Comportamento, Curiosidades

Coruja: 27 curiosidades sobre essa ave

As corujas são algumas das mais fascinantes e misteriosas aves de rapina que existem no mundo. Elas chamam atenção pela beleza e marcam presença. Está associada à magia, o outro mundo, sabedoria e profecia em muitas tradições. A coruja branca ficou muito famosa, chamada de Edwiges, por ser mascote de Harry Potter durante toda a série em livros, com isso a procura por esse animal foi grande.

Confira agora 27 curiosidades sobre as corujas.

27 curiosidade sobre as corujas

1- As corujas podem girar seus pescoços 270 graus. Um sistema bem interessante recolhe o sangue para alimentar seus cérebros e olhos quando o movimento do pescoço corta a circulação.

2- Existem mais de 150 espécies de corujas no mundo. Algumas contas  podem até indicar um número maior, cerca de 220 espécies, isso vai depender de como as diferenças serão classificadas. 

3- Essas aves podem ser encontradas em diferentes habitats, exceto na Antártica. Você irá encontrar um número maior de corujas em florestas, mas elas estão em qualquer lugar que ofereça presas em abundância para a caça, incluindo áreas urbanas.

4- Os olhos delas não são esferas, mas sim tubos que providenciam uma percepção de profundidade melhor e permite que elas vejam suas presas a grande distância – por outro lado a visão aproximada não é tão clara.

5- A asa da coruja tem um cume afiado que reduz o ruído provocado pelo voo; a porção frontal da ave tem uma plumagem macia que facilita o voo.

6- As penas da extremidade traseira das asas do bichinho são porosas, o que evita redemoinhos e promove o deslocamento de ar.

7- Corujas se alimentam de pequenos roedores e outros passarinhos – mas não é só isso. Esses animais são capazes de devorar grandes animais, o que vai desde aves de maior porte até, pasme, javalis pequenos, raposas e corsas. 

8- Corujas são animais com uma capacidade absurda de audição – elas superam até mesmo os mamíferos. 

9- As corujas é que seus ouvidos são 50 vezes mais sensíveis do que os humanos. Suas orelhas não são muito fáceis de serem vistas. As corujas possuem orelhas posicionadas de forma diferente: enquanto a orelha esquerda é inclinada para baixo para captar sons vindos de baixo, a direita é voltada apenas para captar sons vindos de cima.

10-  Suas penas possuem uma estrutura que atua como um silenciador. Com um voo silencioso elas dificilmente são detectadas pelos animais aos quais ela se alimenta. Isso permite colocar as corujas como um dos maiores caçadores do reino animal.

Leia também: Coruja: significado e simbolismo

11-  Corujas assobiam, gritam, emitem gritos agudos, grunhem e, inclusive, sorriem. E elas são capazes de diferenciar cada um desses barulhinhos.

12- O som “hoo hooo” geralmente associado as corujas é o canto de uma coruja de grande chifre.

13- Na língua inglesa, o coletivo de corujas é chamado de parlamento (parliament). Isso se deve a uma citação no livro As Crônicas de Nárnia, do escritor CS Lewis.

14- A menor coruja do mundo é a Mocho-duende, que tem 5 a 6 centímetros de altura e pesa apenas alguns gramas. A maior coruja do mundo, em estatura, é a Coruja-pescadora-de-blakiston, que tem até 75 centímetros de altura e pesa de 4 a 5 quilogramas.

15- A Coruja-serra-afiada pode percorrer longas distâncias em mar aberto. Há registros dessa espécie ter percorrido mais de 100 km em uma costa dos Estados Unidos.

16- Em média, as corujas fêmeas são maiores do que os machos.

17- Na Grécia antiga, as corujas representavam Atenas, a deusa da sabedoria. No entanto, os romanos ficaram com medo do pássaro e pensaram que era o portador de maus presságios.

18- As corujas são divididas em duas famílias: Tytonidae (corujas de rosto-coração) e Strigidae (corujas típicas ou verdadeiras, corujas de rosto redondo).

19- Há ainda espécies que se enfiam em tocas e buracos cavados no chão, como é o caso da buraqueira. Há ainda as que usam do espaço urbano para se abrigar, fazendo isso em telhados, forros de casas velhas e torres de igrejas.

20-  Camuflagem é uma ferramenta de sobrevivência a qual elas recorrem quando estão nas matas, para poderem dormir tranquilas sendo confundidas com os galhos das árvores. 

21- Corujas também podem ser ativas e enxergam bem durante o dia, mas como seus hábitos são noturnos, elas usam o dia para descansar e podem por esse motivo ficar suscetíveis a predadores como cobras e aves maiores.

22- Elas são capazes de escutar uma presa em potencial se mexendo mesmo que profundamente sob camadas de neve, gramas ou folhas, isso além de identificar as espécies de roedores e ainda avaliar se estão suculentos 

23- Quando encontram sua presa costumam engolir inteiras e depois vomitam o que não aproveitam, como penas e pedaços de ossos.

24- Durante o período de reprodução, o macho oferece uma presa à fêmea, quando ela aceita ocorre o acasalamento.

25-  A cada postura a fêmea põe de 3 a 5 ovos.

26- O tempo de incubação é de aproximadamente 33 dias e os filhotes começam a voar, em média, após 75 dias.

27- Faz seus ninhos em cupinzeiros, buracos de tatu e buracos na areia em regiões litorâneas, costumam cavar túneis de até 2 metros e forrar o fundo com capim seco.

 

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta