Melão é um fruto comestível oriundo do Oriente Médio, cultivado em razão do seu sabor suave e seu cheiro de almíscar. Podemos encontrar uma variedade de tipos, como o melão Amarelo, o Honey Dew, conhecido como pingo de mel, o melão Gália e o Cantaloupe.
A planta do melão é nativa da Ásia Central, enquanto suas muitas variedades são amplamente cultivadas em regiões de climas quentes ao redor do mundo inteiro. De fato, a maioria dos melões comercialmente importantes é doce, sendo consumidos frescos, embora algumas variedades possam ser transformadas em conservas. No Brasil, o melão amarelo é o mais comum e o mais consumido, sendo bastante apreciado principalmente no verão.
Composto por cerca de 80% de água e por uma quantidade moderada de açúcar, o melão é uma das frutas que mais faz bem ao corpo. Ele possui uma casca grossa e uma polpa espessa, que permite que seja utilizado tanto para sucos como para sobremesas.
Propriedades do melão
A quantidade de cem gramas de polpa, representa uma grande proporção de água. É uma das frutas mais ricas em sódio, mas também contém o potássio, ferro, magnésio e cálcio. A quantidade de betacaroteno varia.
Na verdade, as propriedades do melão incluem proteínas, lipídios, carboidratos e fibras alimentares. Possui ainda bioflavonóides, que são antioxidantes e anti-inflamatórios.
Quanto às Vitamina C, niacina e vitamina B3, além de pequenas porcentagens de vitamina A, também são encontradas no fruto. As sementes do melão são as maiores fontes de cálcio para o organismo.
8 Benefícios do melão
Os benefícios do melão são os mais diversos. O melão é um alimento funcional completo e faz muito pelo equilíbrio do nosso organismo. Saiba mais:
1- Ajuda no emagrecimento
Um dos benefícios do melão para o emagrecimento é seu alto teor de água, o que nos mantém hidratados e com o estômago cheio. Assim, resulta em menor consumo de alimentos ricos em calorias e ajuda na perda de peso. Assim como, contém uma boa porcentagem de potássio, o que, de fato, auxilia na manutenção do peso.
2- Reduzir a pressão arterial
Por possuir uma grande quantidade de água e potássio, o melão ajuda a reduzir a pressão arterial em hipertensos, reduzindo as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.
3- Fortalece os ossos
O melão é rico em vitamina K, cálcio e zinco — nutrientes que ajudam a manter os ossos fortes e saudáveis e previnem a osteoporose.
4- Alivia os sintomas da menopausa
A presença dos flavonoides e das vitaminas C e E, contribuem para amenizar as ondas de calor e melhorar a secura vaginal — sintomas bem característicos da menopausa.
5- Favorece o sistema imunológico
Por ter quantidades elevadas de flavonóides, que são substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, além de minerais e carotenóides, o melão é um forte aliado do sistema imunológico.
6- Melhora a aparência da pele
Os melões possuem propriedades anti envelhecimento que tornam a pele brilhante e livre de acnes. Contém também vitamina C, que previne a degeneração das células e o envelhecimento da pele. Ela também estimula a produção de colágeno, reparando e mantendo a firmeza da cútis.
7- Auxilia a saúde ocular
O melão é um aliado da boa visão por conta da zeaxantina — pigmento que está naturalmente no nosso organismo, principalmente nos olhos, que combate os radicais livres, melhorando a saúde da retina.
8- Ajuda o funcionamento do intestino
Apresenta baixo valor energético, pelo que não aporta muitas calorias, ao mesmo tempo que é fonte de fibra, que como já sabemos tem um papel importante para o bom funcionamento do trânsito intestinal.
Contraindicação do melão
Não há muitas contraindicações na hora de consumir. Mas vale lembrar que tudo que é em excesso pode fazer mal de alguma forma. A fruta tem um índice glicêmico médio e pessoas com diabetes devem consumir com moderação.
Leia também:
Abelhas: sociedade e sua importância
Abelhas: 35 curiosidades que você não sabia
Joaninhas: significado e curiosidades
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: