Os prebióticos são elementos nutricionais que agem como fertilizantes e estimulam o crescimento de bactérias saudáveis no intestino. Eles estão presentes em muitas frutas e vegetais, especialmente aqueles que contêm carboidratos complexos, como fibras e amido.
No nosso organismo, eles funcionam como uma espécie de “comida” para as bactérias intestinais do nosso corpo – chamadas também de probióticos ou lactobacilos vivos – e, por isso, garantem o equilíbrio da nossa flora. Isso permite que as bactérias do intestino produzam nutrientes para as células do cólon, o que leva a um sistema digestivo mais saudável.
O que é prebióticos?
Prebióticos são constituídos pelas fibras fermentadas e digeridas por bactérias intestinais, produzindo um ácido graxo de cadeia curta chamado butirato, com potente ação anti-inflamatória no cólon.
A principal ação dos prebióticos é estimular o crescimento e/ou ativar o metabolismo de algum grupo de bactérias benéficas do trato intestinal. Desta maneira, os prebióticos agem intimamente relacionados aos probióticos.
Portanto, os alimentos prebióticos devem sempre ser consumidos em conjunto com os probióticos. Assim, favorecem a multiplicação benéfica de bactérias específicas no sistema gastrointestinal.
Benefícios para saúde
Prebióticos podem oferecer muitos benefícios para a nossa saúde. Estímulo da imunidade. Resistência do intestino aos patógenos (organismos que causam doenças), equilíbrio intestinal após uso de antibióticos. Além de ajudar no alívio de constipação (prisão de ventre).
Os prebióticos auxiliam ainda nas funções digestivas e reduzem a absorção de gorduras e açúcares.
Quais são os prebióticos?
Os prebióticos são encontrados em alimentos de origem vegetal e nas cascas desses alimentos. De maneira geral, essas fibras alimentares específicas são conhecidas como inulina, pectina, lignina e fruto oligossacarídeos (são açúcares não metabolizados pelo organismo humano e não calóricos).
12 Alimentos que possuem muito prebióticos
Os prebióticos são encontrados naturalmente em muitos alimentos, como: alguns leites e fórmulas lácteas, na banana, cebola, alcachofra e cereais integrais. Conheça os principais;
- Leguminosas e cereais
- Raiz de Chicória
- grão de bico
- Alcachofra
- Alho
- Aveia
- Cebola
- Cevada
- Maçãs
- Alho-poró
- Aspargos
- Bananas
Quem pode consumir?
O consumo de prebióticos é recomendado para todos os indivíduos, com o intuito de garantir uma alimentação mais saudável.
No entanto, parte do teor de fibras desses alimentos pode ser alterado durante o cozimento, por isso o ideal é consumi-los crus, em vez de cozidos.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: