Os probióticos são alimentos que contém microrganismos vivos, ou seja, bactérias, que, quando ingeridos em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde. Eles melhoram diferentes sistemas, como o digestivo e o imunológico. Por isso, são reconhecidos por muitos especialistas como “bactérias do bem”.
Muitas vezes, a microbiota fica em desequilíbrio. Isso significa, por exemplo, que a quantidade bactérias ruins sobressai à quantidade de bactérias do bem. Quando isso ocorre, é possível consumir mais alimentos com probióticos. As bactérias do bem presentes nesses alimentos ou bebidas retomam o equilíbrio da microbiota.
Portanto, descubra agora quais os alimentos probióticos que promovem saúde para o organismo.
7 alimentos probióticos
1- Iogurtes naturais
O iogurte é o alimento probiótico mais famoso, com sabor ácido e é feito a partir do leite fermentado, que pode também ter frutas ou outros ingredientes adicionados. É um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais e contém lactobacilos e bifidobactérias, micro-organismos benéficos para o organismo.
2- Kefir
O kefir é muito consumido no oriente como alimento e no tratamento de diversas doenças. É uma bebida que melhora a flora intestinal, auxilia a imunidade e melhora o trânsito intestinal, isso porque é constituído por bactérias e leveduras probióticas, ou seja, que promovem a saúde geral do organismo.
3- Kombucha
O kombucha é uma bebida preparada com a fermentação do chá verde, ou do chá preto, e o açúcar, tendo um sabor doce e refrescante que lembra uma cidra. A bebida é rica em microorganismos que ajudam nas defesas do corpo, suas propriedades probióticas se dão porque ela é fermentada por uma colônia de bactérias e leveduras. A bebida ajuda a dar uma turbinada na energia e até a perder peso.
4- Vinagre balsâmico
O vinagre é um produto proveniente do vinho e é um dos melhores exemplos de alimentos probióticos para incluir na rotina. O Vinagre Balsâmico, assim como o vinagre de maçã, é rico em probióticos naturais e ainda regula o açúcar no sangue e o metabolismo.
5- Picles
Os picles são pepinos que ficam numa solução de água e sal. Eles são fermentados pelas próprias bactérias. Depois de prontos, se tornam uma fonte de vitamina K, que é muito importante para a coagulação do sangue.
6- Tempeh
O tempeh (ou tempê) é um prato originário da Indonésia feito com soja fermentada ou grãos que foram moldados em forma de bolo. O primo mais picante do tofu pode ser fatiado para sanduíches, jogado sobre batatas fritas ou marinado e grelhado. Além dos probióticos, contém cerca de 15 gramas de proteína por meia xícara e é uma boa fonte de ferro.
7- Kimchi
O kimchi é um condimento típico da culinária coreana que tem hortaliças como a base de seu preparo, junto com um molho vermelho bem apimentado. Esse alimento coreano depende da fermentação do ácido lático (lactofermentação) para transformar repolho ou outros vegetais em um prato picante repleto de vitamina C.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: