Saúde, Saúde e bem-estar, saúde mental

Subir escadas: conheça 7 benefícios para saúde

Você já subiu a escada hoje? Subir escadas é uma maneira simples e funcional de praticar atividade física, mesmo quando estamos fazendo nossa rotina diária de trabalho. Pois, trocar a escada rolante e o elevador pelas escadas ajudará você a queimar gorduras, gastar energia, uma vez que, estimula a quebra de moléculas dos macronutrientes dos alimentos consumidos, ajudando a eliminar a gordura armazenada no corpo. Além disso, não exige nenhum equipamento e pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora do dia.

A ideia é que você opte por usar uma escada comum sempre que possível, em vez de ir para o outro andar usando o elevador ou a escada rolante. Sendo assim, para ir até a sua sala de aula, apartamento, escritório ou a qualquer outro lugar, use a escada convencional.

Usar as escadas auxilia na redução de peso, assim como traz efeitos positivos na saúde a curto, médio e longo prazo. Ajuda a reduzir problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer, proporcionando energia e vitalidade.

 

O ideal é pelo menos 20 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar. 

Conheça agora os 7 principais benefícios para saúde subindo escadas.

7  benefícios de subir escadas

  1. Ajuda a perder peso

Subir escadas por uma hora é uma forma de exercício muito intensa e tem imensos benefícios aeróbicos. Esse exercício  ajuda a perder peso mais rápido, queimar mais calorias, e acelerar o seu metabolismo, o que faz com que o seu corpo gaste mais energia mesmo quando você estiver descansando.

  1. Auxilia a saúde do coração

Subir escadas pode aumentar a lipoproteína de alta densidade (HDL) ou o colesterol bom no sangue e melhorar a circulação sanguínea no corpo, além de prevenir doenças do coração e aumentar a longevidade. Pois, uma boa circulação reduz o risco de doenças cardíacas, AVC e hipertensão, além de ajudar a prevenir coágulos e varizes nos membros inferiores.

  1. Fortalecer os músculos das coxas e do bumbum

Subir escadas ajuda a tonificar os músculos dos glúteos e das coxas, já que eles são trabalhados sempre que você levanta as pernas, e esse movimento deixa o bumbum fortalecido.

  1. Aumenta a resistência

Esse exercício melhora o desempenho neuromuscular e cardiorrespiratório do corpo, subir escadas pode melhorar a marcha, o equilíbrio e a resistência. Além de contribuir para o condicionamento físico geral, essa atividade também ajuda a reduzir o risco de queda e minimiza o esforço em outras atividades diárias.

  1. Aumenta a força muscular

Subir e descer escadas é considerada uma atividade física aeróbica vigorosa e de baixo impacto, com alta demanda energética. A escada aumenta a força dos músculos da perna, coxa e quadril, ao mesmo tempo que tonifica os músculos abdominais. Tudo isso se traduz em um sistema musculoesquelético mais forte e saudável, além do mais, ajuda também a aumentar a massa muscular na parte inferior do corpo.

  1. Ajuda na saúde mental

A prática de subir escadas tem o mesmo efeito e também ajuda a regular melhor seu padrão de sono. Quando combinados com a construção de força e resistência e o benefício adicional de uma perda de peso saudável, certamente esses benefícios melhorarão sua autoestima e níveis de confiança e o farão sentir-se feliz também.

  1. Reduz celulite

No processo de queima de calorias, a gordura armazenada dentro das células do tecido adiposo começa a desaparecer, por isso que subir escadas é excelente para combater a celulite, o pesadelo que ataca a grande maioria das mulheres.

Descer escadas é bom?

As duas alternativas, subir e descer, são benéficas para a saúde. Porém, descer escadas sobrecarregam muito as articulações e musculatura. A princípio, o exercício não é indicado para aqueles que sofrem de algum processo degenerativo nos joelhos ou mesmo nos quadris e tornozelos

Como praticar?

Se você não tem o hábito de subir escadas e deseja começar a praticar esse exercício, aqui vai algumas dicas:

Comece devagar: Não exagere nos primeiros dias, procure sempre fazer alongamentos e aumente aos poucos a sua velocidade e o número de degraus que deseja subir. Coloque metas que você é capaz de cumprir!

Controle a respiração: A respiração é uma das suas principais aliadas. Nunca tente segurar a respiração! Mantenha uma constância, procure inspirar e expirar com coordenação.

Utilize tênis confortáveis: Além de prevenir lesões, a utilização de tênis apropriados fará com que você consiga fazer os exercícios por mais tempo.

Você poderá evoluir o seu treino, mas para isso deve fazer os exercícios regularmente.

Cuidados

Lembre-se que é de extrema importância o acompanhamento de um educador físico, pois como em todos os treinos existem restrições e métodos que podem ser utilizados para potencializar seu treino, além de diversas avaliações que devem ser feitas para acompanhar seu progresso.

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Ofertas do dia Amazon  

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta