As frutas calóricas têm mais calorias que o seu corpo necessita, são aquelas com maior concentração de gordura e açúcar, e podem acabar contribuindo para o aumento de peso quando consumidas em excesso.
Estas frutinhas aparentemente inocentes podem sabotar os resultados da dieta. Mas, claro, tudo depende de seu bom senso. As frutas não são vilãs, pelo contrário, elas são fundamentais.
Então, confira a lista das 10 frutas mais calóricas.
1- Abacate
A fruta rica em gorduras boas monoinsaturadas, vitamina C, E e K e minerais, como o potássio e o magnésio. Quatro colheres de sopa de abacate têm por volta de 160 kcal. Se não for consumida em excesso, consegue ajudar o metabolismo e controlar os níveis de açúcar no sangue.
2- Açaí
Em cada 100 g de açaí sem açúcar há 58 kcal. Na versão adoçada, o resultado da porção equivale a 110 kcal, além da adição de outros alimentos calóricos, como cereais. o açaí deve ser consumido em pequenas quantidades e deve-se evitar adicionar produtos industrializados, como leite condensado, por exemplo – apesar de melhorar o sabor, aumenta os níveis de açúcar no sangue e favorece o ganho de peso.
3- Coco
A polpa do coco, que é a parte branca, é rica em gorduras. A água é rica em carboidratos e minerais, sendo um isotônico natural. O coco é uma fruta calórica: 100 gramas de polpa possuem cerca de 406 calorias, praticamente, um 1/4 das calorias que devem ser consumidas diariamente. Seu consumo precisa ser feito moderadamente e em pequenas doses ao dia, desse modo, a gordura boa auxilia na melhora do metabolismo e aumenta os níveis de saciedade.
4- Atemoia
Essa fruta é altamente calórica e possui incríveis 97 calorias a cada 100 gramas consumidos, o que gera um assustador índice calórico de 97%. Desse modo, ela é mais calórica do que a maioria das frutas, inclusive do que a manga, o que a torna um ingrediente que deve ser consumido em quantidades muito pequenas para não engordar.
5- Manga
Rica em açúcares, a manga deve ser consumida com atenção e, infelizmente, está entre as frutas que engordam. A cada 100 gramas da fruta, consumimos 72 calorias, sendo 95% desse valor energético representado apenas por carboidratos.
6- Caqui
O caqui é rico em açúcar e é contra indicado até em caso de diabetes. Se você consumir 100 gramas de caqui, por exemplo, vai estar consumindo 60 calorias, sendo 15 gramas de puro açúcar.
7- Banana
A banana é uma fruta rica em carboidratos: 100 gramas contém cerca de 21,8 gramas de carboidratos e 104 calorias, sendo um alimento altamente calórico. A recomendação indicada é a ingestão de uma única banana ao dia, para não desequilibrar a dieta.
8- Figo
Embora seja uma fruta com muitas propriedades benéficas, digestivas principalmente e que conta com boa quantidade de fibras, ela pode ser um pouco calórica. Então, o consumo excessivo de figo pode comprometer a dieta, tendo em vista que 100 gramas da fruta tem 41 calorias e 10,2 gramas de carboidratos. Sendo assim, o ideal é consumir a fruta in natura e no máximo duas unidades médias.
9- Uva
A uva é rica em carboidratos e possui um índice glicêmico moderado, principalmente as uvas vermelhas. A uva conta com cerca de 55 calorias por porção, sendo muito ricas em carboidratos. Não se recomenda consumir o cacho inteiro de uma única vez, mas sim entre 10 e 12 unidades por refeição.
10- Abacaxi
A cada 100 gramas de abacaxi você consome cerca de 48 calorias. Embora não sejam muitas, o grande problema está na composição desse consumo calórico, representado por 95% de carboidratos, 2% de gordura e 3% de proteína.
Leia também:
Abelhas: sociedade e sua importância
Abelhas: 35 curiosidades que você não sabia
Joaninhas: significado e curiosidades
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: