais poderosos furacões registrados nos Estados Unidos, de categoria 4 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5), elevou o nível da água em até 5m, provocou inundações que cobriram casas e carros, arrastou barcos e deixou moradores presos. Mais de 1 milhão de residências ficaram sem energia elétrica.
Supermercado e lojas de departamento como Walmart e Target estão fechando e mudando os horários de atendimento de estabelecimentos que estão na rota do furacão. As companhias aéreas estão remarcando de forma gratuita as passagens aéreas compradas para as próximas horas e já cancelaram mais de 600 voos.
Como se forma um furacão?
Um furacão é um sistema circular de movimentação de ar, em uma velocidade superior a 105 km/h e com diâmetro de centenas de quilômetros, resultante da formação de um sistema de baixa pressão sobre regiões oceânicas. Acontece em áreas instáveis e associadas à formação de nuvens, à umidade e a ventos fortes. Normalmente os furacões formam-se sobre os oceanos, em áreas tropicais, com temperatura superior a 26°C.
No entanto, os furacões e tufões são o mesmo fenômeno meteorológico, que recebem um ou outro nome, dependendo de onde eles ocorrem. Se a tempestade acontece no Atlântico ou nordeste do Pacífico, é chamada de furacão. Já no noroeste do Pacífico, as tempestades são chamadas de tufão.
A intensidade dos furacões é medida segundo a escala Saffir-Simpson, criada em 1970 pelo engenheiro Hebert Saffir e o diretor do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, naquele período. A escala descreve a categoria, os danos e a velocidade dos ventos. As categorias vão de 1 a 5, e os danos, de mínimos a catastróficos.
Como são escolhidos os nomes dos furacões?
Os nomes são escolhidos pelo comitê da Organização Meteorológica Mundial, com sede em Genebra, ele mantém uma lista de 126 nomes, metade masculinos e metade femininos, que são repetidos em um ciclo de 6 anos.
Contudo, no momento em que um furacão causa danos e destruição seu nome é retirado da lista. Já foram retirados da lista mais de 60 nomes, entre eles Harvey,Katrina, Rita, Stan e Wilma.
As listas dos furacões de cada ano são organizadas em ordem alfabética, alternando nomes masculinos e femininos. E os nomes de tempestades são diferentes para cada região. Dessa forma, para o Atlântico os nomes são em inglês, espanhol e francês.
Leia também:
Lei da atração: como usar para obter o que deseja
Lei da atração: afirmações para atrair prosperidade
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso canal do youtube: