A romã é o fruto da romãzeira (Punica granatum), comum no mediterrâneo oriental e médio oriente, se adapta muito bem a climas tropicais e subtropicais, sendo capaz de se desenvolver até mesmo em climas semi-áridos. A romã é uma baga redonda formada por uma polpa vermelha comestível e por causa da abundância de sementes, as romãs eram consideradas símbolos de fertilidade pelas antigas culturas do Egito, Grécia e Roma. No Brasil, o consumo de romã é mais frequente em dezembro, durante as festas de Natal e Ano-Novo, não sendo tão popular nos outros meses do ano.
No Egito, foram encontradas romãs em tumbas de faraós e acredita-se que os descendentes a colocavam para garantir ao morto a esperança de uma nova vida, tamanha era a sua crença na relação da romã com a saúde das pessoas.
Ritual para atrair sorte
O ritual de retirar caroços de romã (três ou sete) na virada do ano e no final do ciclo natalino, comê-los, guardar as sementes em partes da casa, ou mesmo na carteira, representa, na crendice popular, uma receita de prosperidade, sorte e dinheiro no próximo ano.
Há algumas tradições que o ideal é que sejam feitas na noite de réveillon ou no Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, mas podem funcionar também em datas próximas. Acredita-se que a romã pode servir para ter mais dinheiro, conquistar um emprego, garantir proteção, encontrar um amor ou outros desejos.
Fruta afrodisíaca
Considerada uma fruta afrodisíaca, a romã é rica em nutrientes que promovem a saúde do corpo, da pele e dos cabelos. Além de ser um excelente suplemento alimentar, é comum a indústria usar o extrato desidratado da casca e também o óleo concentrado das sementes da romã para prevenir o envelhecimento precoce e melhorar o sistema imunológico.
Propriedades
Uma romã média (150g) tem cerca de 105 calorias. É rica em vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibras e ácido fólico, melhorando o sistema imunológico. Além disso, seus antioxidantes ajudam o corpo a se proteger dos radicais livres. A romã é uma fruta que contém compostos funcionais como flavonoides, quercetina e ácido elágico.
Conheça agora os benefícios da romã para a saúde.
10 principais benefícios da romã para a saúde
1- Auxilia na perda de peso
É rica em fibras, que retardam a digestão e ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo. E, quanto mais saciado você se sentir, menor será a sua ingestão de calorias.
2- Ajuda no controle da diabetes
O suco fresco da romã é rico em antioxidantes que, além de outros benefícios, ajudam a melhorar as funções do pâncreas, que é o órgão responsável pela produção do hormônio insulina no organismo. Esta propriedade da fruta ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes e ajudando a controlar a glicemia em quem já tem a doença.
3- Protege a saúde da pele
A romã é rica em elagitaninos, antocianinas e catequinas, que são antioxidantes e estão presentes na semente, casca e suco da fruta. Estes compostos têm ação antioxidantes e anti inflamatórias, que protegem a pele contra os raios ultravioletas do sol, prevenindo o câncer de pele.
4- Auxilia nas funções cerebrais
Principalmente em mulheres em fase de menopausa, o consumo da fruta ajuda a superar sintomas relacionados à depressão. Ainda em relação às funções cerebrais, a Romã também melhora as funções cognitivas, reduzindo a possibilidade de desenvolver a doença de Alzheimer.
5- Reduz as chances de ter Alzheimer
As sementes e a casca da romã têm compostos antioxidantes e anti inflamatórios, que ajudam a equilibrar as funções dos neurônios, melhorando a memória e prevenindo o surgimento do Alzheimer.
6- Preveni gengivites
A ingestão de alimentos com propriedades antibacterianas e antivirais como as da romã ajudam a reduzir os efeitos da placa bacteriana e protegem contra doenças orais como a gengivite.
7- Combate a celulite
O consumo da romã pode ainda ajudar a prevenir a flacidez, celulite, perda da elasticidade e combate o envelhecimento da pele, uma vez que aumenta a produção das fibras de colágeno e o fator de proteção do filtro solar na derme, além de proporcionar um bom fluxo de sangue no corpo.
8- Diminui a pressão arterial
Por possuir altos níveis de antioxidantes do suco de romã, os pesquisadores também descobriram que ele pode ser importante no combate à hipertensão arterial.
9- Melhora a disfunção erétil
Alguns estudos apontam que a ingestão diária de cerca de 235 ml de suco de romã 100% puro pode ajudar no tratamento da disfunção erétil e da impotência.
10- Ajuda no tratamento do câncer de próstata
Pesquisas descobriram que o consumo de 237 ml de suco de romã todos os dias diminuiu de forma significativa os níveis de PSA em pacientes que já haviam sido tratados da doença.
Como consumir
O consumo da romã gera diversas possibilidades culinárias. Desde crua, ao natural, comida integralmente, com casca e sementes, em formas de chás e sucos ou, até mesmo, acompanhando saladas e doces, o alimento pode potencializar ainda mais seus nutrientes quando unidos a outros bons ingredientes.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: