Saúde, Saúde e bem-estar

Açaí: conheça os 10 benefícios para a saúde

Açaí é uma espécie de palmeira, chamado de açaizeiro, comum na Região Amazônica. Um dos frutos mais populares do Brasil é também um dos mais importantes quando o assunto é saúde. Os efeitos positivos do consumo do açaí para a saúde são vários, ainda mais considerando seu valor nutricional. No entanto, por ter um alto teor calórico, é preciso consumir a fruta moderadamente.

O problema é quando ele passa pelo processo de industrialização, que muitas vezes é adoçado com xarope de guaraná, xarope de milho ou açúcar mesmo.

Em sua forma pura, o açaí é considerado uma superfood, ou seja, um superalimento muito rico em vitaminas. Uma outra vantagem é a versatilidade, pois o alimento pode ser consumido na forma de suco, sorvete ou cru.

E o segredo dessa paixão pela fruta não está só porque ela é saborosa. Os benefícios do açaí são o que fazem dele uma iguaria muito especial, que impactam diretamente em diversos pontos do nosso corpo. 

Propriedades 

Conhecido por ser um dos frutos mais nutritivos, ele contém vitaminas complexo B (principalmente B1 e B2), C, E, magnésio, fósforo, potássio e até fibras, assim como  fonte de fibras, Ômega-6 e Ômega-9, antocianinas, polifenóis e alguns estudos indicam que apresenta maior quantidade destes antioxidantes do que nas amoras e mirtilos.

Afinal, o açaí engorda?

O açaí é calórico porque possui um elevado teor de lipídios. O que se deve ressaltar, no entanto, é que a fruta contém ácidos graxos insaturados, gorduras de perfil semelhante às do azeite de oliva. Ou seja, para o coração, se consumido sem exagero, o açaí é um coquetel maravilhoso de gordura benéfica com antocianina. Numa tigela, você também garante fibras e proteínas.

Depende da forma como você ingere o açaí: se for adicionado muito açúcar e xarope, por exemplo, é claro que não vai ser bom.

Por fim, é importante lembrar: evite adicionar leite em pó, leite condensado, xarope de guaraná e outros ingredientes ricos em açúcar ao açaí. Procure aproveitar o verdadeiro sabor da fruta!

Benefícios para a saúde

O consumo de açaí pode trazer inúmeros benefícios para saúde, conheça os 10 principais:

1- Potencial energético

Um dos benefícios do açaí é seu potencial energético. Isso porque a fruta possui carboidrato e é rica em nutrientes. Isso faz com que muitas pessoas utilizem a fruta como pré-treino ou após os exercícios de alta intensidade, pois ele pode, respectivamente, favorecer o rendimento durante o treino e reduzir a possibilidade de mal-estar e desconfortos. Dessa forma, é  responsável por combater a fadiga e a exaustão.

2- Combate o envelhecimento

Como é rico em vitaminas C e E, que atuam como antioxidantes. Desta forma, o consumo da fruta reduz a ação de radicais livres e a oxidação das células, combatendo o envelhecimento precoce.

3- Melhora o sistema digestório 

Um estudo feito em animais sugeriu que o consumo de açaí poderia amenizar o desenvolvimento da esteatose hepática, pois é rico em antocianinas, que ajudam a regular o metabolismo de gorduras;

4- Ajuda na saúde do coração

As antocianinas presentes no açaí também podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim e inibir a produção de citocinas pró-inflamatórias, protegendo contra a aterosclerose. Além disso, os esteróis vegetais são extremamente benéficos para a prevenção de coágulos sanguíneos, o que contribui com a circulação do sangue e minimiza a chance de ocorrência de alguma doença cardíaca.

5- Previne a osteoporose

O açaí evita a osteoporose porque tem uma concentração de cálcio e potássio. Estes componentes ajudam na construção e nas renovações constantes dos ossos, evitando a doença.

6- Combate a anemia

Por ser um alimento rico em ferro, o açaí pode combater e evitar a anemia. O ideal é consumir a fruta com opções cítricas, que podem potencializar a fixação do ferro no organismo.

7- Ajuda no controle da diabetes

Quem tem diabetes tipo 2 pode diminuir a sua resistência à insulina consumindo o açaí puro, sem adição de xaropes, açúcares, leites, mel e frutas. O açaí tem baixos índices glicêmicos, sendo assim o seu consumo não ocasiona picos de glicemia, associados diretamente ao acúmulo de gordura corporal e evita o desenvolvimento ao longo da vida problemas crônicos de saúde, como por exemplo, a diabetes.

8- Ajuda contra as câimbras

A contribuição de potássio oferecida pelo açaí pode ser um diferencial para evitar os desconfortos ocasionados por má circulação e câimbras. Se conciliado junto aos exercícios físicos e uma alimentação rica em líquidos, o efeito pode ser intensificado, assim reduzindo os impactos de desidratações.

9- Previne o câncer

Por ser rico em polifenóis, apresentam atividade antioxidante, sendo associados à prevenção de doenças, além do que protegem as células do corpo e evitam o estresse oxidativo, e evitando a proliferação de células tumorais no caso da leucemia, adenocarcinoma de cólon e câncer de estômago, segundo um estudo científico.

10- Proteção para o sistema nervoso

As funções antioxidantes do açaí também se aplicam às células nervosas. Um estudo realizado nos Estados Unidos atestou que o consumo da fruta reduz a exposição das células do sistema nervoso às degenerações (que podem levar a doenças graves, como o Mal de Alzheimer) e inflamações capazes de reduzir a vida celular.

Como consumir

O açaí pode ser consumido cru ou em forma de suco. O seu sumo é utilizado comercialmente como bebida, cremes e sorvetes.

É recomendado o consumo de açaí, sempre, antes de atividades físicas, pois a queima de calorias será feita quase que imediatamente.

Como já foi dito, o açaí é rico em muitas vitaminas e minerais que potencializam o seu desempenho nos exercícios.

Em uma porção da polpa de açaí, de 100 gramas, possui em média entre 60 kcal, 2 gramas de fibras, sendo benéfico para quem deseja mais energia e saúde, porém, o problema é que muitas pessoas não consomem ele na forma pura.

Por isso, a dica é consumir açaí somente a polpa ou em ele pó, na maneira mais natural possível, aproveitando 100% de todos os nutrientes deste alimento funcional.

Leia também:

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta