Você sabe o que é manobra de Heimlich? É um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos.
Um engasgo com alimentos sólidos, como carne, por exemplo, ou com moedas, no caso de crianças, é considerado um caso de emergência e pode levar à morte por asfixia. Entretanto, uma manobra relativamente simples pode evitar mortes e minimizar sequelas.
O que é manobra de Heimlich
A “manobra de Heimlich” é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por engasgamento total, provocada por um pedaço de comida ou qualquer outro corpo estranho nas vias respiratórias, que impede a pessoa de respirar normalmente.
O método foi introduzido nos anos 1970 pelo cirurgião Henry Heimlich, nos Estados Unidos. A técnica pode ser aprendida e não precisa ser aplicada por um profissional médico. A ideia é, justamente, que qualquer pessoa que domine o processo consiga prestar socorro a quem está engasgado.
Quando usar?
A Manobra de Heimlich, ou manobra de desobstrução de vias aéreas, deve ser utilizada em caso de obstrução total das vias aéreas por corpo estranho. Diferentemente da obstrução parcial, a obstrução total das vias aéreas impede completamente o fluxo de ar para o pulmão da vítima, de modo que as trocas gasosas ficam prejudicadas. A pessoa apresenta sinais como:
- Tosse silenciosa ou inefetiva;
- Não conseguirá emitir de sons;
- Respiração ausente;
- Sinal universal do engasgo.
Como fazer a manobra de Heimlich
Manobra em adultos
Na pessoa acordada (consciente)
Após detectar que a pessoa não consegue respirar corretamente, devido a um engasgamento, o primeiro passo é pedir para ela tossir com força e em seguida aplicar 5 pancadas secas nas costas com a base de uma mão. Caso isso não seja suficiente, deve se preparar para aplicar a manobra de Heimlich:
O passo a passo consiste em:
1- Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços pela circunferência abdominal;
2- Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar apoiado sobre a região superior do abdômen, entre a cicatriz do umbigo e a região final da estrutura óssea do tórax;
3- Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;
4- Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima;
5- Repetir a manobra até observar que o objeto foi expelido e a vítima voltou a respirar.
Na própria pessoa
É possível que uma pessoa se engasgue estando sozinha, e, caso isso aconteça, é possível aplicar a manobra de Heimlich em você mesmo. Neste caso, a manobra deve feita da seguinte forma:
1- Cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica;
2-Segurar esta mão com a mão não dominante, conseguindo um melhor apoio;
3- Empurrar com força, e de forma rápida, as duas mãos para dentro e para cima.
Na pessoa desacordada (inconsciente)
Quando a pessoa está inconsciente ou desacordada, e com as vias aéreas obstruídas por algum corpo estranho, a manobra de Heimlich não é indicada, e sim deitar a vítima ao solo, sobre uma superfície plana e rígida, chamar ajuda médica imediatamente, ligar para o 193 e receber orientações para realizar compressões sobre o tórax da vítima (compressões torácicas). Normalmente, a pressão causada pelas compressões torácicas também pode levar à saída do objeto que está causando a obstrução, ao mesmo tempo que mantém o sangue circulando pelo corpo, aumentando as chances de sobrevivência caso a vítima tenha entrado em parada cardiorrespiratória.
Como agir em caso de engasgo em bebês
1- Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas);
2- Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos;
3- Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).
Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Considerações
Após a realização da manobra, a pessoa deve ser examinada por um profissional de saúde, haja vista que pode ter ocorrido algum dano interno durante realização do procedimento, como lesão ou fratura do arco costal ou lesão de órgão interno.
A Manobra de Heimlich deve ser feita de imediato a partir dos primeiros sinais de obstrução completa das vias aéreas. Não se deve hesitar quanto à realização das manobras por receio de causar danos internos, a asfixia obstrutiva gera hipóxia, o que pode levar a consequências graves como a parada cardiorrespiratória e a morte.
Leia também:
Digestão: 10 alimentos que podem ajudar
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: