Você chama de mexerica, tangerina, bergamota ou pokan? No entanto, o nome oficial do fruto é tangerina, que faz parte de um grande grupo chamado citrus. Os citrus são de origem asiática, basicamente Índia e China. Já a mexerica é apenas um dos tipos dessa fruta. Ela pertence ao mesmo grupo da laranja, do limão e da toranja.
A mexerica é bastante consumida no mundo todo, principalmente em países com clima tropical e subtropical, como é o caso do Brasil. Devido ao seu alto teor de água, além de sabor cítrico, adocicado e refrescante, é muito comum consumi-la nos dias mais quentes do ano.
Vale lembrar que existem outros tipos de tangerinas, como a montenegrina, murcote (ou morgote), mimosa e tangerina-cravo. De uma forma geral, elas se assemelham bastante em termos de sabor, pois são bem suculentas e levemente ácidas e benefícios nutricionais.
Entretanto, as frutas da família da tangerina são parecidas no formato e na aparência, mas diferem no sabor, cor, tamanho, textura da casca, época de colheita e quantidade de sementes, no entanto, todas elas carregam basicamente as mesmas propriedades e benefícios.
Propriedades da mexerica
É uma fonte rica em vitamina A, vitamina C, vitamina B1 e B2, bioflavonóides, folato (semelhante ao Ácido Fólico) e sais minerais, como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio. Doce e pouco calórica. 100g de tangerina fornecem 38 calorias.
A fruta menos madura é mais rica em pectina. Além de tudo isso, possui uma substância chamada nobiletina, que ajuda o organismo a manter bons níveis de colesterol e auxilia no controle metabólico.
Confira abaixo os principais benefícios da mexerica para a saúde.
1- Previne de doenças cardíacas
A presença de vitamina C e B6, potássio e fibras em mexerica é conhecida por sua melhoria da saúde do coração. O consumo da fruta diminui os riscos de aterosclerose, acúmulo de gordura nas artérias, que pode causar infartos e derrames. Estudos mostraram que o consumo das frutas cítricas está associado ao baixo risco de doenças degenerativas, cardiovasculares e hipertensão, pois é antioxidante evitando, prevenindo e retardando a ação dos radicais
2- Diminuir triglicerídeos e colesterol
Rica em óleos essenciais antioxidantes, como limoneno e o terpineno, que combatem os radicais livres, evitando a oxidação das células de gordura e diminuindo os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue. Além disso, a fibra pectina, presente em grandes quantidades na mexerica, reduz a absorção no intestino de gordura dos alimentos, diminuindo os níveis de colesterol total e colesterol LDL, prevenindo doenças como aterosclerose e infarto.
3- Ajuda na perda de peso
É rica em fibras solúveis e água que atuam prolongando a saciedade e diminuindo a fome, promovendo, assim, a perda de peso. Além disso, a fruta também tem poucas calorias, sendo uma ótima opção para incluir no cardápio para quem deseja perder peso.
4- Ajuda do sistema imunológico
Alguns nutrientes podem atuar como antioxidantes, que neutralizam a produção de radicais livres que ocorre como parte natural da resposta inflamatória. Equilibrar os níveis de espécies reativas de oxigênio durante a resposta inflamatória é uma etapa importante para garantir que nenhum dano injustificado seja feito ao corpo enquanto o sistema imunológico combate uma infecção. Alimentos com propriedades antioxidantes, como a tangerina, auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico, portanto.
5- Combater o câncer
Uma substância extraída da casca da tangerina pode matar algumas células cancerígenas humanas.Os estudiosos dessa fruta descobriram que esse composto, especial, pode destruir essas células. A descoberta pode oferecer uma nova abordagem para encontrar um tratamento para cânceres como de mama, pulmão, próstata e ovário. Além disso, diversas pesquisas relacionam o consumo das frutas cítricas com a redução do risco de diversos tipos de cânceres.
6- Melhora o funcionamento intestinal
Devido à sua grande quantidade de fibras, melhora o funcionamento do intestino, devendo ser ingerida com o bagaço.
7- Auxiliar no tratamento da anemia
Rica em vitamina C, a bergamota ajuda na absorção de ferro dos alimentos, especialmente o ferro presente em leguminosas e vegetais, ajudando na formação da hemoglobina e tratando a anemia. Conheça outros alimentos ricos em vitamina C.
Consumo
O ideal é consumir de 3 a 5 porções de frutas e legumes diariamente. A mexerica pode ser incluída no café da manhã ou nos lanches intermediários, entre as refeições. A melhor maneira de ser consumida é in natura, sem adição de açúcar ou adoçantes.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: