Você já ouviu falar do ácido hialurônico? Esse ativo tem uma função na pele de fazer sustentação, preenchimento e hidratação.
Naturalmente, a nossa pele é rica em ácido hialurônico. Contudo, com o passar dos anos, é normal que ela perca uma quantidade significativa dessa substância, o que resulta no ressecamento, diminuição da elasticidade, falta de volume e formação de rugas.
Além disso, diariamente a pele é atacada por elementos externos e internos como poluição, mudança de clima e estresse, que causam a desidratação, além de uma aparência cansada. Assim, a melhor forma de recuperar esses danos – ou até de prevenir que os mesmos aconteçam – é repor o ácido hialurônico na pele.
O que é ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é uma molécula de açúcar que é produzida pelo nosso corpo. Essa molécula está presente em diferentes regiões do nosso corpo como, articulações, olhos (córnea, esclera e humor vítreo), porém surge em maior quantidade na nossa pele, onde preenche o espaço entre as células, mantendo nossa epiderme, bem hidratada e elástica.
Uma das principais características do ácido hialurônico é a hidratação, pois o ativo possui alta capacidade de reter água, cerca de mil vezes o seu peso, conseguindo assim um enorme potencial hidratante para a pele.
Nas mulheres, a queda da produção de ácido hialurônico pelo corpo é mais perceptível a partir dos 25 anos, enquanto para os homens a partir dos 30. Comer alimentos ricos em vitamina C e aminoácidos aumentará o conteúdo de ácido hialurônico e colágeno. Alimentos como laranja, pimenta vermelha, couve, brócolis e kiwi são ricos em vitamina C.
Há outras maneiras de repor ou estimular a produção desse composto em nosso organismo. Uma forma bastante eficaz é justamente o uso tópico, através dos cosméticos e dermocosméticos. Eles podem surgir em forma de cremes, séruns, loção, gel, associados ou não com outros ativos, como a vitamina C.
Como usar?
O ácido hialurônico é usado para o rosto topicamente, por meio de dermocosméticos, ou por preenchimento, processo estético feito com profissionais do ramo, como dermatologistas ou cirurgiões plásticos.
O creme com ácido hialurônico deve ser aplicado diretamente na pele, 3 a 4 vezes por semana, devendo-se passar uma pequena quantidade por todo o rosto, após fazer uma limpeza da pele.
Importante: Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: