Você já ouviu falar do ranking dos cachorros mais inteligentes do mundo? Este Ranking da Inteligência dos Cães surgiu após a publicação do livro “A inteligência dos cães”. O escritor e psicólogo Stanley Coren realizou uma pesquisa com 208 especialistas em provas de obediência canina para descobrir quais são as raças de cães mais inteligentes. O estudo avaliou a aptidão para o trabalho e a capacidade que cada animal tem de aprender comandos sem necessidade de muitas repetições. As raças que conseguem aprender os comandos com maior rapidez são consideradas mais inteligentes.
Conheça agora as 10 raças mais inteligentes do mundo.
- Border Collie
O Border Collie é enérgico, obediente, amável e se dá bem com crianças e outros animais à sua volta. É uma raça recente, criada há cerca de cem anos na Grã-Bretanha e desenvolvida para que os cães fossem pastores de ovelhas. De acordo com o ranking, essa raça tem grande facilidade de aprender comandos. Os border collies, de uma forma geral, apresentam comportamentos como “agachar, olhar fixamente e fazer contato visual”, de acordo com o estudo do psicólogo.
- Poodle
O poodle também merece destaque nessa lista e pode ser considerado, sem dúvidas, um dos cachorros mais inteligentes e espertos do mundo. Na França, ele já caçou patos e foi o queridinho da classe mais tradicional. Assim como, já foi acompanhante, cão-guia, cão de guarda, puxador de carroças e até atração de circo. Além de inteligente, é bonito e afetuoso com a família.
- Pastor alemão
Além de ser inteligente, o pastor alemão é muito confiante, companheiro, corajoso e possui um forte instinto protetor. Suas características o tornam perfeito para o trabalho, por isso essa raça atua tão bem como cão de guarda ou cão guia. Excelente cão de guarda, a raça aparece em diversas produções da telona, como também foram escolhidos por militares e policiais para os acompanharem em buscas.
- Golden Retriever
Os Golden Retriever são tranquilos, pacientes e se dão bem com todos por esse motivo, não são bons guardiões.. Pela calma e obediência que possuem, são fáceis de adestrar e se adaptam a ambientes menores. Esse cachorro se destaca por sua grande inteligência operacional (consegue aprender comandos com muita facilidade) e, inclusive, é muito usado como cão-guia para cegos. Essa raça também é uma das mais indicadas para quem tem criança em casa, pois são dóceis e brincalhões.
- Doberman
Excelente cão de guarda, o Doberman tem enorme instinto de proteção e, por isso, costuma desconfiar de estranhos. Eles são fiéis, leais e obedientes. Também são fortes, aventureiros e inteligentes. Sua origem vem da Alemanha e provavelmente do cruzamento entre Pastor Alemão e Pinscher Alemão, razão de ser também chamado de Doberman Pinscher.
- Pastor de Shetland
Por terem sido criados para o pastoreio, os Pastores de Shetland são ótimos cães de guarda, obedientes e de fácil entrosamento.Essa raça é facilmente adestrada, porque quer agradar seu dono e sua família. Ele às vezes é chamado de “collie miniatura”, apesar de ter uma história diferente. É um animal de estimação bastante amável e fiel, que tem origem na Escócia.
- Labrador Retriever
Os labradores acompanhavam os pescadores em alto mar, pois são ótimos nadadores. A raça ficou muito conhecida no filme Marley & Eu, com Owen Wilson e Jennifer Aniston. Muito populares no mundo todo, os labradores são simpáticos e brincalhões. Pelo seu comportamento dócil e pela sua inteligência, é considerado um cachorro de companhia, de terapia e também de salvamento em situações de emergência.
- Papillon
Pequeno e elegante, o cão da raça Papillon é conhecido pelo formato diferente de suas orelhas. Ele é brincalhão, higiênico, ágil e obediente. Pouco conhecida aqui no Brasil, a raça Spaniel Anão Continental (ou Papillon) se destaca por ser inteligente e extremamente protetora com os donos.
- Rottweiler
O rottweiler tem fama de mau e realmente não tolera estranhos. Além do que, não se relaciona facilmente com outros cães. Usado como cão pastor desde a Idade Média, o Rottweiler é mais conhecido hoje como cão de guarda. Sua principal característica é ser dominante. Por ser um cachorro de grande porte e forte, também já foi muitas vezes utilizado por forças policiais e militares.
- Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)
O boiadeiro Australiano pede bastante atividade, geralmente são obedientes, cautelosos, protetores, corajosos. Possuem um forte instinto de proteção de seus donos, mas não apresentam agressividade. A raça é resultado de cruzamentos entre rough collies azuis e dingos, cães nativos da Austrália. Assim como o border collie, ele é um ótimo cão-pastor, sendo muito usado por fazendeiros para cuidar do gado. Esse cãozinho tem uma inteligência instintiva e operacional acima da média.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube: