Saúde, Saúde e bem-estar

Alimentos inflamatórios: saiba quais são

 A lista dos 10 alimentos inflamatórios a serem evitados na dieta.

A alimentação, como já sabemos, tem um grande papel de influência na saúde e qualidade de vida das pessoas. Dependendo da dieta realizada no dia a dia, os alimentos podem ser um fator de risco para doenças crônicas. Muita gente não sabe, mas o consumo frequente de certos alimentos provoca o processo inflamatório no organismo — que, por sua vez, não é saudável. 

Alguns estudos comprovam que alguns alimentos podem desencadear uma inflamação no nosso corpo que, por sua vez, aumenta os riscos de doenças graves. 

A qualidade da dieta e até a quantidade de comida que a pessoa come influenciam no surgimento de inflamações no organismo. São escolhas diárias que, em longo prazo, podem definir a saúde e a qualidade de vida que teremos. Por esse fato, é interessante saber como isso ocorre para evitar prejuízos ao corpo.

Como ocorre a inflamação?

A inflamação acontece em resposta a estímulos agressivos no organismo. Uma dieta desbalanceada é um dos fatores de risco para processos inflamatórios crônicos.

O processo inflamatório ocorre aos poucos. Ou seja, o tecido adiposo é um órgão do nosso corpo responsável pelo armazenamento de energia. Ele produz as adipocitocinas, que controlam diversas funções fisiológicas, como a ingestão alimentar, a sensibilidade à insulina e a proteção vascular, por exemplo. É ele também que libera os marcadores inflamatórios no sangue, que ajudam na identificação das infecções.

Devido a isso, os marcadores inflamatórios se encontram em maiores índices após as refeições e, principalmente, em pessoas obesas e diabéticas. Isso porque algumas substâncias ingeridas, ao atingirem o sangue, são confundidas com invasores (bactérias, por exemplo) pelo nosso corpo, que dá início ao processo inflamatório.

No entanto, excesso de inflamação causa dano aos órgãos. No caso de doenças como a artrite, por exemplo, o sistema imunológico desencadeia uma resposta inflamatória, mesmo que não haja infecção para combater. Neste processo, o sistema imunológico ataca o tecido normal, causando dano ao organismo.

Principais sintomas dos alimentos inflamatórios

São pessoas que estão sempre cansadas, desanimadas e adoecem muito facilmente. Além disso, podem ganhar peso e ter alergias de repetição.  Veja mais:

  • Dores;
  • Cansaço;
  • Intestino irregular;
  • Urina escura;
  • Pele com espinhas, olheiras e oleosidade;
  • Retenção de líquidos;
  • Gases;
  • Ganho de peso;
  • Azia;
  • Enxaqueca.

10 alimentos inflamatórios que prejudicam o nosso corpo

Os alimentos que causam inflamação do corpo e que devem ser evitados ou consumidos com moderação, são:

1- Açúcar refinado 

Um estudo recente mostrou que o açúcar é uma das substâncias mais viciantes que se pode consumir. Além de causar inflamação, ele pode aumentar seu peso, causar cáries e muitos outros transtornos à saúde. 

2- Sal iodado

Não é prejudicial em si, mas você pode optar pelo sal marinho não refinado, que contém outros minerais além do sódio, como potássio, cálcio e magnésio, que o tornam mais saudável.

3- “Fast Foods”

Nos fast foods, há substâncias nocivas encontradas na maioria deles, como óleo, açúcar, adoçantes artificiais e uma série de outros ingredientes nada saudáveis.

4- Gorduras trans e hidrogenadas

São encontradas na margarina e na banha de porco. São inúmeros os alimentos encontrados no supermercado que contêm esses ingredientes: pães, bolachas, tortas, bolos, etc. 

5- Frituras 

Óleos vegetais, como de girassol, milho ou soja causam inflamação e aumentam o risco de doenças crônicas.

6- Glúten

Uma substância encontrada em muitos grãos e que causa intolerância em muitas pessoas. O glúten atinge não somente pessoas com doença celíaca, mas também aquelas com sensibilidade ao composto. Ao ingerir alimentos com glúten, o corpo desencadeia uma resposta inflamatória, gerando compostos neurotóxicos.

7- Produtos lácteos

O leite, sorvete, queijo, entre outros derivados. Além de sua ação inflamatória, os laticínios, hoje em dia, estão carregados de hormônios, antibióticos e outros ingredientes que fazem mal. Além disso, gases e inchaços também podem derivar de intolerância à lactose, ou incapacidade de digerir o açúcar do leite. Evite-os quando puder.

8- Bebidas alcoólicas

Extremamente ricos em açúcar, prejudica o fígado, as bebidas alcoólicas (principalmente as mais fermentadas, como a cerveja) costumam contribuir bastante para o desenvolvimento de doenças como hipertensão e diabetes.

9- Aditivos alimentares

Corantes, conservantes, intensificadores de sabor, etc. Infelizmente, quase todos os alimentos industrializados contêm esses ingredientes tóxicos e nada positivos para a saúde.

10- Carne

Principalmente a vermelha, também tende a causar inflamação. Não é preciso abandonar completamente o consumo; você pode começar comendo carne apenas como acompanhamento, e não como prato principal. 

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta