Você sabe o que é Epigenética? Epigenética consiste nas modificações das funções genéticas que são herdadas, mas que por sua vez não alteram a sequência do DNA do indivíduo.
A epigenética é uma forma muito interessante de olhar o comportamento humano. Nada mais é do que não aceitar aquele gene da forma como eles vieram dos nossos pais, modificar a expressão deles e seguir um caminho diferente daquele caminho que foi determinado pela genética.
Por muito tempo, a ciência acreditou que tudo estava escrito em nossos genes, de forma que nosso código genético determina 100% do que somos e que não haveria forma de modificá-lo.
Porém, não é isso que acontece. Ao observar duas irmãs gêmeas idênticas, ou seja, que partilham exatamente o mesmo DNA, esperaríamos ver ambas partilhando as mesmas características e, se caso uma desenvolvesse um câncer, por exemplo, esperávamos o mesmo da outra. Isso porque se o ambiente em que ambas vivem, sua rotina, sua alimentação, exercícios, trabalho e experiências forem diferentes, elas começam a apresentar diferentes características e até mesmo a desenvolver doenças que a outra não tem.
E isso acontece por conta de algo que chamamos de epigenética.
O que é Epigenética
A epigenética é a ciência que busca compreender as mudanças reversíveis na expressão gênica, ou seja, os componentes que podem modificar como os genes são lidos sem alterar a sequência de nucleotídeos do DNA. Além disso, as modificações epigenéticas podem ser transmitidas ao longo das gerações, sendo herdadas no momento da divisão celular (mitose), atuando na formação de diferentes fenótipos entre os indivíduos.
A epigenética diz respeito a alterações do DNA que não modificam sua sequência, mas afetam a atividade de um ou mais genes. Adicionar compostos químicos a genes, por exemplo, pode alterar sua atividade, sem necessariamente promover mudanças no DNA.
Influências ambientais, como a dieta ou a exposição a poluentes, podem impactar no epigenoma e alterar o fenótipo de um indivíduo (característica observável do organismo).
O que é herança epigenética?
A herança epigenética transgeracional consiste da herança de marcas epigenéticas através de células germinativas, que controla os padrões de expressão gênica e são passados de uma geração para a outra.
Epigenética e doenças
Uma grande variedade de doenças, comportamentos e outros indicadores de saúde têm relação com mecanismos epigenéticos, incluindo cânceres de quase todos os tipos, disfunção cognitiva e doenças respiratórias, cardiovasculares, reprodutivas, autoimunes e neurocomportamentais.
Alguns produtos podem estar envolvidos no processo epigenético como: metais pesados, pesticidas, escapamento de diesel, estresse, fumaça de tabaco, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, hormônios, radioatividade, vírus, bactérias e nutrientes.
Devido ao grande número de doenças, muitas pesquisas têm sido realizadas na busca de drogas capazes de reverter esses defeitos epigenéticos. Atualmente, já foram descritos alguns agentes capazes de interferir na ação de enzimas que regulam os processos, porém, existem ainda muitas dúvidas na aplicatividade desses tratamentos, se fazendo necessário maiores estudos dos mecanismos epigenéticos para, no futuro, serem mapeadas vias de interferências específicas e um melhor controle de efeitos.
No entanto, há indicações que mudanças comportamentais, hábitos alimentares, exercícios podem ser usados para obter benefícios na expressão dos genes.
Os tratamentos epigenéticos são sim uma esperança promissora, mas ainda se fazem necessários maiores estudos dos reais riscos e custo benefício, assim como o melhor entendimento dos mecanismos epigenéticos básicos para, no futuro, serem mapeadas para interferência e um minucioso controle de efeitos.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: